Quebra de confiança na privacidade da Apple / Os metaversos de Facebook, Epic e companhia

Apoie o Manual do Usuário.

No programa de hoje, Jacqueline Lafloufa e Rodrigo Ghedin falam da polêmica em torno dos novos recursos de proteção a crianças anunciados pela Apple. Apesar da nobre intenção, especialistas apontam que eles são verdadeiras Caixas de Pandora, ou seja, precedentes para abusos muito menos nobres que poderão ser perpetrados no futuro, além de uma rachadura profunda na imagem de empresa defensora da privacidade dos usuários que a Apple tem cultivado nos últimos anos. (Para ter algum contexto, leia este artigo.)

No segundo bloco, o assunto é metaverso, uma ideia ainda vaga, mas que soa mais como ameaça do que qualquer outra coisa, que os executivos do Vale do Silício estão tentando transformar em tendência. No que depender de empresas como Facebook e Epic (do Fortnite), passaremos cada vez mais tempo em ambientes digitais. Isso é bom? Para quem?

Nas indicações culturais, Ghedin celebrou os 80 anos de Ney Matogrosso indicando o álbum A volta dos Secos & Molhados [Apple Music, Deezer, Spotify], e Jacque, o livro O apanhador no campo de centeio [Amazon, Magalu, editora]1, de J. D. Salinger, publicado no Brasil pela Todavia.

  1. Ao comprar por estes links, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. O preço final para você não muda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários

      1. Rodrigo, eles devem ter se enganado. Procure foto da capa do disco no Google ou dê uma olhada na Wikipedia. O João Ricardo tinha montado um grupo com outro cantor, antes do Ney. Mas eles não chegaram a gravar nenhum disco. Depois, com o Ney, gravaram os dois que mencionei. E, após isso, o João Ricardo ainda tentou outras formações, mas sem sucesso. O livro Primavera nos Dentes, de Manoel de Almeida, conta toda a história do grupo. Abraço.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário