🔗 [en] Servidor não ortodoxo com Windows 10 (para jogos etc.)youtube.com

E aí pessoal. Esse vídeo coloco para ilustrar uma situação que pretendo fazer em breve em casa.

Tenho um Desktop que usava como computador principal e para jogos, está equipado com:
– AMD FX8320e
– 16GB RAM
– AMD RX 470 4GB

Embora ele ainda rode a maioria dos jogos, ele já suou para rodar o Elden Ring, tive que fazer um overclock e não consegui de forma alguma deixar estável, uma vez ao dia, mais ou menos, ele dava pau. Agora que já terminei o jogo, voltei ele para as configurações padrão.

Como tenho usado mais o notebook, até por ser um i7 de 11ª geração e dá um pau no amd FX, e conseguindo utilizar o monitor e a tela do notebook (tenho tirado bastante proveito dessa configuração), estou pensando em “aposentar” o desktop e, entre outras soluções que já cogitei, umas delas é essa ideia não ortodoxa de usar o próprio Windows 10 como sistema do servidor.

Minha ideia principal em ficar com Windows e não usar um Ubuntu server da vida se deve basicamente a uma ideia que vou tentar testar: Como o notebook não tem uma placa de vídeo decente e não quero gastar com uma case para egpu (o notebook possui entrada thunderbolt), minha ideia seria transformá-lo em um servidor de jogos, através do SteamLink. Já testei uma vez em casa e, pela internet local gigabit ele rodou bem, mas joguei pouco tempo.

Usar Windows Server é fora de cogitação pelo custo.

Hoje já uso o Plex como servidor de mídia nesse Desktop, mas não o deixo ligado o tempo inteiro, e o transcoding ocorre suave mesmo com o windows pesadão.

E aí, será que dá certo? Alguém tem uma dica ou recomendação? O custo energético será que dará muito alto?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

4 comentários

  1. Não entendi a parte do SteamLink? Eu uso na Tv com android tv e roda bem, tem um lag meio desagradável que pode atrapalhar em jogos mais rápidos. Explique melhor esta parte.
    Se a ideia é usar como servidor o Windows é o menos recomendável, pode ser que funcione mas vc terá que fazer uma série de configurações bem chatas.
    Será que o SteamOS não seria uma opção mais interessante já que o foco são jogos? Tenho o Steam Deck é muitos jogos rodam melhor no SteamOS que no Windows.

    1. Na verdade eu viajei na nomenclatura, seria o Remote Play mesmo, não Steam Link, essa função de jogar em outro PC ou Televisão, hahaha.

      Então, minha dúvida em relação ao SteamOS ou qualquer outro Linux seria realmente quanto à oferta de jogos. Mas acho que vale a pena testar antes, é uma boa ideia.

      1. A oferta de jogos é bem extensa, muito grande mesmo. Veja aqui -> ProtonDB e a customização do software que a Valve fez ficou excelente, a única questão são os drivers para a placa de vídeo, fora isso é só partir para o abraço. Boa sorte!

  2. Muito interessante a ideia (apesar do calafrio ao ler “windows como servidor” hahahah)! Quando tiver algum resultado compartilha aqui com a gente!

    Não conheço SteamLink, nem sei como funciona, se usa processamento da GPU, etc. Essa parte de games costuma ser pesada na renderização, que, até onde eu sei, precisa ser feita na máquina que vai exibir os gráficos, então precisaria ter algum poder de processamento local. Mas, como disse, eu não tenho conhecimento sobre SteamLink para dizer.

    Sobre consumo de energia, recomendo medidores como esse para você ter um controle de consumo de energia. Comprei um desses recentemente e tem me ajudado a entender melhor o gasto energético em casa.