Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

2 comentários

  1. Uma opinião pessoal: se fala no texto sobre os “mercadinhos de bairro”, mas eis um ponto ignorado – geralmente tal tipo de comércio não é tão valorizado pelo entorno quanto se pensa. Depende muito da comunidade local e de como é a região onde está. Há mercadinhos que só são o básico do básico, e muitas vezes são mal vistos por causa disto – dado que o consumo local é pequeno, a rentabilidade não permite o dono revitalizar a loja (as vezes pode ser preguiça também, diga-se).

    Acho que a única coisa que rivalizaria com as OXXO seriam as lojas de R$ 1,99 (ou “vencidinhos”). O patamar de preço de uma OXXO é alto, enquanto que os R$ 1,99 como o nome diz já tem um patamar bem menor, atendendo o público do bairro de forma mais justa e com custo beneficio equivalente. A única diferença de uma loja de 1,99 para a OXXO seria a padaria (a OXXO assa pães na hora apesar de ser massa pré-fabricada, as lojinhas barateiras já pegam pão de forma ou similares fabricados).

    Tenho notado também que geralmente as OXXO acabam convivendo com docerias de rua como vizinhas. A franquia não tem tantos doces (e tão baratos) quanto docerias.

    Enfim, no final a franquia acabou meio que atendendo o velho “classe média” brasileiro.