Logo da Insider à esquerda e a frase à direita: “Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 e garanta peças básicas de qualidade com desconto”.

O problema dos bilionários no espaço / É possível ganhar dinheiro só usando TikTok e Kwai?

Apoie o Manual do Usuário e participe das gravações do Guia Prático 🎙🎧

No programa de hoje, Jacqueline Lafloufa e Rodrigo Ghedin falam da corrida espacial dos bilionários. Nesta semana, Jeff Bezos, homem mais rico do mundo e fundador da Amazon, subiu à Linha de Kárman a bordo de seu foguete fálico e deixou os outros seres humanos, na Terra, em polvorosa. Ghedin questionou o saldo dessas viagens e se viu alvo de ataques de trolls ignorantes no Twitter (clique por sua conta e risco). Este bloco é parcialmente baseado em alguns “debates” que rolaram ali.

No segundo bloco, o assunto foi TikTok e Kwai, duas redes chinesas de vídeos curtos que, nos últimos meses, tem literalmente comprado novos usuários: elas prometem dinheiro de verdade para quem entra, convida amigos e desempenha “tarefas”, do tipo passar horas consumindo vídeos. Só que a promessa é maior que o resultado de fato, e parece que, no fim das contas, as pessoas investem tempo e esforço a troco de uma mixaria. Este papo foi pautado por duas matérias: do Núcleo Jornalismo e do Canaltech.

Nas indicações culturais, Ghedin indicou o livro Armas, germes e aço [Amazon, Magalu, editora]1, de Jared Diamond, publicado no Brasil pela editora Record, e Jacque, a série Atypical [Netflix], de Robia Rashid.

  1. Ao comprar por estes links, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. O preço final para você não muda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. Pegando o gancho na recomendação do Ghedin, sugiro darem uma olhada num outro livro do Jared Diamond: “Colapso – como as sociedades escolhem os fracassos ou o sucesso”.
    Basicamente, conta como diversas civilizações colapsaram ao longo da história humana (maias, ilha de Páscoa, vikings da Groenlândia, etc). Spoiler: todas tiveram impactos ambientais como uma das principais causas.
    É uma leitura muito detalhada (por vezes até demais), mas de fácil compreensão. De quebra, ensina brevemente como são feitas datações de construções e objetos históricos, bem como os processos adotados a fim de deduzir as características de determinadas épocas, como temperatura, vegetação, alimentação das pessoas, etc. (MUITO interessante).

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário