Galera, me notebook velhinho de guerra deu sinal da idade. O áudio, em alguns momentos, fica desbalanceado (com qualquer fone) aleatoriamente depois de um tempo de uso (consigo reverter, temporariamente, mudando o volume de um dos canais manualmente). O áudio ou a entrada p2 estão indo para o saco :(
Minha dúvida é, to pensando em comprar um desses DAC’s usb pra substituir a placa de som, porque é zero condições de eu comprar um note novo agora. Alguém aí tem experiência com esses periféricos? Quais indicam? Vale a pena?
Voltando aqui só para avisar que consegui resolver o problema. Não comprei o DAC sem marca da Aliexpress. Acabei pegando um da Ugreen (gosto das coisas deles, embora o preço não seja dos melhores). Dá para achar aqui no Brasil ou na Ali também. Achei no ML com uma diferença de 10 reais para a loja da Ugreen na Ali, acabei pegando aqui no BR mesmo pela entrega mais rápida. Chegou em três dias pela entrega “full” do ML.
É esse modelo: https://www.ugreen.com/products/usb-external-stereo-sound-card?variant=39915667554366
To usando no debian bookworm (que é o único sistema que tem instalado no meu note) e funcionou de boa, reconheceu sem problemas. Ele tem entrada separada para microfone e fone. Como não uso microfone, para mim não faz diferença.
Não reparei qualquer alteração na qualidade dos fones, tudo funcionando perfeitamente. Como é uma “traquitana” mais barata, é feito de um plástico bem simples e o cabo é meio emborrachado e ligeiramente rígido. Enfim, cumpriu o papel, que era quebrar um galho.
Valeu pelas sugestões galera. Vou pesquisar aqui e ver o que é melhor.
Acho que não posso pegar um desses muito baratão, não. Um amigo, que é audiófilo, me avisou que dois dos três fones que tenho (um Edifier H840, um TinC2 Mechwarrior) provavelmente terão dificuldades para tocar bem nessas interfaces muito “toscas”.
Enfim, vou seguir pesquisando. Quando resolver, aviso aqui, as vezes ajuda alguém.
cuidado com “audiófilos”, pois uma parte deles é ignorante. por acaso ele é musico, fisico ou engenheiro eletricista?
Os fones que vc mencionou estão na faixa dos 32 ohms de impedância e mais de 100 dB de sensibilidade. Qualquer placa de som decente é capaz de empurrar os dois.
@Rafael Cara, acho que a galera audiófila é como qualquer outro hobby, tem lá seus mitos e seus exageros. Tem que saber filtrar a informação também, né.
O que ele comentou comigo, é que essas plaquinhas muito baratas, não conseguem produzir um bom volume com fones um pouco melhores. Eu reparo isso no meu cel. É nítida a diferença de qualidade do áudio do meu antigo LG para o Samsung que tenho agora. No LG eu conseguia um bom som com volume baixo, no Samsung, pra ter um som aceitável, eu tenho que colocar em um volume bem mais alto. Isso, ao que me parece, é por causa da diferença de qualidade do dac interno do cel. Que, pela minha experiência, no modelo que tenho da Samsung atual, é bem pior que o do meu antigo LG. Mas, posso estar falando besteira, porque não entendo muito disso.
@Nilson Valeu! To pensando em pegar esse donglezinho da Ali mesmo. Aí posso usar no cel também. Tá barato e é só pra quebrar o galho mesmo. E me passa mais confiança do que as coisas que achei no ML e aqui no BR pra comprar.
claro, relaxa. a gente só não quer ver os camaradas gastando com coisa superfaturada. audio e video são coisas muito subjetivas, só dá pra comparar a qualidade com equipamento para isso. no meu meio eu já vi muitos gastando fortunas com instrumentos musicais e olha que “nem tocam tanto assim”. aqui eu tenho um pedal Vox e só adquiri por causa da qualidade de construção, mas sei que o pedal chinês da Joyo é muito mais versátil. teve um video polemico recente do Josh do JHS e ele mostrou que estava a uns 2 anos usando um simulador de amplificador e ninguém notou.
Entendi seu ponto e concordo totalmente!!! Toco violão (um pouco de violão clássico) a muitos anos. O que mais tem no meio musical (seja profissional ou hobby) é a galera indo em fórum/internet e o povo recomendando instrumentos e equipamentos muito caros. Sendo que, o mais importante e fundamental, é a pessoa ter um bom conhecimento musical e uma boa técnica. E pra conseguir isso, não é necessário instrumentos e equipamentos caros (claro que um bom instrumento ajuda bastante), mas, sim, horas e horas com a bunda na cadeira estudando, escutando música e aprendendo com outros músicos.
