Abrindo empresa: Usar o endereço de casa ou pagar por um virtual?

Existe a praticidade de usar a documentação da própria residência e economia de cerca de mil reais por ano, mas fiquei na nóia da privacidade aqui: vale à pena ter um escritório virtual para não ter meu endereço exposto publicamente pra geral ver?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

10 comentários

  1. Na minha cidade tem uma mudança no valor do IPTU quando o endereço também é usado para fins comerciais (independente da atividade exercida). Então mesmo que você use o endereço residencial para consultoria ou qualquer outra atividade que seja remota, isso afeta o valor do imposto.

    Então é algo para se considerar, ainda mais se o imóvel for alugado.

    Eu acho a opção do endereço virtual melhor por motivos de privacidade, mesmo que seja neura, mas quanto menos dados meus estiverem disponíveis, melhor.

  2. Com o endereço nunca tive problema além de um ou outro boleto golpista que é fácil identificar/ignorar. Mas já com o telefone…. não aguento mais “consultor” tim vivo claro me ligando e mandando whatsapp.

  3. Endereço e CPF são dados que considero muito sensíveis e não gostariam de tê-los a fácil acesso. Se puder contratar o serviço para endereço comercial, contrate. Há muitos golpes feitos nos presídios com dados pessoais que pegam no CNPJ.

  4. Tenho empresa no meu endereço e nunca recebi nada por correio.
    O único porém é se você for famoso. Do contrário, é um dado como outro qualquer, que muito provavelmente já está vazado.

  5. Só vejo sentido se você for uma pessoa pública, tipo produtor de conteúdo e tal, pq realmente tem uma galera que vai atrás mesmo, então é bom tomar esse cuidado.

    Mas eu tenho MEI desde 2018 e nunca tive nenhum problema.

  6. Outro dia eu busquei um CNPJ e era MEI, no site que tinha as informações ele não mostrava o endereço, justamente por provavelmente ser a residências do proprietário (o site que exibia esse aviso/explicação).

    Mas foi só 1 vez que vi isso, em outras consultas, aparecia o endereço do MEI.

    Esses sites de consulta de CNPJ tem algum tipo de crawler que pega os dados automaticamente. Para retirar é simples, mas você tem que manualmente solicitar a remoção.

    Sobre usar um endereço virtual, nunca vi isso. É um serviço específico? Ou seria o endereço de um espaço de coworking? Ou do seu contador?

    Enfim, acho que não precisa ter tanta neura disso. Depois da abertura, faça uma consulta nos sites e se aparecer, peça para remover. Mas no site da receita irá aparecer de qualquer forma, só ficaria um pouco mais “escondido”.

    1. Sobre o Escritório virtual, é basicamente pagar um valor mensal para poder usar um prédio de escritórios como endereço da sua empresa.

      Eu tenho a impressão de que meio que não tem como fugir de vazamento de dados especialmente após o próprio governo bozo ter deixado vazar tanta coisa, mas queria ser precavido.

  7. É meio zoado porque seu endereço residencial fica disponível em tudo quanto é lugar.

    Ah, seu e-mail também. Tome cuidado com tentativas de invasão de contas de bancos digitais. Aqui, pelo menos, esse “fenômeno” começou faz poucos meses (sei disso porque uso um e-mail único/máscara no cadastro da MEI) e eu quase caí quando recebi o primeiro.

  8. Tenho um MEI registrado em endereço residencial, e jamais recebi qualquer correspondência, absolutamente nada ligado ao CNPJ, de forma física. Meu pai tem a empresa dele registrada no mesmo endereço, e também nunca recebeu nada. Sinceramente, se você não recebe clientes presencialmente e nunca vai fazer isso, ninguém jamais vai olhar onde tua empresa fica.

  9. A única coisa ruim pra mim é que passa a receber spam pelo correios, inclusive cobrança de impostos que não existe. Então a regra é só pagar aquilo que contador (Contabilizei) te manda e pronto.