No Guia Prático desta semana, Jacqueline Lafloufa e Rodrigo Ghedin pegam o gancho do tombo que o Trello levou recentemente para falar de gerenciamento de projetos em grupo. Não é o caso do Manual, mas a Jacque tem experiência em outros trabalhos — e várias técnicas e dicas de como manter todo mundo na mesma página e resistir à tentação de fazer tudo pelo WhatsApp ou Slack.
No segundo bloco, o assunto é leitura. Ler no digital, com o novo Kindle Paperwhite, por exemplo, é melhor? A depender do tipo de livro, um tablet convencional pode ser melhor pedida. E os livros de papel? Ghedin conta como ele une o melhor dos dois mundos — o conforto do papel com os super poderes do digital.
Nas indicações culturais, duas séries: Jacque indicou Sex Education [Netflix], e Ghedin, Anne with an E [Netflix].
Links citados no programa:
- Tuíte do Trello sobre queda em 20 de setembro (em inglês).
- Lista de tarefas em texto puro (txt), no Manual do Usuário.
- Amazon atualiza Kindle Paperwhite com tela maior e USB-C, no Manual do Usuário.
- Americanas compra Skoob, no Manual do Usuário.
- Ferramenta para exportar dados do Skoob, no Manual do Usuário.
- Debate sobre o Skoob no post livre #286, no Manual do Usuário.
- Apps de acompanhamento de leitura: Leio, Cabeceira.
Gosta do podcast? Toque aqui e apoie o Manual do Usuário. A partir do plano II (R$ 16/mês), você ganha o direito de acompanhar as gravações do podcast ao vivo, incluindo um animado bate-papo pós-gravação, além de outros mimos.
O Guia Prático é editado pelo estúdio Tumpats.
Desde 2012 quando li pela primeira vez um livro digital, não consegui voltar pro impresso da mesma forma. As vantagens e conveniências do digital, para quem lê muitos livros como eu, é puro playground. De lá pra cá tive 3 kindles e testei uma série de apps. E tenho uma opinião polêmica: acho que os ereaders são objetos de transição entre papel e digital, e não o formato final de um leitor digital. Eu tenho um kindle mas acho melhor ler no tablet ou celular mesmo, tá mais a mão, software é melhor, é mais fácil de compartilhar, etc. Se você for ver os mais xovens (que são quem mais leem no digital) eles tão lendo no celular mesmo. “Ah mas a tela do celular dói meu olho”, conversinha, desculpa pra não ler, porque nunca vi ninguém passar menos tempo no Instagram porque dói o olho.
Um passinho a frente do TXT na organização ou trabalho em grupo seria utilizar Google Docs/Drive e compartilhar Documentos de Texto ou Planilhas. Para certas coisas funciona muito bem, se organizar bem as pastas , em áreas ou módulos da até para fazer uma “mini – gestão” de equipe, e ainda é possível criar comentários e live- chat.