Vou conhecer por Portugal, França e Espanha…
Queria dicas de quem já viajou para aproveitar promoções, ofertas ou oportunidades que não temos com facilidade aqui no Brasil :)
Bom, muita gente fala que vale a pena comprar roupas, sapatos, perfumes e eletrônicos na Europa, né?
Melhor conversão é da Wise, muito prático também pra uso do dia a dia o cartão deles. Aqui em Portugal têm caixas eletrônicos que cobram mais pelo saque (caso você precise procure os da rede Multibanco).
É melhor sacar dinheiro aqui (lembrando que sacar aqui se fala levantar, sacar é roubar) que comprar em casa de câmbio no Brasil, a taxa de conversão aí é absurdamente cara, aqui você levanta no multibanco pelo cartão da Wise pagando uma taxa de 3 euros mais ou menos.
Para comer, procure sair um pouco que seja, de perto dos pontos turísticos. Dois quarteirões podem fazer uma senhora diferença já.
Aqui em Portugal, pode ir fácil em pratos do dia. Apesar do nome, em geral inclui sopa, pão, prato principal e bebida. As vezes pode ter também sobremesa e café. Mas fique atento, peça pelo prato do dia (ou mesmo promoção), senão o preço fica diferente, por mais que peça as mesmas coisas (é sério, e rola até nas grandes franquias, tipo Pizza Hut!!).
Puts! Ainda bem que eu li isso hahaha.
A maior parte dos dias eu vou ficar em Braga, mas vai dar pra visitar Lisboa, Porto e Algarve também.
Animado para conhecer isso tudo :)
Perto de faculdades geralmente tem menus de estudante. São mais em conta ainda! Dá para comer prato e bebida por coisa de 5,50 euros. Só procurar!
Chocolate! Sabemos que o do brasil é ruim, mas recentemente fiz uma experiencia reveladora. Comi um LIndt e logo depois emendei com um Nestle .br para ver a diferença…
Não existe chocolate no brasil. O que temos é doce sabor chocolate.
E em lojas de roupa procura as de 1e. Existe am Paris a FREE’P’STAR, dei uma passada quase nela todos os dias quando fui lá (pois o balaio muda toda hora) e como resultado tive de comprar uma mala extra para trazer as roupas. A maioria para a esposa porém de meu lado consegui um sobretudo que facilmente sairia mais de 600 reais pelo 1 euro.
Fica na 61 Rue de la Verrerie, 75004 Paris, France
(isso foi em 2019. Pode ter mudado….)
Procura o mesmo em outros paises, algo tipo flea market. Deve ter. Achei tb em Roma esse ano e, novamente, uma mala cheia.
Excelente dica da FREE’P’STAR! Encaixei no roteiro aqui. Obrigado!!
Dica para economizar, não almoce em restaurante (desses de sentar) ou, se for fazer isso, ao menos em Paris existe os formules, é tipo um combo com prato do dia, entrada mais principal ou principal mais sobremesa, algo assim. Não sei se existem em outros lugares da França.
Mas para aproveitar mais o dia eu gosto de comer algo rápido no almoço (sanduíche, kebab, comida de carrinho) gastando perto de 6 euros e deixo pra sentar pra comer e beber na janta. É difícil sentar pra comer e gastar menos de 10 euros por pessoa em um restaurante. Mas tb depende da região. Em Paris é caríssimo, já no sul da França era mais em conta.
Se a viagem não estiver tão perto, procure o cartão Wise ou Nomad. Funciona lindamente. A última viagem levei 600 euros em dinheiro, usei 300 pra pagar um serviço de fotografia lá que já tinha combinado e voltei com 200, gastei só 100 em dinheiro vivo, o resto foi tudo no cartão Wise.
Sobre compras de coisas maiores, é difícil, faço coro com o povo aqui: se atente bastante ao tax refund, pode valer a pena, dê atenção a coisas que não tenham aqui ou é difícil achar (na minha última vez queria trazer uma frigideira de aço carbono, difícil achar aqui e qd tem é caríssimo… mas tb tava caríssimo lá e não trouxe, fora que era pesada a beça, mas linda), se gosta de Android, pegar telefones q não vendem tão fácil aqui (Pixel por exemplo), ou até iPhone pode compensar, mas depende do tax refund e quanto maior o preço maior a economia percentual.
Eu quando vou não procuro nada em especial, mas uma vez encontrei um casacão de lã tipo tweed por 50 euros (na época dos tempos áureos de euro a 3 e a gente acha a caro) saiu uns 180 reais enquanto um aqui custaria coisa de 600 reais pra mais na época. Se for comprar roupa, concentre em coisas mais caras.
De resto, aproveite! Viajar é bom demais, sair da nossa rotina do dia a dia faz os dias renderem, parece que ficam esticados.
Acredito que eu e minha esposa estamos bem alinhados quanto a isso de gastar muito com comida na hora do almoço. A gente gosta de andar bastante então sempre vai ter um lanchinho hora ou outra mesmo :)
Valeu as dicas!!
Cada um tem suas prioridades, mas ao ir pra Europa o que eu menos priorizaria seria comprar roupas/eletrônicos/etc. pra trazer.
A dica do tax free é boa, informe-se sobre isso nas lojas.
No mais, aproveite bastante e tome tempo pra curtir sem correria de um ponto turístico pro próximo.
Pois é cara, foda que tem coisa que eu queria e não vende no Brasil como o Steam Deck por exemplo. E claro, vai dar tempo de aproveitar bem os pontos turísticos.
Dos países que você vai visitar, fui recentemente para Portugal e França.
Em resumo: só compensa comprar coisas lá que não vendam no Brasil ou estejam em boas promoções. Faça uso do esquema de Tax Refund.
Sobre o primeiro ponto:
Roupas, calçados, perfumes e até mesmo eletrônicos acabam ficando com um preço as vezes até maior que no Brasil. No entanto, valem a pena quando estão com boas promoções que vão variar de loja pra loja.
Para roupas, o único lugar que parecia ter boas promoções, ironicamente, era a Zara (que no Brasil costuma ser um lugar menos acessível). A Sephora e as lojas Duty Free dos aeroportos promoções de perfumes.
Sobre o segundo ponto:
Cada país tem uma política diferente de devolver para o turista os impostos pagos em compras. Vale estudar direitinho e aproveitar para fazer compras “em lote” para atingir o valor mínimo por compra e aproveitar esse benefício.
Concordo!
Eu comprei esse ano um Xbox S na Itália, na loja física da gamestop. Com o tax refund deu 1500 reais, um ótimo preço. Tem que estudar bem as políticas de cada país e os valores mínimos para conseguir o tax refund.
Minha amiga que mora em Braga disse que vez ou outra tem uns brechós com roupas de qualidade com preço bem baixo.
Pesquisei aqui sobre o Tax Refund e achei ótimo. Obrigado!
Vinho. Se você gosta, pode pedir sem medo a taça de vinho da casa em qualquer restaurante que vai ser maravilhoso. Em alguns casos sai mais barato que água, suco, refrigerante etc.
Boa! Eu adoro vinho mesmo.