Criar servidor de jogo no Brasil é algo que foi uma incognita boa parte da minha vida. Os altos preços de VPS, que tínhamos alguns anos atrás, me assustavam. Servidores dedicados então, nem se fala.
Hoje é possível contratar VPS por menos de 30 reais, com configurações começando em 1GB de RAM. Toda preocupação que eu tinha com a parte financeira, agora fica direcionado a configuração. Sempre tem algo pra aprender.
Dito isso, qual dica você recomenda para fazer servidor de jogo?
Acha que sua dica é simples demais que provavelmente todo mundo sabe? Compartilhe! Se não, compartilhe também! 😀
Minha dica: LinuxGSM. É um utilitário gratuíto e de código aberto que facilita a criação de servidores de jogos em distros Linux (mais voltado a Ubuntu, Debian e CentOS).
Oracle!
Eles tem o custo igual global para criar servidores, então o preço de servidor dos EUA é o mesmo do Brasil, mas claro já fazem a conversão e cobram em reais
Eles tem duas regiões em SP e oferecem um freetier de até duas maquinas, me parece o suficiente para o LinuxGSM
De qualquer forma eles tem um modelo de maquinas por Burst também, pode pegar uma maquina mais potente, mas que se no geral usa 25% ou 50% da potencia você ganha um bom desconto e se for necessário ainda tem Burst.
Tem alguma dica de uso ou algo do tipo? Sempre vejo algumas pessoas falando pra pegar esses planos gratuitos da Oracle.
Eu tenho duas máquinas lá, uma delas é meu DNS, todas minhas requisições passam lá, e sempre foi é muito estável.
Para jogos precisa de uma estabilidade de rede/ping, no freetier talvez não tenha essa prioridade, mas vale testar, provavelmente dá certo.