Atendendo a alguns pedidos, meu relato.
Desde o primeiro Xbox a MS foi pelo caminho mais fácil: criou um PC gamer e vendeu como console. Antes de Steam Machine, Steam Deck ou Legion, a MS vendia um PC gamer travestido de console. O tempo passou e o Xbox sempre foi, basicamente, isso. Tanto que desenvolver qualquer aplicativo ou jogo pro Xbox sempre foi bastante simples – se você já sabe como fazer para PC.
O ano é 2023 e o navegador é onipresente em quase tudo. O chromium é onipresente (ou quase) e todo mundo acaba fazendo suas aplicações para rodar no browser. O que facilita quem, como eu, tem um computador da empresa e um pessoal, a fazer essa ponto de não ter um computador de fato. O computador da empresa roda Windows 11 e tem tudo o que se espera lá (Office, Firefox) e me serve durante ~8 horas diárias. Nas outras horas e no final de semana eu me ocupo basicamente com o iPad e o Xbox. O segundo é que é “unusual” para a maioria das pessoas.
A verdade é que não tem nada demais, pro meu uso (jogos + web) ele serve bem. Eu me dei conta disso quando estava procurando um computador novo pra minha mãe, depois que o governo do estado do RS pediu de volta os Chromebooks que ele tinha cedido aos professores em 2020. Procurando um computador novo eu descobri que o meu uso era esporádico, mais do que o da minha mãe, e me concentrei em listar o que eu usava diariamente no meu acesso pessoal. A lista é:
- Gmail
- YouTube
- YouTube Music
- Google Podcasts
- iCloud (agora roda tudo na web, facilita muito minha vida)
- Telegram
- Twitter/Instagram/Bluesky/Mastodon (na verdade nem uso mais)
- Vercel
- Netflix
- Prime Video
- Mercado Livre
- Amazon
Se for notar, basicamente é tudo via browser. Não tem nada ali que não posso ser acessado por um navegador moderno. Por sorte, o Xbox Series S tem um desses faz um tempo. O Edge do Xbox é o mesmo (ou quase) que o do Windows. Ainda, o Xbox aceita nativamente fone, teclado e mouse via bluetooth. E se você quiser ainda pode comprar um adaptador (caso dê algum problemas, mas acho que é bem raro). Finalmente, o Xbox tem 10GB de RAM GDDR6, SSD, processador 8x Zen 2 Cores (3.6GHz) e uma AMD RDNA (4 TF). Basicamente muito mais do que eu preciso pro meu uso de navegação web.
O teclado ainda tem alguns momentos que ele fica meio bobo e o Xbox acaba jogando o teclado virtual por cima da tela, mas um “ESC” e ele some. O mouse tem um ponteiro estilizado, o que não me agrada, mas não chega a incomodar (ainda mais que eu aprendi a, basicamente, fazer tudo via teclado ultimamente), o navegador é rápido e responde muito bem, talvez até melhor do que o Chrome/FF que eu uso no trabalho. Não posso falar sobre as extensões porque a única que eu usava era a uBlock e eu, atualmente, uso im PiHole direto no roteador, então todo o anúncio é bloqueado lá mesmo. YouTube roda liso em 1080p e sem engasgos, a placa WiFi do Xbox parece ser bem melhor do que do meu notebook antigo, o sinal é mais forte e, onde o outro marcava 45Mbps o Xbox marca 120Mbps.
De quebra, pra mim, ainda uso em conjunto com o Gamepass ultimate e tenho os jogos que eu mais jogo sem maiores complicações (ou seja, Path of Exile, Diablo 2 Ressurected, Diablo 4, Age of Empires 4 e agora o Starfield). Sinto um pouco de falta dos meus jogos da Steam, por exemplo, mas não chefa a ser algo de outro mundo.
Enfim, meu “setup” é:
- Xbox Series S
- Teclado sem fio Logitech MX Keys
- Mouse sem fio Logitech G603
- Monitor 27′ AOC Hero (144Mhz)
Quem tiver alguma dúvida, pode perguntar =D
Cara muito bacana seu relato. Eu tenho um Xbox One, ultimamente anda bem parado, eu queria dar um uso a mais para ele, uma época pesquisei para usa-lo como media center, mas aparece que não dá, vou dar uma nova pesquisada.
Bom post, valeu por compartilhar.
Já fiz um curso da Domestika e assisti jogo do meu time quando não está disponível na tv – se é que vocês me entendem – sem problemas no Xbox.
Só não uso mouse e teclado já que eles está no móvel e meu filho usa para jogar, mas vejo uma ótima alternativa para quem tem o console e não e que tem o uso como você descreveu.
Caramba, nem sabia que isso era uma possibilidade.
Achei muito legal =D
Antigamente se pensava no console como uma central de entretenimento, e acho que assim cumpre bem, afinal se não for pelo navegador os consoles já ofertavam apps de streaming e leitores de blu-ray ( o que por muito tempo foi a forma mais acessível de leitores, hoje a única no mercado)
Lembro que no PS2 e PS3 nas primeiras versões era possível rodar uma versão do Yellow Dog Linux mas era de uma forma menos amigável do que essa do Xbox que é nativa da MS.
Acho que usaria sim o PS4 como desktop linux ainda caso pudesse instalar os pacotes mais usuais para produtividade de rotina.
Admiro sua ousadia! ;)