Neste Guia Prático, Rodrigo Ghedin e Jacqueline Lafloufa falam de Pix, ou dos problemas que, prestes a completar um ano, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) começou a apresentar. O BC anunciou uma série de mudanças e melhorias no Pix com o objetivo de sanar esses problemas e aplacar a ira de gente contrária ao Pix, como um certo deputado federal.
No segundo bloco, o assunto foi os virais de internet que acabam tendo consequências imprevistas e/ou inusitadas. Dia desses, uma tiktoker “estragou” milhares de pesquisas científicas ao indicar um site que pesquisadores usam para entrevistar sujeitos e coletarem dados para seus trabalhos. Virais são, por definição, imprevisíveis, mas isso significa que não tem como se preparar para eles? Será que, no futuro, todos teremos 15 minutos de paz — e não de fama, como previu Andy Warhol?
Nas indicações culturais, Jacque trouxe o livro Brimos: Imigração sírio-libanesa no Brasil e seu caminho até a política [Amazon, Ponto, Submarino, editora]1, de Diogo Bercito, publicado no Brasil pela Fósforo, e Ghedin, outro livro, Design para um mundo complexo [Amazon, Americanas, Ponto, editora]1, de Rafael Cardoso, publicado pela Ubu.
Gosta do podcast? Toque aqui e torne-se um(a) apoiador(a). A partir do plano II (R$ 16/mês), você ganha o direito de acompanhar as gravações do podcast ao vivo, incluindo um animado bate-papo pós-gravação, além de outros mimos.
O Guia Prático é editado pelo estúdio Tumpats.
Links citados no programa
- Bancos têm até dia 4 para limitar PIX noturno a R$ 1 mil e Banco Central aprova medidas adicionais de segurança para Pix, na Agência Brasil.
- Pix: BC estabelece limite de valor, bloqueio de horário e medidas de segurança, na CNN.
- Em menos de um ano, o Pix já fez mais que as criptomoedas em uma década, no Manual do Usuário.
- Uma adolescente no TikTok comprometeu milhares de pesquisas científicas com apenas um vídeo, no The Verge (em inglês).
- Ao clicar e/ou comprar por estes links, o Manual do Usuário pode receber uma pequena comissão. O preço final para você não muda. ↩