Privacidade digital no Afeganistão dominado pelo Talibã / Trabalho e greve na Twitch

❤️ Apoie o Manual do Usuário

No programa desta semana, Rodrigo Ghedin e Jacqueline Lafloufa falam de privacidade à luz da volta do Talibã ao poder no Afeganistão. De repente, os afegãos tiveram que passar um pente fino em suas vidas digitais a fim de eliminar vestígios que poderiam comprometê-los junto ao Talibã. Essa situação extrema nos faz pensar em outros riscos que qualquer um, até mesmo nós aqui no Brasil, corremos. (A Wired tem uma boa matéria sobre o drama afegão.)

No segundo bloco, o assunto é o Apagão da Twitch, um movimento “grevista” que, nesta segunda (23), cruzará os braços exigindo mais transparência e maiores repasses das assinaturas que recebem em seus canais. (Temos uma matéria sobre o assunto.) “Streamar” é trabalho? Se sim, por que essas pessoas continuam na Twitch/Amazon? Existem alternativas? Com comentário da Yasmin Curzi, advogada e pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (CTS-FGV), no Rio de Janeiro (RJ).

Nas indicações culturais, Jacque trouxe a série Grace & Frankie [Netflix], criada por Marta Kauffman e Howard J. Morris, e Ghedin, o filme São Paulo sociedade anônima [Globoplay], de Luís Sérgio Person.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário