[Podcast #39] Qual o futuro do Google+?


5/5/14 às 16h24

Símbolo do Google na França.
Foto: Tristan Nitot/Flickr.

Vic Gundotra, o pai do Google+, não trabalha mais no Google. Sem o seu maior entusiasta, qual o futuro da rede social? Neste episódio eu (Rodrigo Ghedin), Paulo Higa, Joel Nascimento Jr. e Lucia Freitas discutirmos esse assunto, revemos as investidas sociais do Google e tentamos prever qual será o futuro do Google+.

Ou baixe o arquivo MP3 aqui.

O podcast do Manual do Usuário vai ao ar semanalmente e é editado por Jefferson Rossini. Estamos no iTunes ou via RSS.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 comentários

  1. Olá, tudo bom?

    Ótimo episódio!

    Eu realmente torço para que o Plus não acabe. Adoro a interface, acho muito melhor que o Facebook. O problema, é que a maioria das pessoas não acha isso, então fica difícil viver praticamente sozinho por lá…

    Abraços!

  2. Ótimo assunto para o podcast. De fato, não uso o google plus. Minha única rede social é o facebook mesmo. Já fiz uma conta no twitter e a descontinuei por falta de uso, mas eventualmente penso em voltar. Sou cliente do Gmail desde de 2004 (época do convite…) e ainda bem que não fui forçado a vinculá-la ao google plus, ainda que de vez em quando receba uma lembrança para fazer isso quando acesso minha conta. Não que o ache ruim, mas vejo motivo para ter duas redes sociais.

    Acho que o google perdeu a grande chance de ter uma rede social boa com orkut. Relegou o orkut, pois o grande mercado tecnológico americano e europeu não o usavam. Pois era uma rede social boa, atendia a contento ao nosso público. Até aparecer uma melhor. Morei nos Estados Unidos em 2007/2008 e lá, os americanos que conheci jamais tinha ouvido falar do orkut (mas usavam muito o google). E eu também não conhecia o facebook.

    A impressão que tenho é a de que o google achava que as redes sociais não vingariam… Não sei, só especulação. E por isso não deu bola para o orkut e não o disseminou, melhorando-o.

  3. E aí pessoal, comecei a ouvir o podcast recentemente e foi muito bom encontrar um podcast de conteúdo mais avançado. Mas tenho uma sugestão pra vocês, tentem fazer um programa mais acelerado, pra caber mais conteúdo no período do programa.

    Me tornei ouvinte assíduos de vocês. Ótimo trabalho!

    1. Que bom que gostou e que virou ouvinte assíduo, Erick!

      A proposta do nosso podcast é abordar só um assunto por programa mesmo. Aí dá para discuti-lo sem pressa, puxar outros pontos de vista e até divagar um pouco por outros assuntos. Com o tempo você se acostuma :-)

      De qualquer forma, obrigado pela sugestão.

  4. Lu Freitas está de volta! Saudades do tempo do gemind, visita mais que bem vinda. Que seja uma presença frequente! Excelente podcast, continuem o excelente trabalho :)

  5. Concordo com o Joel em relação ao que ele falou sobre o alcance das postagens do Facebook. Também prefiro o Google+ por isso, mas não o uso porque ninguém usa. Já deletei milhares de contas no Facebook porque não tem organização que faça eu ver o que eu quero lá, eu tenho que entrar em página por página que eu curto para ver o que me interessa. Mas, no fim das contas eu sempre crio outra e volto a usar de forma masoquista mesmo.