Banner anúncio do Revelo UP, com o logo do programa e o texto 'Financiamento de curso em tecnologia' à esquerda, a frase 'Investir no seu futuro começa agora' no meio e, à direita, a palavra 'UP' vazada, com uma mulher pensativa no 'U' e um homem fazendo anotações no 'P'.

A indústria da tecnologia e a mineração

Na última sexta-feira (25), uma barragem de rejeitos de minério da Vale se rompeu em Brumadinho (MG), causando a morte de dezenas de pessoas e enormes estragos ambientais. Desastres desse tipo são justificadamente impactantes, porém estão longe de serem o único problema das mineradoras. A mineração corrói o planeta, polui muito, maltrata trabalhadores, mexe com o conceito de propriedade e, não raro, ultrapassa os limites das leis trabalhistas e ambientais. A indústria da tecnologia está intimamente ligada à da mineração. Os celulares e outros gadgets que usamos são feitos com matéria-prima extraída da Terra. É essa ligação, por vezes invisível ao usuário final, que eu (Rodrigo Ghedin), Naiady Piva e Fabio Montarroios abordamos no programa desta semana.

Alguns links citados no programa:

Estudos e sugestões de leitura complementares:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!