Não existe Inteligência Artificial. A IA é basicamente apenas um monte de IFs e ELSEs ligados de uma maneira ofuscado para agradar o Humano com respostas semelhantes às do Humano. Se você realmente acha que a IA é uma ameaça para a sociedade, então você deve considerar a corda.
Direto do wiki do Gentoo.
Concordam?
Professor de IA aqui.
Não faz sentido. Começa que IA é uma “área”, assim como programação, redes e outras. Então qnd alguém fala q usou “IA” em algo na verdade ela deveria especificar qual técnica foi a utilizada. Pode ter sido aprendizado de máquina, metaheurísticas, sistemas fuzzy, sistemas multiagentes, processamento de linguagem natural… enfim, existem muitas técnicas, todas elas com suas características próprias. Mas a batalha pela especificação do termo IA é uma batalha perdida, mesmo em veículos mais técnicos…
Mas voltando à questão, existem sim técnicas que são “um monte de IF e ELSEs”, mas não são todas. Podemos ver isso nos sistemas fuzzy e nas árvores de decisão.
Mas em ambos os casos, o cálculo condicional é o final do processo – ele vem após todo um processamento que estruturou o conhecimento e o domínio de aplicação do método para que as decisões fossem tomadas. E é nessa estruturação que está a “inteligência” – a decisão é apenas consequência da inteligência.
Por exemplo, em sistemas fuzzy você pode escrever algo como “SE está muito quente E muito úmido ENTÃO vai chover”. Mas como quantificar o que vem a ser “muito quente” ou “muito úmido”? Muito quente é acima de 28 C ou é apartir de 35 C? E como quantificar a probabilidade do “vai chover”? É nessa modelagem que a inteligência é aplicada, não no IF em si.
O mesmo vale para as árvores de decisão, que de fato encadeiam vários IFs. Mas eles só são encadeados daquela forma porque uma base de dados gigante foi processada e essas regras foram extraídas. Tipo “SE fulano corre muito E é forte ENTÃO fará futebol na educação física; SE fulano corre muito E NÃO é forte ENTÃO fará corrida; SE NÃO fulano corre muito E é forte ENTÃO fará uma arte marcial”. Enfim, nesse último exemplo precisamos processar uma base absurda para extrair regras generalistas e intricadas de forma que se crie uma árvore de decisão. Novamente, a inteligência aqui está no processamento e extração dessas regras, não na tomada de decisão por si.
não
existem muitos tipos de IA, e as mais importantes atualmente *não* são simplesmente um amontoado de IFs e ELSEs, são baseados principalmente em muita matemática (cálculo, álgebra linear, probabilidades, estatística, etc)
por exemplo, as redes neurais usadas em machine learning funcionam basicamente como operações em matrizes (soma, multiplicações, etc), não tem nada a ver com IFs e ELSEs encadeados
sobre os queridinhos do momento (“generative AI” como Chat GPT e Dall-E) eu não li o suficiente para saber como funcionam, mas com certeza usam bastante estatística (provavelmente com muita “tunagem” manual) para decidir (no caso do ChatGPT) a próxima palavra a ser acrescentada na lista de palavras que forma a resposta
dois nomes básicos na estatística usada em IA: Bayes e Markov
agora, as IAs tipo ChatGPT com certeza *não* são inteligentes … elas simplesmente usam estatística para combinar as palavras a serem usadas na resposta … por isso na resposta pode vir qualquer coisa (boa ou ruim), com a aparência de que é uma coisa confiável
Lendo esse quote acho que quem escreveu não estava se importando com a definição precisa, porque acho que essa parte não é o importante. Acho que foi uma figura de linguagem no sentido contrario ao espantamento que esses softwares estão causando. A ideia de que não existe uma inteligência nas IAs, elas não entendem seus inputs ou outputs. E acho que o tom é pedante, mas o pior é sugerir forca para quem não entende isso.
Mas sobre a provocação, acho que todo programa pode ser definido assim, simploriamente.
“O ser humano é só um monte de células”
Se pra vc é isso, então é isso.
Dawkins concordaria!
(Acabei de ler O gene egoísta 😄)
O 3blue1brown fez uma série de 4 vídeos explicando a matemática envolvida em redes neurais.
Tá razoavelmente longe de ser um conjunto de ifs e elses:
https://youtube.com/playlist?list=PLZHQObOWTQDNU6R1_67000Dx_ZCJB-3pi
Mas tem IAs e IAs, as de jogos pequenos por exemplo, aí sim, são coisa do tipo.
É uma opnião “recorrente” que tenho visto a algum tempo, já vi até em post no Facebook/Instagram na forma de meme. E até certo ponto é verdade, principalmente se estamos falando de chatbots de vários aplicativos que se auto intitulam “IA” ou “assistente de IA”. E até poderia incluir a Alexa e o Google Assistente nesse bolo.
Mas sendo sincero, essa generalização dizendo que toda IA é basicamente IFs e ELSEs tá bem errada. Qualquer pessoa que já tenha estudado um pouco de IA (na faculdade ou em outro lugar) sabe que uma IA não funciona assim. Eu vi na faculdade sistemas de classificação e redes neurais e eles são baseados em modelos matemáticos complexos, e não simplesmente em condicionais. E até mesmo para alguém mais leigo é difícil de crer que IAs como DALL-E e o Chat-GPT são assim.
A gente pode discutir se o termo IA é realmente adequado ou se essas IAs vão ser capazes de “dominar o mundo” no futuro. Agora dizer que IAs são basicamente IFs e ELSEs, isso eu discordo.
É verdade. Mas a verdade não tem graça.
E a inteligência natural é só um monte de reações eletro-químicas…
gente, eu não entendo nada de programação, mas isso não é basicamente QUALQUER programa, hahaha?
Basicamente sim :)
Comentário bastante tolo.
Ter uma quantidade suficientemente grande de IFs e ELSEs já torna possível fazer uma infinidade de coisas que só humanos conseguiam fazer, e cada vez melhor.
Cadê o link disso para lermos na postagem original?
https://wiki.installgentoo.com/wiki/AI_Chatbots
A parte do if/else é polêmica mesmo, mas a citação do Stallman acertou na mosca.
Se vamos simplificar assim, podemos também dizer que não passam de zeros e uns.
acho que ele está simplificando demais.
o que é um designer? apenas joga cores em formas
o que é um jornalista? apenas escreve o que está vendo
Quem nunca ouviu, ou disse, que futebol são 22 pessoas correndo atrás de uma bola?