Há algum tempo atrás, no antigo Post Livre, me indicaram um site que era hospedado em um servidor caseiro alimentado por energia de baterias solares. Gostei muito da ideia.
Estou pretendendo fazer algo parecido hospedando o Plume (https://joinplu.me) para postar alguns contos que gosto de escrever. Como servidores não é minha experiência fiz algumas pesquisas e descobri que (embora não seja recomendado) é possível executar o projeto até mesmo com um Raspberry PI (https://hackaday.com/2018/10/08/perfecting-the-solar-powered-web-server/).
Mas minha dúvida vai para outro ponto: resfriamento. A infraestrutura solar necessária para alimentar um ar-condicionado é muito cara.
Alguém que manja do assunto, considerando que é um blog mais para vaidade pessoal, ou seja, não terá muitas requisições, qual hardware (considerando eficiência energética) e qual sistema de resfriamento seria indicado?
Sei que é preciso mais informações do que as mencionadas para darem uma resposta precisa. Mas para especulação acho que é suficiente.
Já pensou em usar um smartphone velho como webserver? Funciona com 5V e usa pouca energia. Tem até bateria pra aguentar uma queda de energia.
Eu uso um aparelho velho como webcam pra monitorar meus gatos. Kkkk
Tá aí uma proposta interessante. Jamais iria pensar em algo assim. Tenho um aqui de 3Gb de RAM. O processador não sei bem mas ele era um daqueles Poco Gamers. Fiquei bem tentado a fazer uns testes executando essa sua ideia. Obrigado pela contribuição.
Já usei uma Pi4 como servidor bastante tempo. Tinha Plex, torrent e um site nele, além de outras coisas tudo rodando via docker.
Tudo que eu usava era a fonte padrão dele e um kit de dissipadores com uma mini ventoinha. Não tinha barulho nem consumo significativo de energia.
Acredito que sistemas assim com resfriamento mais avançado é pra coisas bem mais complexas. Hoje eu tenho um mini-pc que compre na China e ele é similar ao um Mac Mini de tamanho e com uma ventoinha simples dentro. Roda tudo muito bem.
Pesquisei uns no Aliexpress. Tem uns com umas configurações bem legais e preços acessíveis. Mas fico meio que com o pé atrás. Sempre tive receio em comprar na qual não tenho o produto em mãos para inspecionar. Mas bom saber que você teve uma experiências positiva com servidores (de baixo custo?). Me faz ficar mais confiante em meu projeto. O resfriamento era mesmo uma preocupação mas os comentários aqui já me deixaram mais tranquilo quanto a isto. Obrigado.
Pelo que vi no site do projeto, é um serviço web simples. Ele integra o fediverso, então deve ter alguma parte de federação, mas nada disso consome muito recurso. Você com certeza consegue hospedá-lo sem problemas em um raspberry pi, ou em qualquer computador, pequeno ou grande, sem a necessidade de um esquema de resfriamento especial. Só ligar, colocar em algum lugar que não esquente muito e pronto.
Aqui em casa rodo alguns, e um deles começou a esquentar mais do que o esperado, então comprei uma caixinha dessas com dissipador e cooler, e resolveu meu problema.
Bem bacana este kit. Mas vi que o Raspberry está bem salgado. Estou estudando outras alternativas. De todo modo, agradeço pela contribuição.
Se ainda quiser garantir que surtos de temperatura não serão um problema, um dissipador de calor e um cooler 5V resolvem, desde que o raspPi fique na sombra.
Um raspberry é um aparelho de 5v. Tem sistemas de carregamento solar de 12v com adaptadores para 5v. (Pesquisa por “Kit carregamento solar”, deve estar entre 200 a 300 reais).
Quando você falou, me veio a mente essa ideia.
Eis uma ideia de Kit que talvez ajude a fazer o projeto https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1278523264-kit-energia-solar-para-acampamento-com-radio-fm-3-lmpadas-_JM
Estava de plano de usar o Raspberry mas o preço no mercado brasileiro está absurdo. Gostei do Kit. Aqui em casa já tenho uma infraestrutura de energia solar mas o Kit vai ser legal para minhas aventuras. Obrigado.
Fico feliz de ter contribuido :) Não tinha me atentado que você já tinha a infraestrutura de energia. Pensei que queria fazer algo inicial e por isso sugeri estas ideias.
Entendi onde quer chegar. Vi que tu tem um Thinclient, o que é ótimo devido a simplicidade e baixo consumo. Tomara que o projeto dê certo! E se der, traga novidades para cá! :D
(Em tempos, TV Boxes – aqueles que a Anatel tá criminalizando – dá para usar também como miniservers, dado que eles são que nem celulares / raspberrypi. E dado que os de 1GB de RAM tão baratos (os “piratas dos piratas”), talvez seria uma boa também para um projeto de consumo ultrabaixo de energia. Mas só tou lançando uma ideia, não entendo tanto de programação, só sei que dá para instalar um OS diferente baseado em linux nos TV Boxes android existentes).
Não precisa de ar condicionado pra isso, nem muito resfriamento. A carga do sistema será mínima, como você mencionou, um blog simples. Até um PC velho da conta disso, só que vai gastar muito mais energia que um Raspberry.
Pois é. Tinha essa preocupação com o resfriamento mas fiz uns testes e de fato, por enquanto, para este projeto não é algo com o qual deva me preocupar. Raspberry está bem salgado mas acho que consigo dar utilidade a um Thinclient da HP que tenho aqui.