Cabe falar de política em um site de tecnologia?

Neste podcast, aproveito o gancho deixado por um leitor no último Tecnocracia para falar da incidência de temas políticos na pauta do Manual do Usuário. Pode? Não pode? É ruim? No fim, indico uma série documental brasileira.

Livros recomendados pelo Manual do Usuárioo

A melhor maneira de acompanhar o site é a newsletter gratuita (toda quinta-feira, cancele quando quiser):

Acompanhe também nas redes sociais:

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários

  1. Todo mundo que acompanha o MdU já deve saber o posicionamento político do Ghedin há séculos. Creio que esse posicionamento deve ter pesado na saída do jornal Gazeta do Povo que parece ser mais conservador.
    Mesmo não concordando com algumas colocações políticas, não passei a ser leitor do site buscando esse tipo de matéria ou posicionamento. Gostei do MdU por não tratar de obviedades e se aprofundar em outros temas que passam batidos nos sites de tecnologia tradicionais.
    Filtro tudo, retenho o que me acrescenta, ignoro o restante e sigo em frente.
    Abs.

  2. Bom dia Rodrigo.

    Primeiro ponto: não sou obrigado a concordar com tudo que você fala e vice-versa.

    Segundo ponto: o programa é seu. Se você entende que sim ou se sente a vontade para falar disso com o seu público, eu não vejo problemas. Você faz o podcast porque gosta de tecnologia e trás aquilo que acha pertinente ao contexto do programa.

    Faço apenas uma rápida ressalva: ainda existem youtubers falando de maquiagem em plena pandemia, receitas de de chá detox e tantas outras coisas; logo também não vejo problemas em você se afastar do debate político.

    Um abraço e até o próximo programa.

    1. Oi Marcel! Sim, acho que é possível fazer conteúdo apolítico. O que tentei explicar no programa é que, dentro dessa área, isentar-se de posicionamento não é uma escolha porque ela está dentro de uma estrutura totalmente politizada. Mesmo um site de tecnologia que se diga apolítico acabará tocando nesse assunto, porque as decisões das empresas, a governança das redes sociais e outros assuntos editoriais passam por decisões políticas. O editor pode optar por varrer essa parte do debate para debaixo do tapete, mas isso não torna o seu material apolítico — talvez alienado, o que acho grave.

  3. Fugir de questões políticas, no contexto atual da tecnologia pessoal, é ignorar a realidade em que as maiores empresas do mundo são as Big Techs e o acesso à informação do mundo basicamente passa por elas. Na melhor das hipóteses, é saudosismo querer voltar a um tempo em que a maior polêmica do setor era algo como “AMD vs Intel”, de relevância restrita aos interessados.

    Eu sempre achei ingenuidade – ou até má fé – quem se propõe como isento em qualquer cobertura midiática ou esconder decisões políticas por trás de uma desculpa técnica, como a falácia do algoritmos de machine learning serem neutros por definição.

    Por outro lado, entendo que haja aspectos que resvalam ou menos mais nessas discussões inerentemente. Não é omissão, por exemplo, o fato do AnandTech não lidar com tantas polêmicas como o MdU.

    Me dizer que um grupo de homens brancos ricos escolhendo qual a otimização do algoritmo de recomendação de conteúdo do Facebook é tão importante quanto um grupo similar escolhendo a solução de banco de dados deles….eu diria que no mínimo não é contraproducente.

  4. Não tinha visto esse comentário. Acho engraçado porque considero as posições do Guilherme Felitti bastante moderadas (concordo com algumas delas, discordo de várias, gosto de acompanhar justamente por isso).

    É aquela coisa: o discurso anti-político que normalmente aparece em comentários como o citado — que é bem diferente da antipolítica de certos grupos anarquistas — normalmente acaba sugerindo uma normalidade política da qual não se deve desviar de forma nenhuma e contra a qual qualquer outro posicionamento parecerá enviesado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!