Recentemente despertei uma paixão antiga de voltar a desenhar. Comprei materiais, lápis e papeis bacanas e mandei ver. Agora queria começar a explorar as possibilidades de desenhar digitalmente e aproveitar a comodidade do uso do tablet para demais atividades cotidianas, então pesquisei bastante à respeito e as duas grandes alternativas aqui seriam um iPad Air 5 ou um S8 Pen da Samsung.
Não sei muito bem a diferença de qualidade na prática em relação ao desenho com precisão, mas adorei ter testado ambos nas lojas da Apple e da Samsung no Shopping. Vou aguardar uma promoção bacana para pegar um dos dois, talvez.
Por acaso o leitor teria relatos sobre sua experiência pessoal usando tablets para desenhar?
Eu tinha o Samsung Galaxy Tab A de 8 polegas, é da linha básica da sansung, mas me serviu muito bem, conseguia usa-lo segurando com uma mão e outra mão a caneta e podia ficar em pé nas atividades do meu trabalho, eu usava ele mais pra programas CAD mas também gostava de desenhar, achei muito legal a praticidade e dinâmica de ser tudo no digital, a caneta era do modelo pequeno e com tempo de uso incomodava e o tablet tinha hardware fraco, dava lag quando o desenho começava a ficar complexo, mas eu comprei sabendo disso. Da sansung recomendo a linha S, a tela é maior, caneta mais confortável e hardware com melhor desempenho, como mudei de trabalho não precisei mais, estava planejando em pegar um Ipad, o ipad fica um pouco mais caro que a linha S mas vale a pena, principalmente por ter apps mais profissionais de desenho e outras vantagens de um Apple, pra android usava o App Ibispaint X, foi o mais completo que achei, a versão grátis só usa depois de ver propaganda, pra remover isso cobram mensalidade, acho que 40 reais. No meu tablet coloquei película fosca, melhorou bastante o atrito, a tela lisa dele não dava muita precisão. Um tempo atrás vi por aqui no manual do usuário um tablet android com tela igual dos Kindle, que simula a textura do papel, mas com cor e caneta, achei muito firme, pena que nem no Brasil tem pra vender mas dava pra importar, hoje também tem outros modelos com essa tecnologia inclusive o novo kindle, mas nenhum tem no Brasil ainda.
Opa! Tive experiência com Tab S7, realmente a samsung está fazendo um ótimo trabalho, mas o que me fez mudar para iPad Pro M1 foram os softwares, hoje você encontra desde o pacote dá adobe completo a software pagamos muito bem desenvolvidos como Procreate.
Hoje minha stack de desenho é:
– Fresco
– Procreate
– Vectornator
Eu tenho desenho como um hobby também. Desde bem novo, sempre desenhei com lápis porque gosto de sentir o lápis passando nas folhas e aquilo me ajuda a entender a força ou qual traco vai sair.
Dito isso em 2018 comprei um iPad Pro com a Apple Pencil. E é sim diferente, principalmente ausencia desse feeling tátil já que a tela é lisa e a caneta também, e não adianta cair na história de “película que imita papel” não imita e tu perde a belíssima qualidade da tela. CONTUDO, é uma experiência muito interessante, muda a lógica do desenho. A possibilidade de usar camadas, ir e voltar com facilidade, preencher algo por cima depois colocar pra trás, enfim todos os controles básicos de um photoahop da vida muda bastante como você pensa o desenho.
Eu diria que vale a pena tentar, mas desenhar no papel ainda é melhor. Vou dizer que desenhar no tablet é menos… zen. Porque você não precisa tá focado, pensar direito pra evitar erros, projetar o desenho antes, exercitar a parte motora pra aplicar força certa. Enfim, é isso. Hoje eu desenho bem menos que naquela época, ainda tenho um ipad (modelo normal de 9a) e as vezes desenho nele. Mas no geral gosto mais do ritual de fazer no papel.
Excelente relato, Iago.
Eu imagino que expandir as capacidades de desenhar no papel é o que eu to buscando no momento com o tablet. É muito mais fácil e rápido adicionar camadas, cores e formas no software, então imagino que vai dar muito espaço pra criatividade fluir mesmo.
ainda sou analógico demais: nada substitui pra mim a caneta nanquim e o contato com o papel
no entanto, comprei há poucos meses esse ipad air e o apple pencil e a dupla é bastante satisfatória
O iPad é um tablet melhor em vários aspectos. Se a diferença de preço (existe?) não for muito grande (considere que a canetinha é vendida à parte), vá sem medo.
Ainda mais agora que todos os ipads atuais tem USB-C, liberando o acesso a uma gama gigantesca de acessórios.
Ainda assim eu compraria um tablet android, porque me falta recursos para comprar um macbook e um iphone. A integração da apple não funciona bem com android, infelizmente.
Quase todos. O iPad de 9ª geração, ainda à venda, usa Lightning.
Ambos são ótimos mas só no iPad tem o ProCreate. Não existe concorrente para o ProCreate ele é muito melhor que qualquer outro app então não pense 2x e vá de iPad.
Já usei mesa digitalizadora, Wacom Intuos e similares. É uma alternativa mais barata e tem uma boa experiência, dá pra fazer qualquer tipo de arte e a precisão da Wacom é a melhor.