Começando aqui minhas contribuições no Órbita, trago hoje este vídeo onde a turma do Linus acabou investigando a onda de TV Boxes que vem invadindo o mercado mundial. E as conclusões?
Similares as que as investigações da polícia brasileira e Anatel chegaram – os firmwares que servem as TV boxes ofertadas no mercado contém conexões para domínios suspeitos, além de restos de malware pré-instalado, com possibilidade de monitoramento de dados.
O vídeo do LTT também chega nos pontos sobre “instalar uma ‘clean rom'” (difícil até porque muitas vezes o original foi perdido pois é hospedado em servidores tipo Mega por exemplo), os “dados fake” (um aparelho de 4GB de RAM é ofertado como se tivesse 32 GB) e concluí que o custo benefício de adquirir um aparelho (nos EUA/Canadá) não compensa perante um Chromecast por exemplo.
Se antes eu até tolerava a um certo ponto a presença das TV Boxes, hoje meio que torço bem o nariz. Mas espero que ao menos projetos para tornar tais caixinhas mais úteis tomem mais forma e utilidade. :)
As pessoas compram TV BOX mais pela pirataria do que pelas funções smart.
Quantas pessoas você conhece que tem tv smart e usa tv box?
Das pessoas que conheço:
– umas 4 compraram porque precisavam de Netflix / Youtube (TV muito antiga / desatualizada / não smart)
– umas 2 compraram por causa dos canais piratas (uma comprou um modelo “de marca”, outra comprou o TV Box e assinou o IPTV).
Tenho uma duvida: tenho um nvidia shield (1st gen). Ele toca de forma magestosa 2160p de qualquer mkv da minha rede (li que os rips de 60G+ são pesados para decodificar). E claro Android TV na versão mais atual com tudo que o OS possui (como… streaming, streaming e streaming).
Os pedrive melhorzinhos, os 4K do google ou roku ou whatever, conseguem o mesmo? São tão mais baratos…. penso para quando morrer o meu (ele deu uns indicios recentemente, fiquei com medo).
No próprio vídeo do LTT mostra que o que se diz “4K” na verdade muitas vezes é interpolado. Mas sim, os “dongle” (ou pendrives :V ) originais (mesmo) são 4K.
Não é ser 4K, é correr 4. Eles tem potencia para decodificar um 4K grande, com bitrate elevado? O rewing, ou simplesmente pular para a 1h aidante, é rápido ou ele se perde em buffering? DTS ES ou Dolby EX, esses pendrives conseguem?
Pergunta aos usuários que possuem experiencia mesmo. Alguém deve ter aqui.
No mercado livre tem umas caixas de uma operadora que faliu, a Enterplay. Seria interessante se desse pra aproveitar para algo melhor (só sei que ela roda Android e tem receptor de TV terrestre aberta junto)
Depende muito do tipo de Android que foi implementado. Salvo engano, boa parte das Android Box que vi com TV Digital (ou Satélite, como o MediaBox da Century) vinham com o Android 4.
Tu me fez ficar tentado. Vou atrás (peguei os dados aqui) e se eu tiver um dinheiro sobrando, vou comprar um para experimentar.
Existe vantagem em ter uma TV Box para quem já tem uma SmartTV?
Tipo, depende muito. Se for uma SmartTV atual (menos de 5 anos), não tem tanta vantagem. Até porque algumas Smarts já vem com AndroidTV (como as TCL) e Chromecast embutido. Exceto se a TV tem alguma incompatibilidade ou não tenha o app da qual você interessa.
Se for mais antiga, como muitas vezes a OS da SmartTV não tem mais atualizações (ou permite instalar novos apps), uma TV Box (de preferência legalizada como as da lista da Anatel dá alguma sobrevida e permite instalar também algum app que não seja compatível com a TV original.
Eu tenho uma LG de 2020 e adoro o sistema dela. Consigo conectar meu computador windows, android, ios, alexa, google assistente, tudo sem fio e sem maiores burocracias. Pro meu uso não vejo sentido algum em TV Box. A única coisa que queria q minha tv nao tem é um aplicativo do Xbox pra jogar sem console.
mas é exatamente nisso que eu queria chegar.
Há televisão de 10 anos atrás que nem tem smart tv, e há televisão de 5 anos que não tem mais suporte dos aplicativos. à esses interessam um aparelho assim, seja tv box, dongle (tipo roku) ou espelhamento.
conheço gente que vende tv usada e apesar da mesma ser smart, ele não divulga como pois sabe da incompatibilidade.
A minha Smart TV é de 2012. Quando parei de usar o sistema embutido, em 2021 (acho), ela ainda tinha alguns poucos aplicativos funcionando, mas nada lançado nos últimos anos, como HBO Max, estava disponível, e o desempenho era sofrível. (Um “review tardio” da TV e seu sistema nativo.)
Fora isso, o painel ainda é bom (Full HD), as caixas de som estão perfeitas e… bem, o hardware ainda funciona, e bem. Comprei uma Roku Express e resolveu o problema de maneira econômica (paguei menos de R$ 200) e sem gerar lixo eletrônico e/ou uma nova compra de TV.
E essa é a grande vantagem dos dongles / tvboxes. Em casa tenho o Chromecast de 1ª geração que comprei em um brechó. Uso com uns streamings em canais de TV “gratis” que tem por aí. Mas fica ligado na TV da minha mãe (que não sabe usar…)
São coisas bem diferentes, quem compra a “TV-Box” está, normalmente, pagando pela pirataria dos canais por assinatura e não necessariamente buscando uma maneira barata de “smartizar” a sua TV.
Eu tenho um FireTV 4K que funciona pra pirataria e de quebra é rápido e consegue entregar quase todos os apps (estou olhando pra você HBO) oficiais dos streamings.
eis o dilema. acho que a galera tanto compra porque sabe que uma tvbox pode ter diversos aplicativos quanto pelas iptv piratas. nos comentários do LTT mesmo ja mencionaram algumas marcas “famosas” do mercado cinza. o que o LTT mostrou são as “sem marcas”, vendidas em profusão.
as associadas com tv pirata são mais discretas e evitam o mainstream.