É a hora de baixar o comentarista de futebol que existe em cada um de nós. (Com respeito, incluindo aos jogadores, por favor.)
Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS
Bluesky, Mastodon, Telegram e RSS
É a hora de baixar o comentarista de futebol que existe em cada um de nós. (Com respeito, incluindo aos jogadores, por favor.)
O futebol é simples. Nós (brasileiros) que complicamos.
#1 – Após a Espanha ganhar a Copa de 2010, o mundo se viu encantado pelo “tique-taca”, o estilo de jogo que é simbolizado pela figura do Guardiola. Diziam que o mundo todo estava jogando assim, e teríamos que nos adaptar ao novo mundo. Assim nasceu o movimento da Neotática.
#2 – Após o vexame do 7×1, em 2014, na qual o figura do Felipão ficou injustamente marcada, fizemos uma caça às bruxas dos técnicos brasileiros, e, como resultado, tivemos uma onda de técnicos estrangeiros em terras tupiniquins. E, após os resultados das Copas de 2018 e 2022, que colaboram com essa teoria, a onda chegou até a seleção brasileira para a Copa de atual. Também não deu certo.
#3 – Após mais uma eliminação vexatória em 2026, eis que uma nova teoria surge: o Brasil não tem mais jogadores de meio-de-campo. A próxima moda será naturalizar jogadores estrangeiros?! “Ah… mas a França!”, alguns vão dizer…
Vou aproveitar o texto que postei no meu blog:
A seleção Brasileira é um reflexo da bagunça que existe nos clubes Brasileiro.
O Futebol brasileiro está se perdendo faz tempo, e isso passa primeiro pelos clubes, não falo só pelo São Paulo, olhe a situação de Santos, Corinthians, etc. São clubes enorme que estão na merda, e este péssimo momento nosso faz com que só aparece jogadores ruins, sem raça, sem identidade com o futebol Brasileiro.
Além disso, o futebol está ficando cada vez mais cara, já não conseguimos segurar nossos jogadores em solo nacional, quantos dos nossos jogadores não foram pra Europa antes de completar 20 anos? Quantos deles de fato a gente conhece e viu jogar por aqui?
A falta de identidade dos jogadores é algo marcantes, de certa forma eu entendo o amor de muitos tem pelo Neymar, foi nosso último craque geracional, ficou tempo no Brasil até os 21 anos, e jogou muito bola no Barcelona, mas o Neymar da primeira passagem no Santos e no Barcelona é completamente diferente do que temos hoje, ele sequer deveria ter ido para copa.
De forma geral, acredito que só vamos voltar a ganhar algo quando nossos principais clubes estiverem novamente no caminho certo, o que é difícil de ocorrer, vejo de perto a bagunça que é o São Paulo, que até anos atrás era um exemplo de administração.
Precisamos investir mais nas categorias de base, dar mais oportunidade, voltar com o futebol ofensivo, este é nossos DNA, um futebol burocrático e feio não combina com o Brasil de Pelé, Garrincha, Leônidas e tantos outros craques que já vestiram a amarelinha.
Sobre o futuro, sempre gostei do trabalho do Ancelotti por clubes, foi campeão de tudo, que no próximo ciclo possamos ir mais longe, mas para isso, precisamos mudar muita coisa.
E se comparar o futebol de clubes do Brasil com os argentinos?
Já podemos falar que o Brasil é o Vasco das seleções de futebol masculino profissional?
Uma hora a CBF ia justificar a cruz de malta.
Eu comecei a lamentar a eliminação do Brasil este ano – faço 60 anos este mês. Eu me lembro quando o Brasil perdeu a Copa de 1998 e meu avô ficou MUITO chateado. Eu não entendia por quê. “Eu não sei se estarei vivo daqui a 4 anos para ver a próxima.” Ele morreu em 2001 – não viu a Copa seguinte. Vai haver uma copa do mundo, uma eleição pra presidente, uma olimpíada em que eu não estarei viva para ver – 4 anos está começando a ser tempo demais para esperar.
Nossa, seu relato me pegou. Me dei conta que meus pais estão com 83 e 79. O fato é que a gente nunca sabe se vai ver o próximo ciclo, mas em idades avançadas isso realmente pesa mais.
Noa resta esperar e exigir que a próxima preparação seja mais bem cuidada.
Também fiquei tocada com o seu relato, Julia! Mas o bonito do viver são as vivências, as experiências que temos agora, em mãos. Temos só esse agora, esse instante. E isso vale para todos nós. Hoje estamos aqui, já o amanhã, não se sabe.
Você vive, viveu e viverá experiências incríveis, então, uma Copa é só mais uma parte do processo. Também, em 2027, temos a Copa feminina, aqui no Brasil, quem sabe a gente não leva a taça?! Esperançar é preciso!
Todo jogo parece sofrido de ver, não é a seleção que cresci torcendo.
