🔗 [en] Os Quatro Hobbies, e Expertise Percebidabrooker.co.za

Achei essa discussão interessante: em hobbies, tem pessoas que gostam de fazer a coisa (andar de bicicleta, fotografar, jogar) e outras que gostam das ferramentas (bicicleta, câmeras, hardware). E, outra subdivisão ortogonal a essas, são as pessoas que gostam de falar sobre o assunto em fóruns.

Achei interessante essa discussão, porque eu tive medo de começar a brincar com fotografia e, me conhecendo, cai na armadilha de ficar comprando ferramenta (e.g. câmera, lente, etc…). Virar vítima do lifestyle creep, que o Ghedin comentou outro dia.

Algo muito comum em fotografia, tem até uma piada que chamam de GAS (Gear Acquisition Syndrome), para descrever pessoas que ficam comprando coisas ao invés de usar as coisas.

No final, não virou um problema, fiquei uns 4 anos usando uma câmera de lente fixa e troquei só recentemente, ainda curto fotografar por aí sem comprar coisa nova

Mas parece ser algo comum entre pessoas que gostam de tecnologia. Alguém também compartilha esse medo? De adquirir um hobby e ficar gastando dinheiro demais com isso.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

7 comentários

  1. Não por mal, mas o GAS (Gear Acquisition Syndrome) não seria um termo bonitinho para “acumulador” não?

    Disclaimer: tenho mania de comprar algumas besteiras ou até pegar coisas nas ruas ou doadas e guardar e não usar (tem uns rádios velhos que pego em brechó por R$ 1 , R$ 5 … por exemplo).

    Entendo que no caso de hobbys em si, o termo “acumulador” acaba um pouco desconexo, pois existe contexto em formar coleções. Mas se parar bem para pensar, dependendo realmente do contexto, se a pessoa SÓ tem algo e não usa, é meio que acumuladora.

    1. Acho que tem muito em comum em termos de psicologia, talvez uma subcategoria, mas acho que GAS outras coisas envolvidas.

      É normal a pessoa justificar compra por um motivo técnico – preciso dessa lente ou dessa guitarra, para chegar nessa imagem/som – o que muitas vezes é verdade. Não dá para um fotógrafo de esportes trabalhar com lente de smartphone, pode perder muitas fotos com uma câmera lenta.

      Mas também pode ser um jeito de canalizar a insegurança sobre as próprias habilidades, botar culpa no equipamento para não se questionar . Ou mesmo, simples acumulador como você disse.

      Por isso acho que , GAS é mais quando a pessoa fica sempre procurando o próximo equipamento para “chegar lá”, mesmo que não acumule e revenda os produtos. Ela inclusive pode usar o equipamento, mas seguir procurando o próximo que vai resolver a vida.

      Sobre colecionar, me parece mais claro porque a pessoa tem seus objetivos e organização, normalmente acumulador vai comprando a esmo.

  2. Eu tenho isso com ferramentas (chaves, martelos, serras, alicates e afins) e utensílios de cozinha. Compro mas com raras ocasiões de uso (no caso dos utensílios, por falta de oportunidades).

  3. Nunca cai nessa, mas um amigo gastou fortunas com guitarras e equipamentos. Agora mudou-se pra Portugal e teve que vender tudo a preço de banana. Ainda tem umas coisas caso alguém tenha interesse kkkk

  4. Também fotografo e gosto mais de fotografar do que de fotografia, sacou?
    Não cai na armadilha se sair comprando porque é tudo muito caro e sou 1/2 miserável, mas confesso que se tivesse um orçamento maior compraria mais.
    Acho que nunca terei esse problema, comprar mais do que preciso, porque não gosto de desperdício.

    1. Por probabilidade, eu deveria muito ser gamer, trabalho com TI e gosto de hardware e tals. Não sou hahaha

      Eu até joguei algumas coisas, nesse caso me preocupava mais o custo em tempo que financeiro do hobby.