Recentemente comecei a escrever uma postagem no meu blog comentando sobre o regresso na criatividade das trilhas sonoras em Mortal Kombat — mais especificamente no X e 11.
Ai me dei conta de que, será que as trilhas estão ficando fracas só em Mortal Kombat? Outros jogos do mesmo ramo como Killer Instinct (2013) e Tekken 7 (onde é uma aula de sound design em Ruin 65) não tem esse problema.
Pode ser só uma questão de gosto, mas vi muitas pessoas reclamando disso no MK e dai me veio essa dúvida.
Algo que também tem que ser considerado é o orçamento.
Trilha sonora de jogos indies hoje em dia são muito boas e diversas, já as dos jogos de grande orçamento, embora também boas, seguem uma fórmula.
Isso não se limita a trilha sonora, também entra aí estética, a história, jogabilidade, etc.
Por que? Porque custa muito caro um jogo desses e não há espaço pra erros, tem que pôr em prática o que se sabe o que dá certo, por isso o emprego desses padrões comuns.
Obviamente, não é algo saudável, mas jogos de grande orçamento não são um modelo sustentável há alguns anos.
É uma perspectiva interessante.
O problema é que no caso do Mortal Kombat, não tem dado certo faz um tempo (desde o Mortal Kombat vs DC Universe, na verdade — lançado em 2008) e eles tendem a ignorar o feedback público nesse quesito.
Outros jogos de grande orçamento como Doom e Wolfenstein: The New Order já tem trilhas bem originais.
Aparentemente vamos ver Mortal Kombat 12 esse ano. Temo que a receita possa continuar a mesma, espero estar errado.
Tem vários jogos com músicas boas. Em particular, os jogos da Supergiant (Transistor, Bastion, Hades) com o Darren Korb são boas demais. Hades é um espetáculo.
Vou salvar aqui pra ouvir assim que o tempo permitir.
É bom saber que minha impressão está errada.
Eu não acho não, continua saindo jogos com músicas bem boas
Não sou gamer e não tenho um largo conhecimento sobre isso. Mas, na prática, as limitações dos jogos antigos tornavam a trilha sonora mais importante, tanto para o jogo em si como para jogador. Afinal, o papel de imersão, era beneficiado pelas boas trilhas sonoras (e ainda é nos dias de hoje). Já joguei jogos recentes com trilhas boas. Porém, muitos jogos antigos de pc ou de vídeo game (como snes, mega drive etc.) tinham trilhas muito marcantes, porque era um componente importante do jogo. Quem não se lembra das trilhas de Super Mario Wolrd (snes), Grim Fandango (pc), Doom (pc) ou Sonic (mega drive)?
Hoje, com toda a evolução que tivemos na jogabilidade e no gráficos, um jogo pode se permitir dar menos importância a trilha sonora e, ainda sim, ser um ótimo jogo. Mas, na prática, uma ótima trilha sonora ainda continua sendo essencial para um bom jogo.
Não sei se diria que as antigas são melhores, certamente são mais marcantes. Por outro lado, nunca mais vi uma trilha tão bem trabalhada e bem feita como a de Grim Fandando (criada pelo Peter McConnell), eu falo da trilha original, no remaster eles fizeram umas modificações que eu não curti não.
Trilha do Grim Fandango (escutem, é muito boa!) https://www.youtube.com/watch?v=5-K8R1hDG9E
Tou com um CD do Grim Fandango para instalar e enrolando até hoje (ou sem máquina preparada para isso… :p )
Pouts, que trilha boa.
Amo quando tem jazz em trilhas de jogos (Pantera Cor-de-Rosa no PS1 tem algumas muito boas).
Vou deixar o canal dessa galera que faz arranjos em jazz de trilhas de jogos.
Tou bem por fora do universo gamer, mas dias atrás vi um twitt sobre um jogo chamado “Pizza Tower”. E de fato fiquei por um bom tempo admirando a música do jogo (muito bem feita e montada para dar a energia do momento).
Pode ser que de fato alguns jogos que são mais atuais tenham economizado um pouco na “playlist musical”, pois por exemplo Mortal Kombat vende-se pelo nome. Então o cara pode tentar mudar (ou esquecer de investir um tempo) na parte musical e acabar arruinando a experiência.
Porém talvez ver outros jogos (nem que seja só o game play, algo que as vezes faço) pode permitir ver se novos jogos tem musicas boas. Como falei, Pizza Tower é bem legal nesta parte.
Por um tempo eu achei isso também, e que as limitações do passado ajudavam os compositores a serem mais criativos. Que nada. Hoje os caras podem fazer o que quiser, e chegar a resultados incríveis.
E cadê o link do seu blog?
Mick Gordon que o diga com a trilha de Doom 2016/Eternal, chega a ser absurdo.
Falando em trilhas mais modernas que deram certo, tem também Mario Kart 8 (que faz uma boa mistura de jazz e metal).
Aqui o link do blog.
Fazendo um jabá de leve, tem um post especial sobre o compositor do Top Gear. :)
Show!
Mario Kart 8 tem uma trilha boa demais! Super Mario 3D World também é um deleite.
Já pensei nisso também, que as antigas eram melhores, então vem Nier Automata e Octopath Traveler da vida mostrando o que pode ser feito quando se tem talento.