Nunca estudei música. Comprei um Saxofone. Por onde começar a estudar?

Olá pessoal!
Sempre tive vontade de aprender música, tentei violão quando mais jovem mas sem sucesso.
Depois de ver alguns vídeos no youtube e descobrir que tem um professor no meu bairro, comprei um Sax tenor e vou fazer aulas.

Gostaria de saber o que devo estudar (e como estudar) em teoria musical ao ponto de eventualmente conseguir ler partituras e acostumar meu ouvido aos sons das notas, acordes e escalas.

Alguém aqui já fez algo parecido?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

6 comentários

  1. Eu não sou músico mas gosto de me aventurar tentando aprender instrumentos e teoria musical por diversão. Eu concordo com as dicas que sempre é bom o auxilio profissional para evitar vícios, e talvez para ajudar a seguir firme quando chegamos no platô de aprendizado.
    Gostaria de sugerir duas dicas que pode ser interessante. Tem um curso do maestro Sandro Wagner Ribeiro que ele ensina ler partitura de forma bem didática. Você encontra esse curso em plataformas de estudo como Udemy ou Hotmart. Quando comprei na Udemy se chamava “Mi, Si, Ré em 30” (acho que esse é o nome em outras plataformas) mas vi que ele mudou para “O Melhor método para teoria musical em clave de sol”. Eu achei muito didático, mesmo sem ter terminado o curso (gosto de estudar cada passo bem antes de passar para próxima aula). Comprei o curso faz um tempinho e foi por um preço bem em conta. Acho que hoje não está tão barato assim, mas essas plataformas sempre fazem promoções.
    Outra dica é o aplicativo Notes Trainer (IOS) que está me ajudando bastante a treinar leitura de partitura. O Aplicativo tem a parte das lições, que sinceramente eu não uso mas parece interessante, e também tem uma parte de treino, que é a parte que uso e me ajuda bastante a decorar posicionamento das notas no pentagrama. O aplicativo gratuito é funciona offline.
    Bons estudos e divirta-se com seu novo sax!

  2. Eu divido o estudo da música em duas partes que se complementam: teoria e prática. Uma pode viver sem a outra de forma limitada mas quando se juntam se transformam em uma infinita gama de possibilidades. Você pode saber o que fazer mas não saber executar ou saber executar algo que você não sabe como foi feito ou como expandir isso.
    Minha sugestão é: estude primeiro teoria musical geral (partitura, cifras, ritmo etc), depois estude teoria musical ligada diretamente ao seu instrumento (sim, há particularidades). Mas ao mesmo tempo vá treinando execução. Procure vídeos de pessoas ensinando a tocar músicas fáceis no seu instrumento e vá praticando isso pois é mais divertido do que estudar teoria.
    No fim o mais importante: tempo e dedicação. Se vc quer só aprender a tocar pra se divertir e tirar um som com amigos qualquer tempo serve. Se você quiser tocar muito bem e até em bandas na noite vai precisar de tempo exclusivo para o estudo.

  3. Toco violão clássico desde meus 12 anos, então já se vai um bom tempo. A melhor dica que posso te dar é: se possível, evite aprender qualquer coisa sozinho, principalmente agora como iniciante. Você cria vícios que depois são terríveis de se corrigir e tem atrasam um monte no processo de aprendizado. Em síntese, deixa nossa técnica mal formada e difícil de corrigir depois. O que, na prática, só nos faz perder tempo.

    Teoria dá para estudar sozinho, em sites de confiança e com conteúdo de ótima qualidade, como o Fica a Dica Premium do Nelson Faria, por exemplo.

    Se eu puder te dar uma dica de ouro, seria: procure um bom professor. É com ele seu aprendizado será mais fácil, guiado para conseguir transpor suas dificuldades, por exemplo. Você aprender a manejar e entender o instrumento mais facilmente. Música é como qualquer outra área de conhecimento, adquirir o conhecimento básico de forma sólida, é o melhor caminho para avançar e e conseguir fazer um som legal no instrumento.

    Enfim, espero ter ajudado de alguma forma. E aproveito muito seu sax, toca uma música (de qualquer nível de dificuldade) em qualquer instrumento é um ato muito satisfatório.

    1. Eu não tenho experiência tocando nada (quer dizer, eu tenho muitos anos não passando de iniciante de vários instrumentos, mas nunca fui fundo pra ficar razoável) mas eu vou concordar com essa dica do professor pelo menos para começar.

      Eu fiz aulas de órgão/teclado qdo era criança/adolescente, dos 10 aos 15 anos. Então eu tinha alguma noção musical. Aí eu comprei um violão com meu primeiro emprego. Pensei q ia ser tranquilo aprender sozinha, q se tem revista na banca, é um instrumento popular, eu sei ver notas, ia dar certo. Não deu, eu não conseguia tirar nenhum som decente daquilo. Aí eu fui fazer aula. Eu fiz por um ano só, mas ajudou a saber entender como funcionava para poder continuar. Eu ainda sou muito ruim (e isso já faz mais de 10 anos e eu não tenho disciplina nenhuma) mas pelo menos eu sinto q tenho uma base pra ir o restante sozinha um pouco menos crua.

      1. Exato. Você sintetizou bem a questão com sua própria experiência. E ainda fez um apontamento fundamental: para avançar no estudo da música, TEM que ter disciplina. Quando é possível pego no violão todo dia, nem que seja por 5 min.

        Eu toco violão a uns 18 anos. Não vou um músico de alto nível, nem de longe por sinal, sou apenas amador. Toco, com algum esforço, ou seja, estudando com paciência e disciplina, peças de nível intermediário. Se eu não tivesse feito alguns anos de aula, nunca conseguiria tocar algumas coisas que toco sozinho.

        O problema de ser autodidata, é que quando você encontra uma dificuldade/barreira, muitas vezes, você não consegue superar ou resolver sozinho. Porque isso envolve conhecimento, técnica e experiência. E, na prática, quem tem isso é um bom professor ou um músico experiente.

  4. Eu estudei música quando era mais jovem, particularmente flauta transversal (acho que hoje em dia nem sei mais como tocar :-P).

    Uma coisa que eu meio que “ignorei” quando comecei porque não parecia importante é aprender solfejo. Pra mim parecia meio “bobo” ficar cantando as notas, mas quando eu dediquei algum tempo pra isso, realmente me ajudou com o instrumento em si.

    Então se posso dar alguma dica é pegar algum método de solfejo e treinar. Imagino que o professor também vá sugerir algo nessa linha e boa sorte com o Sax!