Acho q essa grandiosidade nostálgica que tentam vender, tipo o evento pra anunciar os jogadores uma coisa que mais atrapalha do que ajuda…
Espero que se renove, mas aí tem q ver a grana por trás e o efeito midiático até lá, pq se continuar com bet, interesses de marcas sendo ouvidos mais q os do futebol, vai ser eliminada fazendo essa qualquer coisa de futebol que fazem
Eu fico triste pelas pessoas, as quiança… as pessoas ficam tão contentes né? glr cantando o hino nos boteco aqui embaixo 🥹, tv tão alta que acompanho o jogo mesmo sem “acompanhar” o jogo! Poder sair mais cedo do trampo…
Uma pena pro povo acho.
Os (quase todos) jogadores, o trump, o treinador, a cbf, a fifa, o pai do neymar, o neymar, o cazé, empresa de bet #vsf eu quero que se explodam sabe (e na real, só eles ganharam… o que é mais triste)
_o_
Quero cumprimentar o operoso selecionado canarinho, afinal, somos HEXA!!!
Essa foi a sexta Copa do Mundo de Futebol que nosso país perdeu. Uma grande marca.
Sem querer parecer engenheiro de obra pronta, mas nunca tive esperança com essa seleção. A preparação foi toda torta, várias mudanças de técnicos até chegar o definitivo e convocações que pareciam seguir mais um critério comercial do que técnico. Isso não era um time, era um bando um campo.
Era uma eliminação esperada, de uma seleção nacional cujo o ultimo time realmente empolgante talvez tenha sido em 2006 ou 2010. Depois disso foi só ladeira abaixo.
Isso sem falar na piada de mal gosto que é uma entidade que odeia o futebol realizar um dos maiores eventos esportivos do planeta, em parte, num país que odeia receber estrangeiros. Vide o caso da enfermeira (https://epocanegocios.globo.com/mundo/noticia/2026/06/cdataganhei-viagem-com-tudo-pago-para-a-copa-do-mundo-e-tive-o-visto-negado.ghtml) que ganhou uma promoção da coca-cola e não teve visto pra entrar.
Achei legal esta análise tática. Em especial que o texto diz, a certa altura, que:
Para, um pouco mais abaixo, dizer que “[e]m um jogo decidido nos detalhes, as decisões mais importantes partiram do treinador. E todas elas foram extremamente equivocadas” 😁
Falando sério, até para um leigo como eu, foi visível a piora do Brasil após as alterações.
Algo que não foi abordado no texto, mas que acho muito zoado, foram as decisões do Ancelotti em colocar jogadores inexperientes ou muito jovens na fogueira. Endrick entrou na fogueira, uns caras que nunca ouvi falar (Éderson? Ibañez?) sentiram muito a pressão e mal apareceram nos jogos que disputaram, Neymar eu tenho a teoria de que o técnico colocou só para não ser avacalhado em uma eventual derrota, apesar de ter (acertadamente) resistido no jogo contra o Japão.
E, amarrando tudo isso, a seleção brasileira tem muita soberba. Isso já é ruim por si só, e vira um problema gigante quando o time se vê em desvantagem. A maioria dos jogadores dão pane. Foi assim contra o Marrocos, de quem só não perdemos porque um dos que não dão pane (Vini Jr.) arranjou um gol sozinho, foi contra o Japão (o Brasil conseguiu virar porque o adversário se colocou numa retranca inexplicável) e contra a Noruega. Parece que os caras desistem diante do primeiro revés, porque como é possível o Brasil, *o Brasil* estar perdendo??
Minha opinião é muito parecida com a do Rodrigo. Esse lance de “a camisa pesa”, “somos os únicos pentacampeões” e etc… só infla o ego. Pra mim, não viramos uma seleção qualquer, pra mim somos uma seleção ruim. Ficar olhando pra trás não nos deixa enxergar o que está a frente. O passado tem que ser referência, não o foco.
A Seleção virou uma seleção comum, como qualquer outra. Ainda se apega muito ao passado, quando parecia ter alguma magia nos jogadores.
Agora serão 28 anos. Apesar de ser o mesmo período de 1930-58, o novo período podemos considerar como tecnicamente maior, já que no anterior teve a Segunda Guerra Mundial e foram 2 copas não realizadas.
No longo prazo, arrisco dizer que virar um Uruguai ou Inglaterra da vida. “Mais de 200 anos e várias gerações sem ganhar um Mundial”.
Ou uma Itália q nem se classifica mais
Em 2030, só não vai se não quiser.
Em 2030, serão seis países que vão sediar. 3 na América do Sul (🇺🇾🇦🇷🇵🇾)
As eliminatórias sul-americanas são 10 países. Tira os próximos paises-sede, serão 7. 5 passa direto e um vai pra repescagem no formato atual.
Tem que fazer um esforço gigantesco pra ficar de fora
É, realmente. Apesar da bolinha da seleção brasileira, seria uma tragédia sermos a única sul-americana a não se classificar para 2030.
(Para quem quiser saber mais do arranjo de 2030, este texto da FIFA explica bem — e em português.)
pra mim a cena mais emocionante dessa copa de 2026 foi ver o estádio inteiro cantando a-ha após a vitória dos nórdicos. mas fico triste pela eliminação do brasil, não merecemos ficar 28 anos sem taça.
Se merecêssemos teríamos ganhado, acho que o esporte é um dos poucos lugares onde a meritocracia vale.