A desastrosa MP do Marco Civil / Métodos para organizar fotos

⭐️ Oferecimento: Insider

Não é preciso abrir mão do conforto para usar roupas bonitas. A Insider, marca de roupas essenciais e cheias de tecnologia, é a prova disso. Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 na sua próxima compra e ganhe 12% de desconto. Insider: Design funcional e tecnologia têxtil.


No programa desta semana, Jacqueline Lafloufa e Rodrigo Ghedin debatem a Medida Provisória 1.068, apelidada de MP do Marco Civil, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou na véspera das manifestações golpistas de 7 de setembro. O texto impõe regras de moderação às redes sociais que, sem surpresa, livram o próprio Bolsonaro e seus apoiadores das punições que eles vinham sofrendo por infringirem os termos de uso desses ambientes. A MP foi recebida com espanto e preocupação: há fortes indícios de que ela seja inconstitucional e, de qualquer forma, a proposta não resolve e até piora o problema da moderação nas redes. Com comentário da Luiza Brandão, diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (INRI) e mestra em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No segundo bloco, o assunto é fotos. Nunca tiramos tantas fotos, e esse volume nem sempre tem a atenção devida para mantermos nossas memórias catalogadas e facilmente recuperáveis. Quais métodos de organização existem? Tem algum que seja mais fácil do que jogar tudo Apple/Google Fotos e deixar por conta do algoritmo? E se não, quais os riscos dessa abordagem? Num papo solto, contamos como fazemos, com a ajuda de relatos e dicas dos leitores do Manual.

Nas indicações culturais, Ghedin apostou seguro e trouxe o clássico O iluminado [Claro Now, Globoplay, HBO Max, Telecine], de Stanley Kubrick, e Jacque, o documentário Quanto vale? [Netflix], de Sara Colangelo.

Links citados no final:

Gosta do podcast? Toque aqui e apoie o Manual do Usuário. A partir do plano II (R$ 16/mês), você ganha o direito de acompanhar as gravações do podcast ao vivo, incluindo um animado bate-papo pós-gravação, além de outros mimos.

O Guia Prático é editado pelo estúdio Tumpats.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários

  1. É possível colocar metadados nos arquivos (e pastas) sem ser por meio do backup em nuvem? Gostaria de ter etiquetas pros filmes que eu tenho no meu computador (diretor, ano, gênero, duração, etc).

      1. Que bacana essa lista, tem até o VLC. Gostei desse TagSpaces, vou testar quando tiver um tempinho

        Valeu :)

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário