Tenho me interessado em pesquisar mais sobre dicas de organização financeira e investimentos mas, como sabemos, esse é um tema que reúne muita gente babaca, politicamente terrível e apelativa, sobretudo na internet.
A única pessoa que trata do assunto e que eu acompanho já há algum tempo é o Eduardo Amuri, mas acho que seria legal procurar outras perspectivas.
Então fica a pergunta: quais são fontes legais para se informar sobre esses assuntos na internet (youtube, redes sociais, blogs) ou livros que valham a pena (quanto menos livro-de-aeroporto, melhor)?
bastter.com
YouTube (finanças pessoais e investimentos):
Fiique Tranquilo: tinham um foco inicial em fundos imobiliários, mas com o tempo foram abordando temas de investimentos em geral para iniciantes e um pouco além.
Canal do ASVID: renda variável com foco no longo prazo. a playlist “Como investir na bolsa de valores” é um excelente ponto de partida para iniciantes.
Livros:
The psychology of money (saiu no BR como ‘A psicologia financeira’), de Morgan Housel (finanças pessoais/comportamentais)
O Homem mais rico da Babilônia, George Clason (finanças)
The most important thing (BR: O mais importante para o investidor), Howard Marks (investimentos)
Site (investimentos):
Baster.com: filosofia simples para o iniciante lidar com riscos e dar o pontapé inicial na renda variável.
Cara, eu tenho sempre dúvida do que é necessário “aprofundar” em finanças pessoais. O básico já é difícil e requer disciplina: ter dinheiro suficiente para ter sua subsistência e segurança atendidas, criar uma reserva de emergência, definir e sustentar orçamentos para as seus desejos e aspirações.
De resto, lembro sempre do Barão Vermelho: eu desejo que você ganhe dinheiro, pois é preciso viver também. E que você diga a ele pelo menos uma vez quem é mesmo o dono de quem.
Liberdade financeira é não pensar em dinheiro. Estar em paz, viver bem, curtir o que você gosta.
Para não dizer que não dei sugestão nenhuma, sigo a relatora do Nath Finanças aqui no Brasil.
E talvez valha ler os livros de aeroporto dos gringos fundadores, que depois todo mundo copiou:
– Pai rico, pai pobre (mais a parte sobre finanças pessoais: entender que carro é despesa, nãoinvestimento)
– os axiomas de Zurique (aqui sobre investimentos, fácil de entender, difícil de aplicar )
Nath Finanças.
Sou muito noob nesse assunto mas eu vejo no Eduardo Moreira uma pessoa extremamente sensata e que dá boas dicas, simplificando bem pra gente que não manja nada que nem eu.