P.S: Você é guitarrista? A galera da guitarra é que fica horas, horas e mais horas discutindo essas coisas. E muitas vezes fazem as pessoas gastarem boas quantidades de dinheiro desnecessariamente. E com discussões que não levam a lugar nenhum, que são muito comuns pela internet afora. Lembro da história (não sei se é verídica), acho que do Eric Johnson, de que ele teria tirado um parafuso do pedal e o som desse pedal teria melhorado kkkkkkkkkkkkk
Sou guitarrista amador, trabalho com eletronica, montei alguns pedais e to tentando não procrastinar mais pra montar mais uns, kkk. Mas sim, guitarrista é um dos bichos mais estúpidos que existe. Teve um outro cara fazendo uma série sobre “where the tone comes from” e é incrivel como tudo depende de tanta coisa, menos daquelas que a galera mais discute (como valvulas ou madeiras). Bem como você disse, o pessoal deveria estar mais focado em habilidade do que equipamento.
Agora em julho pretendo voltar a reunir uma galera, mas dessa vez só pra musica autoral. Eu não sou grande coisa e estamos todos em busca de fazer o que conseguimos com as nossas habilidades precárias.
Ah, e sabe o que é uma merda? eu tenho tinitus. cuida desses ouvidos ai. abraço.
Se você quiser um dac de entrada, mas de boa qualidade e compacto, sugiro o FiiO K3. Está pouco mais de R$ 500 na loja oficial da marca, no Aliexpress.
Para quebrar um galho, eu já usei uma USB bem xingling, acho que foi uns 15 reais, tipo esse: https://tinyurl.com/7rdhr4vf
Depois de um tempo também ficou falhando, mas eu também não precisei mais. Peguei para conseguir dividir a entrada do microfone e de fone de ouvido, que no notebook era unificada.
Mas indo pegar esse link ai, vi outras opções que parecem ser mais robustas, mas na faixa de 100 reais. Busque por “placa de som usb”.
Eu tive um problema parecido e estou usando o fone USB-C da AKG que veio com meu Samsung Galaxy S20 FE ligado numa porta USB-C do notebook.
Também tenho um headset mono com um adaptador USB-A, tipo aqueles de telemarketing, pra fazer as reuniões de trabalho. Esse adaptador veio num fone Mpow BH323-A que quebrou o microfone do headset, mas como essa parte do headset era P2, então eu só substituí por um HyperX Cloud Chat. A única grande questão é que ele é realmente mono, então o áudio é igual nos dois lados quando usar um fone estéreo.
minha esposa tem esse exato fone e eu usei ele pra ouvir uma das minhas músicas favoritas, Play the Game do Queen. Eu estava em lágrimas.
Olá!
Se for algo provisório procure por qualquer dispositivo genérico mesmo, pois algo profissional será exponencialmente mais caro. Se quiser algo no meio termo tem as plaquinhas da Behringer UCA222.
Uma observação, em áudio profissional o termo balanceado tem outro significado: https://en.wikipedia.org/wiki/Balanced_audio
Ah, e esse mal contato pode ser zinabre na entrada, tenta escovar com uma escova interdental embebido com álcool isopropílico.
Valeu! Uns dias depois que o problema começou, abri o note e limpei ele inteiro (tirei até a placa mãe) e dei uma boa limpada na entrada p2. Como trabalhei uns tempos com manutenção de pc, limpar foi minha primeira ideia. Mas, ao que tudo indica, não resolveu não.
Fiquei na dúvida do título. Eu queria me referir mais a esses https://abre.ai/gk8s tipos de dispositivo, porque aí, ele teria uma dupla função. Poderia usar no cel e no notebook.
P.S: lembro dessa plaquinha da behringer, na época que fazia aula de violão, meu professor tinha uma. Quando lançou, todo amigo meu guitarrista queria uma kkkkkkkk eram baratas e quebravam bem o galho.
Se quiser algo nacional tipo esse que você disse, pode ver o da Kuba: https://kuba.audio/acessorios/kd-1
É um pouco mais caro, mas a procedência é indiscutivelmente boa.
Eu tenho um desse, comprei junto com o fone deles, o Disco Lite, acho que paguei 100 reais no DAC/amplificador, testando ele, meu fone fica com volume melhor e um som mais rico em relação a placa de som da placa mãe do meu pc, ai vale muito a pena ter um dac/amplificador dedicado, mesmo que seja um portátil, até porque são mais indicados pra usar em celular e notebook também, pesquisando sobre, um dac/amplificador dedicado entrega um som melhor, porque faz a conexão direta entre o arquivo de áudio e o fone, no caso, mas fujam desses DACs baratinhos, já tive um e o som parece de rádio AM monofônico. Outra questão também é a potência do amplificador, tem que ver se ele da conta do fone que está usando, geralmente quanto mais potente mais caro é o DAC/amplificador.