Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

15 comentários

  1. Usar RSS para acompanhar Youtube é vida. Você não fica dependente de algoritmo, e do sininho que sempre falha.

    Não é a toa que decidi instalar no meu site, um leitor online de RSS particular. Para quem está com curiosidade, pesquise sobre “FreshRSS”, o processo é simples, usa os mesmos requisitos que o WordPress, logo qualquer hospedagem que você acha na Internet (que tenha cronjob) que consegue hospedar WordPress pode usar o FreshRSS.

  2. Já utilizei bastante RSS no passado, na época do saudoso Google Reader. Depois parti para o Feedly como aplicativo no celular e até usei uma extensão no navegador bastante prática que mostrava os RSSs em um popup.

    Mas acabei abandonando o hábito de acompanhar RSS. Parte do motivo é que acabava sendo uma via de procrastinação pra mim (papel ocupado hoje pelas redes sociais) e eu tinha mania (ansiedade) de tentar zerar os contatores de novos feeds, e bem, toda vez que eu recarregava, tinha feed novo. Alguns sites eu até gostava de me inscrever, mas a quantidade de atualizações era maior do que eu conseguia acompanhar.

    Não que nas redes sociais eu não tenha ansiedade (ou FOMO?). No entanto, tento manter as notificações no mínimo. Em relação a isso eu me pergunto, será que eu teria uma relação mais saudável com RSS se não tivesse os contadores de feeds não lidos?

  3. eu tb prefiro, o ruim é que alguns sites não permitem

    eu gosto de acompanhar o “negócios do esporte” no GE e simplesmente não tem como adicionar um rss dele.

  4. Fiquei muito tempo enrolando. Tinha até criado uma conta no Inoreader e fui testar de vez hoje depois desse post. É realmente muito melhor. Só o trabalho no começo de reunir tudo que acesso, mas é muito bom mesmo. Acho que assim consigo parar de usar o twitter.

    1. Gosto muito dele, descorbri o ReadYou (tem no f-droid) é um ótimo app também, tenho usado ele no lugar do Feeder.

  5. Recentemente eu percebi no Twitter a opção das lista aparecerem ao lado da barra “seguindo” e “para você” (nunca havia curtido mesmo uma lista até então, só criado uma, nessa última conta). Era lista sobre cinema, daí parecia mesmo um feed só de notícias. Achei bem interessante, mas ainda ficava refém de olhar o que se passava nas outras guias.

    Assim, ainda vejo o meu Feedly como uma ótima opção, mesmo sem ter tido tempo de parar pra usá-lo nas últimas semanas. As newsletter também ajudam, principalmente a do Meio, mas me ocorre o mesmo esquecimento do Feedly.

    Tenho boas lembranças de usar RSS na época de ouro dos blogs, rs, há uns 15 anos atrás por aí.

  6. É de fato melhor, mas sem o Google Reader ficou muito ruim de acompanhar. Não existe nada no mesmo nível do Google Reader.

    1. O The Old Reader pode ser interessante pra você. Descobri a poucos dias e vi que lembra bastante o Google Reader. Até aquela parte mais social que o Google Reader tinha. Claro que não vai ser a mesma coisa, mas pode valer a pena testá-lo.

    2. A única coisa de que sinto falta do Google Reader é a parte social, de recomendação de posts dentro do próprio aplicativo. De resto, tem inúmeros aplicativos/serviços hoje que são melhores — no mínimo, no mesmo nível do do Google.

      Eu tenho comigo que a saída do Google desse mercado foi uma dádiva. Imagina, hoje o RSS seria igual ao e-mail/Gmail, com o Google dominando e ameaçando fechar o formato de tempos em tempos.

      1. Eu ainda usei o Google Reader por uns dois anos e depois que acabou fui pro Digg Reader. Mas por fim deixei de usar RSS e só no ano passado resolvi tentar de novo. Encontrei muitos leitores, mas sem a parte social que o Google Reader fazia com maestria. Tirando isso, acho que a gente tá bem servido de aplicativos.

        O legal do formato é que é descentralizado e com certeza não é algo que tá alinhado com o Google, né.

  7. Tenho usado bastante! É o meio que uso pra consumir todo conteúdo que me interessa (blogs, reddit, youtube, mastadon e comics). Uso o Inoreader já que permite mais feeds e pastas pra organização do que o Feedly.