Vez ou outra eu também falo de tecnologia para seres humanos fora da Internet, usando a voz e olho no olho em vez de letrinhas digitalizadas em telas. É sempre muito legal quando acontece! Abaixo, há uma linha do tempo com eventos e reportagens de outros veículos de que participei.
Caso queira me convidar para um evento ou me ouvir como fonte para uma pauta sobre tecnologia pessoal ou privacidade digital, mande um e-mail.
Jornal Plural (setembro, 2020)

Entrevista ao Rogério Galindo para falar do Manual do Usuário, “slow web” e publicações independentes.
SH*FT Festival (outubro, 2019)
Palestra “Sem Google nem Facebook: como viver e trabalhar em uma internet pró-privacidade” no SH*FT Festival, em Joinville (SC).
UOL Tab (outubro, 2019)
Reportagem sobre a importância da privacidade online, assinada por Jacqueline Lafloufa.
O Globo (junho, 2019)
Matéria sobre a segurança do aplicativo de mensagens Telegram, assinada por Bernardo Mello e Guilherme Caetano.
Folha de S.Paulo (setembro, 2016)
Matéria sobre o ressurgimento das newsletters, assinada por Bibiana Guaraldi.
Jornal Destak (dezembro, 2015)
Indicado espontaneamente como “blog do leitor” na edição paulista do Jornal Destak, de distribuição gratuita e com tiragem de 250 mil exemplares, no dia 18 de dezembro de 2015.
- Download (PDF, 69 MB).
Curitiba Social Media (agosto, 2015)

Painel “Aprecie a internet com moderação ou enlouqueça em um mundo no qual a tecnologia, assim como a zoeira, não terá limites”, em Curitiba (PR).
- Curitiba Social Media debate uso exagerado da internet [Gazeta do Povo]
6º Startup Meeting Maringá (outubro, 2014)

Mini-palestra sobre carreira e empreendedorismo no Manual do Usuário em Maringá (PR).
XVI SEINPAR (setembro, 2014)

Uma perspectiva mais humanista do smartphone chamando a atenção para hábitos não muito legais que derivam do seu uso. Palestra ministrada na Universidade Paranaense (UNIPAR), em Paranavaí (PR).
- Como foi a minha palestra “Smartphone: modo de usar” na Unipar, em Paranavaí [Manual do Usuário]