Acabei de receber essa mensagem direto do Telegram na minha caixa de mensagens:
“O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia.
Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil – leia aqui o porquê.
Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo – os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre.”
Acabar com a liberdade de expressão? Direitos humanos fundamentais?
Vá à merda, telegram!
Uma coisa nestas horas é que meio que sou “estóico”: se tem gente que usa a ferramenta ali, por mais que o dono da ferramenta seja um porre, não dá para ficar julgando muito – e isso aplico ao uso do Telegram e Twitter. A pessoa se acostumou e julgar a pessoa meio que associando ela ao dono do site me soa exagerado.
Não é problema estar ou sair do Telegram (ou até mesmo do Twitter). O importante é:
1) Se a pessoa tem ciência do que ocorre
2) Se consegue passar as pessoas para outras ferramentas ao invés de depender daquela cujo dono não pensa direito.
Mesmo assim creio que é difíciil ficar julgando por julgar, acaba sendo uma espécie de eloquencia, pedantismo. Canso-me de ver a galera “ah, mas vão lá ficar na rede do incel…” sendo que pessoa que está na rede as vezes nem sabe o que quer dizer incel e só está lá porque tem pessoas que falam algo legal e a pessoa que fala algo legal sabe que muitas vezes a audiência não tem o mesmo conhecimento de uso das ferramentas que o próprio.
Enfim. De qualquer forma, ao que parece o Telegram (ou melhor, o dono) está meio que sinalizando sua postura, e não duvido que ele sabe que isso significa perda de usuários. Ao Twitter o óbvio vem ocorrendo e a derrocada dos usuários é para outras plataformas de microblog que tenham um pouco do espirito do Twitter. O Spouitible, Mastodon estão aí, o BlueSky está aos trancos e barrancos tentando se desenvolver… muito brasileiro entrou dentro do Koo amarelinho (pior é pensar que o mesmo é cuidado pela direita indiana… ), enfim (ooo mania de repetir palavras)…
EU não sei quanto a vocês, mas copiei essa mensagem e enviei para denuncia@mj.gov.br, pedindo para que eles tomem providências.
PS: A tirada do Ghedin foi sensacional: O rolê do Telegram foi tão errado, mas tão errado, que há gente achando que a Meta está quase sendo razoável.
Vou ser sincero: como já sei que tem muitos que denunciam este tipo de coisa, eu evito de fazer pois imagino a sobrecarga nos e-mails (e o risco de cair em spam).
Mas de qualquer forma é uma atitude positiva a sua.
Neste último bloqueio do Telegram achei a medida exagerada. Inclusive defendi aqui no Órbita melhores formas de investigação, dando o benefício da dúvida para o Telegram, que dizia cooperar com a Justiça brasileira. Mas, perdoem o meu francês, essa foi de fuder hein.
Fiz um sacrifício danado quando abandonei o Whatsapp para convencer meus contatos mais próximos a usarem o Telegram, hoje geral veio me mostrando isso e falando “vc viu que absurdo??” ¬_¬
Vou tentar fazer geral usar o Signal agora ¯\_(ツ)_/¯
Desejem-me sorte
Minha esposa e eu só usamos Signal para nossas conversas particulares. Aos poucos a gente está trazendo os parentes mais próximos e amigos.
Você não é obrigado a usar o telegram, sabia?
Não precisa mandar à merda, é só não usar. Mas isso, provavelmente, vc não quer né?
É perfeitamente possível não usar algo e criticar esse algo. E usar e criticar também. Não é essa a tal da ~liberdade que tanto apregoam por aí?
Sei sim. E critico porque uso, tenho todo direito para tal. Seria contraproducente criticar sem usar. Posso mandar à merda, à passárgada, ao inferno, etc..
O @ghedin pontuou corretamente: também é permitido criticar sem usar.
Meu ponto é que como usuário tenho mais “proximidade” em ver algo ruim e discordar, ter um sentimento fortemente negativo sobre algo do app.
Quem não usa possivelmente não teria um sentimento tão forte e talvez não mandaria o app à merda. rsrs
Preparem-se para um novo cancelamento do Telegram, caros coleguinhas.
E dessa vez, não acho que será revertido tão facilmente quanto o anterior.
A Meta acabou de mandar um “Fale por si prório, Telegram. Me inclua fora dessa” kkkkkkkkkkkk
https://about.fb.com/br/news/h/meta-refuta-citacao-a-empresa-em-mensagem-do-telegram-a-usuarios-no-brasil/
Essa mensagem só prova a urgência do PL.
Better call Dino
Dino está tinindo nos comentários lá na cpi do 8 de janeiro.
Acabei de receber aqui também. O tom alarmista me pareceu pior que o do Google até. Muito baixo da parte deles