Dicas/Truques/Técnicas de Limpeza do Box do Baheiro

Caríssimos, por favor, me ajudem…

Que dicas/técnicas/truques vocês (os que fazem a própria faxina/limpeza de casa, apartamento) utilizam na limpeza do box de vossos banheiros? Particularmente, tenho “sofrido” com manchinhas de mofo nos rejuntes dos azulejos e pisos passados alguns dias depois da limpeza; claro, creio que os fatores ” umidade”, ” incidência de luz”, entre outros tenham influência direta sobre isso, mas me peguei pensando se existiria alguma forma (científica?!) de se manter o banheiro livre (de vez?!) dessas questões relacionada a mofo…

E, e no caso dos vidros do box? Também me peguei pensando: será que, tal qual podemos fazer nos para-brisas dos carros com a cristalização que repele por um tempo a sujeira e água em chuvas volumosas, haveria um produto para meio que impermeabilizar os vidros e deixá-los sem manchas (de gordura corporal, sabão, pingos d’água) por mais tempo?

Desde já, agradeço vossas opiniões/contribuições!

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

39 comentários

  1. Olá, Wladimir.
    para o piso eu sou Cif. Aplico na parte do rejunte (no piso como um todo) depois de uns 20 a 30 minutos passo esfrego com vasoura e retiro.

    Em relação aos vidros, eu uso detergente em gel concentrado.

    ambos produtos são têm um valor elevado comparado com a média do mercado, mas os resultados são ótimos.

    1. Obrigado, Xande, pela contribuição. Estou tomando nota de todas as sugestões e vou colocá-las em prática nas próximas faxinas…

  2. Uma dica que eu vi na internet e que funcionou pra mim é utilizar querosene (desodorizado ou perfumado). Consegue tirar as manchas de gordura do box com bastante facilidade, sem precisar esfregar. O querosene ainda consegue limpar grudes de cola bem fácil, justamente por ser um solvente bem poderoso. Só não use em peças de acrílico, pois pode danificá-las (deixa elas opacas, como se tivessem arranhadas).

    1. Valeu, Diogo, pela dica. Um produto que tentei algumas vezes foi o removedor Zulu; não sei qual a composição dele, mas melhorou um bocado, embora algumas manchas mais impregnadas ainda tenham permanecido…

  3. Pra limpar os rejuntes: espirra água sanitária com um spray e aguarda 15-30 minutos. Sai tudo. Pro vidro a gente desistiu aqui em casa.

    1. Hahahaha! Não desista, não, Vinicius! : )

      Legal a dica da água sanitária; eu comprei há um tempo uns borrifadores para colocar produtos de limpeza, mas os jatos são bem líquidos – creio que eu preciso de um no estilo “pulverizador”, né, para que saia uma “nuvem” de produto e não um jato…

      Valeu pela contribuição!

      1. Vou tentar dar uma nova chance ao vidro do box hahaha. Experimente colocar no modo jato e mire nos rejuntes. Ela vai escorrer, mas um pouco absorve. Faz toda a diferença.

  4. Eu costumo usar aqueles sapólios para lavar o vidro do box e também os rejuntes (com a ajuda de uma escova), ele é o melhor que achei para remover a gordura que fica.

    1. Boa ideia, Luis; não cheguei a tentar o sapólio nem nos vidros nem nos rejuntes ainda.

      Obrigado pela dica!

  5. O Rennan já comentou, mas eu vou reforçar: para limpar vidro do banheiro todo manchado de gordura, palha de aço seca. Funciona que é uma maravilha, mas tem um detalhe: levanta muita poeira, recomendo usar uma máscara para não respirar a poeira. Com a palha de aço seca consegui remover também esses resíduos das demais paredes do box, de azulejo, e também tirar um pouco das manchas escuras no rejunte.

    O lado negativo é que, para limpar os azulejos e rejunte, gastei muita palha de aço. Fiz um outro teste com uma esponja abrasiva, e consegui retirar mais facilmente a sujeira, mas não testei no vidro pois fiquei com receio de riscá-lo. Lembrando: tudo a seco, e com máscara para não respirar essa poeira.

    Até hoje foi o único método que realmente funcionou para mim. Já havia tentado vários produtos de limpeza, sem sucesso.

