A ameaça do super banco de dados do governo federal; as empresas do Ocidente que cedem à censura da China

No podcast de hoje, Rodrigo Ghedin, Guilherme Tagiaroli e Alessandro Feitosa Jr. conversam com Yasorada Córdova, especialista em governo digital e participação cidadã, sobre o Cadastro Base do Cidadão, um super banco de dados criado via decreto pelo presidente Jair Bolsonaro. No segundo bloco, o assunto é a China e as concessões indigestas que empresas ocidentais com negócios lá, como Apple e Blizzard, fizeram nas últimas semanas para não irritar o governo chinês.

Mande o seu recado para o podcast! Pode ser pelo e-mail podcast@manualdousuario.net ou enviando um áudio no Telegram para @ghedin.

Leia isto

As nossas melhores matérias escritas indicadas especialmente a você, ouvinte.

Indicações culturais

Referências

Links de notícias, reportagens e dados citados no programa.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário

  1. Imaginando um roteiro do Zorra sobre a questão da “biometria do caminhar”

    [CÂMERA ABRE O PLANO EM UM PRÉDIO MINISTERIAL DE BRASÍLIA – NO PRÉDIO, ESCRITO “MINISTÉRIO DOS ANDARES IDIOTAS”]

    [FOCA EM ALGUÉM CAMINHANDO DE FORMA “DIFERENTE” EM DIREÇÃO AO PRÉDIO]

    [PRÓXIMA CENA SIMULA DENTRO DO MINISTÉRIO A PESSOA CHEGANDO E CAMINHANDO DIFERENTE]

    [ OUTRAS PESSOAS VÃO CHEGANDO CAMINHANDO DE DIFERENTES FORMAS, TODAS IDIOTAS]

    [O PERSONAGEM ABRE A PORTA E ENTRA EM SUA SALA – FOCO NA PORTA: “MINISTRO DO ANDAR IDIOTA” – ALGUÉM JÁ ESTÁ ESPERANDO NA SALA]

    Ministro: “Desculpe-me a demora, meu andar ficou idiota recentemente”.

    Personagem 2: “Tudo bem, é que me falaram para vir aqui.”

    Ministro: E qual sua intenção?

    Personagem 2: “É que eu tenho um andar idiota também, e gostaria de melhora-lo, sabe? Para atender aos requisitos biométricos…”

    Ministro: “Claro, claro… posso ver como é?”

    [PERSONAGEM 2 COMEÇA A CAMINHAR DE FORMA IDIOTA]

    Ministro: “Ah… vejo… é isso?

    Personagem 2 [voltando a sentar]: “Sim, é isso”.

    Ministro: “Err… como posso dizer? Não me parece idiota… tá mais para bobo,sabe? Não ergue a perna direito, não cambaleia, a sensação é que está copiando alguém…”

    Personagem 2: “Por isso que estou aqui, excelentíssimo ministro. Gostaria de não ficar parecido com ninguém. Sei que aqui vou aperfeiçoar e atender a biometria.”

    Ministro: “Sabe? [levantando] O prooooblema que temos você sabe como é, [ministro vai andando de forma idiota] é bufunfa… e o ministério dos andares idiotas não tem tido tanto apoio ultimamente, sabe? Afinal, tem Transporte, Segurança… o cara lá tá gastando com carro novo ao invés de treinar os seguranças para andar de forma biométricamente idiota… , Educação lá com aquele lá que cá entre nós não sabe nada… Direitos Humanos, que nem vê a gente como humanos… todo mundo deveria ganhar o que deveria ganhar… Nós tamos ganhando menos que o ministro da Justiça, que já é humilhado todo dia! [ministro senta de novo] Ow, desculpe-me, esqueci. Café? Água? Chá? Chimarrão?”

    Personagem 2: “Chá, pode ser”

    Ministro: “Senhorita, por gentileza pode trazer um chá e um café?

    Assessora: “Sim, ministro, vou chegando, chegando.”

    Ministro: “Então, no Brasil este flanco é novo, e que eu sabia, já tentaram isso há uns 60 anos atrás em Londres com um pessoal que até ficou famoso, mas depois caiu no esquecimento… Ah, chegou as bebidas”

    [A PORTA SE ABRE E A ASSESSORA CHEGA REBOLANDO COMO SE ESTIVESSE DANÇANDO FUNK, SEGURANDO A BANDEJA COM AS BEBIDAS E DEIXA NA MESA. SEM DERRUBAR]

    Ministro: “Ela fez curso de andar com funkeiros famosos, sabe? Tipo Anita, Ludimila, Pablo Vittar… Enfim, dá uma olhadinha ali no televisor”

    [TELEVISOR PASSA EM PRETO E BRANCO VÍDEOS DOS SALTIBANCOS TRAPALHÕES, TRECHOS DE MONTY PHYTON E ESQUETES ANTIGAS, TODAS COM GENTE ANDANDO ACELERADO E DE FORMA IDIOTA]

    [Ministro taca o controle remoto na televisão e ela quebra]: Olha, sinceramente fui com sua cara, e acho que tenho a solução para você…

    [CENA CORTA PARA UMA BANDEIRA AMERICANA E O PERSONAGEM 2 DANÇANDO “WHAT A FEELING” ESTILO DIRTY DANCING]

    (Desculpe o grande comentário, estava querendo descarregar esta ideia em algum lugar, e dado que falou no podcast sobre biometria de caminhada… me lembrei obviamente do lendário “Ministério dos Andares Idiotas” de Monty Python)

    Original: http://montypython.50webs.com/scripts/Series_2/4.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!