Ontem à tarde instalei o Debian “standard” (sem ambiente gráfico) no mini PC para ver qual é. Tive algumas dificuldades iniciais, como ter que instalar o OpenSSH para conseguir conectar-me via ssh
, mas, fora isso, funcionou de boa.
Outro leve perrengue, que ainda não consegui resolver, é com um joystick da Logitech antigo, USB. O sistema detecta ele, mas só como root, aí na hora de abrir algum jogo, como Super Tux Racer ou o RetroPie, eles não conseguem detectar o joystick.
Enfim. Fiquei impressionado que todas essas coisas (e outras, como Pi-Hole + Unbound) tenham funcionado sem um ambiente gráfico e todas as bibliotecas que Gnome, KDE etc. costumam instalar.
E aí, como foi um teste breve, me veio a dúvida: existe alguma desvantagem? Considere que esse computador será usado assim mesmo, como um servidor — não pretendo navegar na web ou responder e-mails nele.
Ter um servidorzinho sem interface gráfica foi uma das experiências em que mais me senti ~hacker hahahaha
É muito legal configurar ele pelo ssh. Eu adicionei, além dos que vc citou, uns scripts automatizados para eu interfacear com ele pelo telegram e para rodar uns bots de redes sociais que eu estava experimentando. Para quem não quer pagar um docker na internet, é bem mais prático manter um servidorzinho numa raspberry pi velha.
Se o uso é como servidor só há vantagens em utilizar sem a pilha gráfica inteira, que é muito grande e complexa. Pense nos servidores Linux que rodam ao redor do mundo com nossos servidores web, de e-mail, de chat, DNS… no geral todos eles rodam sem interface gráfica, sendo operados exclusivamente via SSH e editores de texto no terminal.
Olha, rodar sem o ambiente gráfico, caso você não o necessite, não teriam desvantagens, pelo contrário, acho que tem é vantagens. Menos processos rodando, menor consumo de memória e melhor performance. Além disso fica mais seguro, já que você diminui bastante a superfície de ataque falhas “exploráveis” no dispositivo.
Quanto ao seu problema no seu joystick, já tive um problema similar quando ia configurar switchs usando uma interface USB-serial. Ela sempre subia como um dispositivo do grupo dialup, ou algo assim. Depois que incluí meu usuário no grupo, resolveu. Você pode tentar algo assim: https://askubuntu.com/questions/133235/how-do-i-allow-non-root-access-to-ttyusb0
Deu certinho a dica do joystick, Ricardo! Obrigado!
Rodrigo, pra servidor geralmente é assim mesmo, sem o DE. Eu tenho um desktop que uso de server aqui e tenho justamente o Debian instalado. Tem alguns casos que precisa do X instalado, como num caso em que um script que eu usava para analisar grafos. Mas não vejo desvantagem em não ter nem o servidor gráfico instalado, salvo quando rodamos coisas bem específicas.
Legal, Arles!
Eu tentei instalar o Steam e esbarrei na falta do X. É fácil instalá-lo e mantê-lo “sob demanda”, só abrindo quando necessário?
Rodrigo,
Você pode sim ter o X e não carrega-lo por padrão. Minha sugestão é que use alguma WM simples (sugiro o bspwm que é baseado em shell script).
Aí é só deixar se servidor configurado para CLI mesmo e quando precisar usar ambiente gráfico digite ‘bspwm’ no terminal (ou o comando apropriado a WM que escolheu).
Lembrando que o X deve estar instalado (e algumas poucas bibliotecas adicionais que pode instalar dependendo da sua necessidade).