    1. Obrigado, Greg, pela contribuição! Gostei bastante de todas as dicas mas, supondo que eu consiga eliminar as manchas, será que existe alguma solução “impermeabilizante”, mesmo que temporária, que necessite ser refeita de tempos em tempos, para tentar “blindar ” os vidros? Lembro de quando cristalizava o para-brisa do carro na Porto Seguro…

      1. Wladimir, essa é uma dica que nunca testei. Mas já vi gente indicando encerar o box com cera automotiva, se tiver fácil acho que vale o teste.
        Dizem que evita as manchas de gordura

        1. Até onde eu sei, esse acúmulo no vidro do box são minerais da própria água que seca em contato com ele. Se realmente for só isso, qualquer proteção hidrofóbica vai repelir muito bem ou, pelo menos, ajudar na limpeza. Será que um daqueles produtos com silicone na fórmula que são usados em móveis seguraria a onda de evitar todo aquele grude? Mas talvez deixem marcas no vidro, já que não são exatamente transparentes…

          1. Pois é, Edson, joguei a comparação com a cristalização do para-brisa do carro justamente porque lembro, pouco depois de fazê-lo, que ao pegar chuva na estada, as gotículas meio que corriam para-brisa afora, facilmente deixando-o livre para enxergar o caminho à frente. O jeito será testar mesmo!

  6. Em casa, para os rejuntes uso x-14. Melhora bastante o aspecto, mas tem que aplicar de tempos em tempos.
    Nos vidros, aquelas esponjas de melamina tiram boa parte das manchas e a gordura. Não vai deixar seu box imaculado, mas limpa bem e não risca o vidro.
    Caso seus vidros estejam muito manchados, vc pode comprar produtos para remoção de manchas em lojas especializadas em produtos de limpeza e lavagem de carros.

  7. Costumo pegar dicas de limpeza com as publicações do @homemdiarista tanto no twitter quanto no instagram.

    Geralmente ele da dicas de produtos para cada tipo de limpeza.

  8. No vidro do box, é geralmente acúmulo de minerais que existem na água. Onde eu moro, existem produtos que removem isso de forma muito simples. Só borrifar e esperar um minuto. Ele destrói tudo e depois é só jogar água.

    A água aqui é bastante “pesada” então isso é um problema recorrente. Tanto que os shampoos e sabonetes fazem muito menos espuma do que no Brasil.

    1. Minha irmã usa um método pra manter esses minerais que vc citou afastado, mas é uma trabalheira que eu não adotei aqui em casa: após a limpeza total do box, ela passa cera de carro e depois faz aquele polimento. Ela diz que a película da cera, após o polimento, faz com que o sabão e a gordura corporal escorram mais facilmente e não grudem no vidro logo nos primeiros banhos, fazendo com que a próxima limpeza seja mais fácil. Eu não adotei pq penso ser uma trabalheira de Satanás pra algo que é só um box de banheiro.
      Maaaas, caso vc tenha um vidro que já esteja desgastado por estar com a superfície já mais porosa, é realmente uma boa abordagem. Outra coisa pra prolongar o tempo de limpeza dele (e também facilitar na próxima limpeza) é ter um rodinho de pia pra vc, após cada banho, retirar aquela água com sabão e gordura que fica no vidro.
      Box é isso: se deixar encrustar sujeira, a manutenção vai ficando cada vez pior.

  9. Para os rejuntes, você teria que trocar por um a base de epoxi ou pintar por cima. O rejunte comum é poroso e tem esse problema de mofo/ficar escuro.

    Sobre o vidro do box, já tentei algumas coisas e nunca ficou perfeito. Outro dia vi um produto para remove chuva ácida e afins de para-brisas de carro e pensei em usar no box. Acho que esses de cristalização para finalizar no box também daria certo, afinal é tudo vidro.

    1. Vidro do box pra limpar é simples: bombril no box seco (SECO!). Toda mancha sai, e depois você pode spray um tira limo, lavar (de preferência com mangueira) e por fim um pano com desinfetante pra ficar cheiroso.

      Pra todo tipo de limpeza, vinagre ajuda bastante também.

    2. Epóxi precisa saber passar ou contratar alguem, é um rejunte chato de lidar e se não limpar no tempo certo da uma trabalheira depois.

      Uma opção mais rápida é raspar e passar aqueles kits de rejunte rápido, vem numa bisnaga já com a espuma e tinta. Ao menos nas paredes do box por aqui está muito bom depois de 1 ano.

      1. Lega a sua contribuição, Renan! Obrigado!

        Você mesmo fez a aplicação desse kit de rejunte rápido? Se sim, a ideia foi justamente tentar evitar o aparecimento rápido dessas incidências de mofo? E surtiu efeito, então?

        Onde comprou? Poderia, se não for incômodo, colocar um link por aqui? Valeu!

        1. Chama Rejunte Renova Fácil, lembro que comprei na Telhanorte

          Aí compra também um raspador de rejunte e aquelas espumas amarelas pra ajudar na limpeza

          Usei pra refazer o rejunte das paredes.

          No chão eu acabei contratando alguém pra passar o Epóxi é mais garantido a durabilidade.

          É bem importante o tempo de cura, se tiver como, é bom deixar secar bem por 2 dias, aí evita que a água acabe raspando rejunte e forme mofo mais rápido.