8 anos de Manual do Usuário / Precisamos do Google Docs para colaborar em textos?

Hoje é dia de festa: o Manual do Usuário faz 8 anos! 🎈 Falamos da criação do site, dos assuntos que estavam na pauta naquele outubro de 2013 e de como o projeto evoluiu ao longo do tempo. (E aproveitamos a ocasião para mexer levemente na estrutura do programa. Depois nos diga o que achou!) Pegamos o gancho da colaboração para falar, também, de colaboração em texto via internet. O outro aniversariante da semana, o Google Docs, revolucionou essa tarefa em 2006, mas ainda precisamos dele hoje? A Jacque usa um bocado, o Ghedin, não, e entre esses extremos existe um punhado de aplicativos e soluções diferentes.

Nas indicações culturais, Jacque trouxe Batalha bilionária: O caso Google Earth [Netflix], e Ghedin, o manifesto A Slow Web (se preferir, leia o original em inglês).

Gosta do podcast? Toque aqui e torne-se um(a) apoiador(a). A partir do plano II (R$ 16/mês), você ganha o direito de acompanhar as gravações do podcast ao vivo, incluindo um animado bate-papo pós-gravação, além de outros mimos.

O Guia Prático é editado pelo estúdio Tumpats.

Links citados no programa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário

  1. A parte colaborativa do Google Docs não tem nem comentários, né? É sensacional. Na empresa que trabalho usamos o Office para tudo, devido ao plano corporativo, e tem funcionado muito bem, o Office 365 avançou demais na parte de editar na nuvem.

    Pessoalmente eu costumo usar o Office mesmo, mais pelo Excel e PowerPoint, que acho insuperáveis, e por osmose uso o Word. Mas eles ficam salvos no Google Drive. Eu gosto do jeitão do Office, estou muito acostumado a encontrar facilmente seus recursos. E a integração entre o trio .docx .xlsx e .pptx é sensacional.

    Também uso muito o Evernote, mas pelas limitações de edição, eu o utilizo quando os textos tem fins para coisas mais pessoais, ideias, projetos futuros, planejamentos e coisas que não tem uma importância tão grande ou data para entrega. A partir do momento que aquilo toma forma e vira algo que precisa ser concluído e documentado, vai para o Word.

    Também tenho vontade de utilizar o Ulysses, mas infelizmente é só para Mac.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário