Atualizado (14 de janeiro): Publiquei uma análise aprofundada da nova política de privacidade do WhatsApp. Leia-a clicando aqui.
Como diria o Tino, o Facebook sentiu. Pelo Twitter, o perfil do WhatsApp publicou um infográfico para explicar quais dados não compartilha com o Facebook. Novamente, o Facebook se apega à criptografia de ponta a ponta como se fosse uma panaceia da privacidade, o que não é verdade. O infográfico só conta metade da história, omitindo os muitos dados que são compartilhados com Facebook, Instagram e outras propriedades do grupo.
Segundo esta página de perguntas e respostas do WhatsApp, são compartilhados com outras empresas do Facebook “informações de registro de sua conta (como seu número de telefone), dados de transações, informações relacionadas ao serviço, informações sobre como você interage com outras pessoas (incluindo empresas) ao usar nossos Serviços, informações do aparelho móvel, seu endereço de IP.”
Não só. Ela diz, ainda, que o “compartilhamento também pode incluir outras informações identificadas na seção ‘Informações que coletamos’ da nossa Política de Privacidade.” Aqui está a política de privacidade atualizada. O trecho “informações que coletamos” traz, entre outras coisas:
- “Os recursos que você usa, como nossos recursos de grupos, Status, ligações ou mensagens (incluindo nome do grupo, imagem do grupo e descrição do grupo), recursos comerciais e de pagamentos; foto de perfil; recado; se você está online; quando usou nossos Serviços pela última vez (seu ‘visto por último’).”
- “Modelo de hardware, informações do sistema operacional, nível da bateria, força do sinal, versão do aplicativo, informações do navegador, rede móvel, informações de conexão como número de telefone, operadora de celular ou provedor de serviços de internet, idioma e fuso horário, endereço IP, informações de operações do dispositivo e identificadores.”
- Ao contrário do que diz o infográfico, dados de localização são compartilhados, mesmo que vocês não os use: “Mesmo se você não utiliza nossos recursos relacionados à localização, usamos endereços IP e outros dados como códigos de área de número de telefone para calcular sua localização geral (por exemplo, cidade e país).”
A maioria dos itens da lista acima não é nova. Desde 2016, quem não optou, naquela época, por não compartilhar dados do WhatsApp ou criou sua conta no WhatsApp depois, já os compartilha com outras propriedades do Facebook. A nova política de privacidade expande os dados compartilhados e suprime do texto o trecho em que na anterior citava a exceção ao compartilhamento.
Atualização (13/1, às 6h30): Inserção de um parágrafo, o último, com mais informações sobre o compartilhamento de dados do WhatsApp com outras propriedades do Facebook.