Tecnologias que marcaram 2020 / Dilemas de produtividade pessoal

Montagem. À esquerda, monitor com vários rostos na tela em uma videochamada do Zoom. À direita, ilustração de uma mulher ao lado de uma folha enorme azul, com uma lista de tarefas; ela segura um sinal, como se fosse colocar na lista.

Post colaborativo de promoções da Black Friday:
https://manualdousuario.net/black-friday-2020/

Edição 20#44:
https://manualdousuario.net/20-44/

Apoie o Manual do Usuário:
https://manualdousuario.net/apoie/

Neste podcast, eu (Rodrigo Ghedin) e Jacqueline Lafloufa conversamos sobre as tecnologias que marcaram 2020, este ano tão estranho em que muitas coisas mudaram rapidamente. Das ferramentas de videochamada como o Zoom aos fones de ouvido sem fio, sem deixar de comentar as vacinas contra a COVID-19, desenvolvidas em tempo recorde.

Em seguida, nos voltamos à produtividade pessoal. Temos abordagens diferentes para o mesmo fim: cumprir nossas tarefas diárias sem nos afogarmos no caos ou no excesso de organização que algumas ferramentas e metodologias pregam. Qual é melhor? Ou existe uma melhor? Ouça aí e descubra.

No final, a Jacque indicou a série The Crown, da Netflix, e eu o álbum Tropix, da Céu.

Foto à esquerda: Zoom/Divulgação. À direita: Manypixels Gallery.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comentários

  1. falando sobre produtividade:

    eu torço o nariz, já testei diversos aplicativos para quebrar as tarefas em pequenas partes, ajudar nisso, economizar tempo naquilo e nunca nenhum me satisfez.

    já segui até uma dica de colocar tudo na agenda, todas as horas de trabalho, aulas na faculdade…mas ficava ficando tudo poluído

    hoje uso apenas a agenda para colocar um evento ou outro, que talvez eu esqueça e também dos aniversários, já que abri mão do facebook para isso

  2. Pô, Ghedini! Acho que vocês acertaram a mão no podcast. Tenho ouvido e gostado bastante. Vocês têm uma boa química, com inteligência, bom humor, leveza e informação relevante!
    A “contratação” da Jacque foi a “melhor tecnologia” de 2020 do Manual do Usuário, depois dos episódios incríveis do Tecnocracia!
    abraços e sucessos pra vocês.

    1. Puxa, Rogério, que máximo ler o seu comentário! Vir depois do Tecnocracia deixa a barra bem alta, mas estar entre os melhores do ano de 2020 no Manual certamente afaga o meu orgulho de fazer parte do time.

  3. Olá!
    Fiquei rindo aqui da Jaqueline confessando sobre os testes de apps e eu testando o Wire e achando muito bom, embora estivesse sozinho lá 😒.
    Agora, das últimas postagens, ficou parecendo que embora os apps da Apple sejam muito bons (invejo muitos), os Android nativos já cumprem muito bem suas funções, por exemplo o gravador de som que possui transcrição em português faz um bom tempo. Fora isso, meu receio nos testes é ficar fornecendo acesso aos meus dados em muitos lugares, acabo abortando a instalação quando vejo as permissões.
    Um abraço!

    1. Não falei no programa, mas tenho esse receio também, Luis. Testar um aplicativo de produtividade quase sempre implica em criar mais uma conta em algum lugar, ceder dados e tudo mais, e embora sempre exista a opção de usar dados falsos, continua sendo um trabalho.

      Acho que os apps nativos de todos os sistemas modernos, comerciais ou não, quebram o galho. Eles só ficam devendo, em muitos casos, em fluxos de trabalho que envolvam sistemas de empresas diferentes — alguém que use um iPhone e um PC com Windows, por exemplo. Aí os de terceiros, geralmente, se saem melhor.

    2. Ossos do ofício, Luis. Os amigos já sabem que se tem plataforma ou app novo, certamente eu quero testar. Já estou até no TikTok, imagina! Hahaha

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário