Imagem de divulgação do Lumia 650.

Guia Prático #72: Windows 10 Mobile para (quase) todos


26/3/16 às 10h45

No programa de hoje, eu (Rodrigo Ghedin), Emily Canto Nunes e Joel Nascimento Jr. falamos sobre a atualização do Windows 10 Mobile — enfim! Só que, infelizmente, nem todos os smartphones com Windows Phone 8.1 receberão a nova versão… isso é grave. Também falamos de iPhone SE (a partir de 25min54s): para quem é? Vai vender? Ouça aí e descubra.

Se preferir, baixe o MP3 e ouça depois. E se você ainda não assinou o programa no seu player de podcasts favorito, tanto via iTunes quanto pelo RSS, faça isso já.

Links citados

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

95 comentários

  1. Pessoal estou tirando o atraso e só ouvi hoje, mas que podcast foi esse! O Joel solenemente anuncia: “esta será a penúltima vez que falaremos aqui sobre o Windows Phone. A próxima será sobre o encerramento da plataforma” Hahaha
    e mais, muito mais! Olha a pérola do cara aos 24:43: “amigo fanboy que nos ouve: você já considerou ROLA? (kkkkkkkkkk) Iola? Jolla?” Kkkkkkkkkkkkk ri litros no busão e acho que ele errou a pronúncia de propósito! Aaaah Joel!! Hahahaha

  2. Venho aqui fazer uma solicitação técnica de grande valia para os consumidores de podcast por agregadores de conteúdo. Incluam no titulo do post, no RSS, o nome do podcast.

    exemplo: la no RSS este episódio aqui está com titulo “#72. Windows 10 Mobile para (quase) todos”. Dentro do meu agregador não tem como saber de quem é esse episódio. poderiam deixar no RSS o mesmo titulo que é utilizado aqui no post “Guia Prático #72. Windows 10 Mobile para (quase) todos”

    Com isso não precisarei mais abrir o episódio para saber de quem é, só pelo nome já consigo identificar.

    valeu.

    1. Que app você usa, @mstrey:disqus? O meu também não mostra o nome, mas tem o logo do podcast ao lado de cada novo episódio.

      O pedido é bastante válido, mas temo que acrescentar o nome do podcast antes do título deixe esse enorme e dificulte saber de qual episódio/assunto se trata…

      1. Qual seu sistema, @mstrey? Aqui no Android existem soluções gratuitas como o Podkicker, ou pagas como o Wecast ou PocketCast que além de mostrarem o logo do programa, existem páginas no aplicativo para cada podcast isso ajuda muito.
        No iOS também existem o Wecast e PocketCast, fora o próprio aplicativo podcast nativo.

        1. Como informei acima sou usuario do WeCast. Ajudei a financia-lo.

          Novamente, meu ponto é que não quero precisar clicar em nada e abrir uma nova tela pra saber de quem é o tal episódio, quero olhar pra lista de episódios e deduzir isso.

          Para exemplificar segue abaixo a minha lista de episódios. Me diga como eu posso saber a quem pertence o ultimo da lista? Não existe qualquer indicativo disso. Notem que o icone do DNE, NerdCast, Mamilos e Segurança Legal, sempre indicam quem é o produtor do episódio, seja pelo titulo, pelo logotipo ou pelo nome da imagem. Mas o mamilos apresenta o mesmo problema do MU, sem o recurso de imagem os usuários não tem como saber quem é o produtor sem abrir uma nova janela.

          Creio que podcast devem ser inclusivos e não seletivos. Não deveria importar qual o player eu estou utilizando. Digo mais, pense em deficientes visuais que só possuem o recurso de leitor de tela, como eles fazem para identificar os produtores de cada episódio? imaginem que existem 15 episódios nesta mesma situação na lista. Ele vai precisar clicar em cada um e fazer quase 30 interações (uma pra abrir os detalhes e outra pra voltar pra lista, isso para cada item com duvida) para saber quem é o produtor de cada item, ao invés de só ler a tela por completo e pronto.

          Não vou parar de ouvir os episódios por causa disso pois adoro o conteúdo. Assim como já me manifestei favorável a inclusão de uma cortina sonora e me foi dito que isso não será utilizado aqui, mas sigo ouvindo pelo conteúdo. Só estou indicando um ponto que pode tornar o consumo deste conteúdo um pouco mais agradável e inclusivo.

          1. Cara entendi sua questão e principalmente pelo argumento de inclusão já sou obrigado a concordar que o Ghedin deva inserir algo, nem que seja um MdU.
            Alias, avisa o pessoal do Mamilos, as meninas ficarão felizes com essa ajuda.
            E peço desculpas por tentar justificar de uma forma que não ajuda, concordo que para pessoas com dificuldade de visão principalmente, minha recomendação não ajudou em nada.

          2. Postei a mesma mensagem lá no mamilos. por lá ainda ninguém respondeu. estou no aguardo.

          3. Você está certíssimo, @mstrey:disqus. A partir do próximo programa, mudaremos o template do título dos programas para “GP #73. Blablabla” e colocaremos o logo do Manual na miniatura, para ajudar ainda mais na identificação.

      2. Olá Rodrigo,
        Utilizo o WeCast. Sim, existe um ícone, mas no caso do Manual do Usuário este ícone não é padrão, pois ele sempre carrega uma miniatura da capa. Esse é o motivo de não ter como identificar. Algo que não ocorre com o ESLPod por exemplo, pois ele sempre exibe o mesmo ícone.

        Talvez uma alternativa seja um nome reduzido como “MU” ou “ManUsu”, sei lá, mas como está, tá ruim.

        Valeu.

      3. Olá Rodrigo,
        Utilizo o WeCast. Sim, existe um ícone, mas no caso do Manual do Usuário este ícone não é padrão, pois ele sempre carrega uma miniatura da capa. Esse é o motivo de não ter como identificar. Algo que não ocorre com o ESLPod por exemplo, pois ele sempre exibe o mesmo ícone.

        Talvez uma alternativa seja um nome reduzido como “MU” ou “ManUsu”, sei lá, mas como está, tá ruim.

        Valeu.

  3. Poxa Emily, iPhone não se compra por “specs”, isso é coisa de Android que o pessoal compra/pesquisa como se fosse computador.

    “quanto tem de ram?”, “qual velocidade do processador?” “tem espaço disponível?”

    Não lembro em nenhuma apresentação da Apple utilizar isso como diferencial de venda dos aparelhos “10ghz de processador” , “5gb de ram”

  4. O Nadella é o Elop que a Alphabet plantou na Microsoft. Acho que se depender desse CEO a Microsoft acaba de vez com a divisão mobile própria, reduzindo-se a mera developer de aplicativos para Android e iOS.

    Se a divisão mobile da MS tivesse o mesmo empenho da divisão Office ou Surface o market share não seria tão ridículo como é hoje e os devs olhariam o sistema com um pouco mais de carinho.

  5. O Nadella é o Elop que a Alphabet plantou na Microsoft. Acho que se depender desse CEO a Microsoft acaba de vez com a divisão mobile própria, reduzindo-se a mera developer de aplicativos para Android e iOS.

    Se a divisão mobile da MS tivesse o mesmo empenho da divisão Office ou Surface o market share não seria tão ridículo como é hoje e os devs olhariam o sistema com um pouco mais de carinho.

  6. Uma grande pena se o WP morrer. É um bom sistema e uso faz bastante tempo. Gosto do jeito espartano dele e do preço. Se ele morrer terei que morrer com um bom dinheiro num iOS, porque eu simplesmente não consigo usar um Android de entrada ou mesmo mid-end, onde depois de um tempo nem o teclado mais funciona de modo rápido e satisfatório.

  7. Como venho comentando desde tempo imemoráveis, ainda bem quem me desfiz do Ativ S, que sequer recebeu atualização oficial para o WP 8.1 no Brasil ( e nem o W10M de forma alguma).
    Pode parecer vitrola quebrada, mas a Ms vem desfazendo há tempos o núcleo do que era bom e diferente em seu sistema operacional. Primeiro foram os hubs, lugares práticos que agregavam as funções de fotos, músicas e pessoas. Foram substituídos por aplicativos capados e de desempenho ruim (até hoje não acertaram no Groove mobile).
    A fluidez que era característica do sistema foi se esvaindo conforme as builds eram lançadas, o desempenho é aquém do desejado (não sei nos que já vieram com o W10 de fábrica).
    Enfim, o W10 Mobile é quase um sistema zumbi, acho que não passa de 2017…

    Obs: antes de virem me xingar, uso WP desde 2012, ainda na época do WP 7.5. Fui burro e continuei investindo na plataforma

  8. Pessoal, pegue mais leve na forma como comentam sobre os usuários dos sistemas.
    Acho que muitas vezes fica desrespeitoso e as brincadeiras são mal interpretadas.
    Não vamos esquecer que as pessoas escolhem ouvir o programa de vocês e elas não querem e não devem ser tratadas de maneira jocosa.
    Não sabemos qual a situação no momento da escolha dos aparelhos e não vamos nos esquecer que durante muito tempo vocês, inclusive o Higa, recomendavam Lumias como aparelhos de entrada. E pode ocorrer de muitos ainda ouvirem vocês e hoje se sentirem sem saber explicar o que acontece.
    Claro que financeiramente os aparelhos era boas opções,, mas valia indicar algo que vocês já sabiam, como fica claro no programa, que havia e há um futuro muito incerto para a plataforma?

    1. Obrigado pelo feedback, Pedro. Pegaremos mais leve.

      Quanto à recomendação, foi algo que nos pegou de surpresa — todo mundo acreditava que a Microsoft cumpriria sua palavra e atualizaria os Lumias de entrada, com 512 MB de RAM. Não foi o que aconteceu. Já tem alguns meses que paramos de indicar smartphones com Windows Phone porque não compensa, nem custando menos que os concorrentes Android.

    2. Obrigado pelo feedback, Pedro. Pegaremos mais leve.

      Quanto à recomendação, foi algo que nos pegou de surpresa — todo mundo acreditava que a Microsoft cumpriria sua palavra e atualizaria os Lumias de entrada, com 512 MB de RAM. Não foi o que aconteceu. Já tem alguns meses que paramos de indicar smartphones com Windows Phone porque não compensa, nem custando menos que os concorrentes Android.

      1. Ghedin, sei que pararam, mas durante muito tempo ocorreram indicações e acho que até comentavam sobre as desvantagens. Mesmo assim as essas indicações ocorreram e o pessoa confia em vocês.
        Que bom que vão ficar atentos, comento por que gosto do trabalho, você sabe e não gostaria de ver o pessoal pegando birra por uma questão dessa.

    3. Me permitindo a intromissão: esse é um problema de todos os blogs/podcasts de tecnologia do Brasil. Falta um discernimento maior da realidade de 90% dos usuários mobile do país – leia:se situação financeira apertada. Isso cria esse tom de deboche que a gente costuma ver nos comentários dos programas. Sempre me soa meio “estúpido” (não é exatamente essa a palavra, mas, não consegui me lembrar de uma melhor) quando alguém diz “mas porque você não coloca mais R$200o e compra um Moto X Play/iPhone/Galaxy S6?” sendo que, provavelmente, a pessoa comprou o telefone “ruim” porque ela não tinha dinheiro, simples assim.

      O problema normalmente é o local de fala da pessoa, onde um quantia X de dinheiro é OK de ser gastada sem impactar no orçamento ou, pelo menos, sem maiores contratempos diários. Essa falta de tato, digamos assim, acaba tornando alguns comentários maio ácidos/debochados para quem está escutando e está na posição menos abastada.

    4. O que me incomodou foi a falta de tato de achar que não existem usuários satisfeitos. Velho eu nesse momento não recomendo pra ninguém um Windows Phone devido à incerteza, mas eu e todos os meus amigos que estão dentro dos 50% que foram atualizados, estão gostando da experiência do Windows 10.

      Meu Lumia 930 mesmo está voando, um celular que paguei um preço incrível e me atende tão bem que nem sei quando irei pensar em trocá-lo.

      Achei triste eles não comentarem da importância de um terceiro player no mundo mobile, isso é tão importante para nós consumidores!

      Sei que é improvável, mas torço que a Microsoft faça outras fabricantes aderirem ao W10 Mobile e deem escala ao mesmo, enquanto ela faz produtos mais conceituais – a la Surface. Acho que todo mundo sai prejudicado se o WP morrer.

  9. Já desisti do Windows Phone, durante muito tempo eu quis usar um Lumia pra testar o sistema e uma possível integração com o desktop, mas quanto mais eu demorava mais via problemas sendo relatados e dificuldades enfrentadas. Fora que encontrar um topo de linha é uma árdua tarefa no Brasil.
    Agora, peço que me expliquem uma coisa. Por que no sistema mobile não ter atualização é ruim, mas no desktop ter e forçar para que todos tenham os recursos é a heresia da Microsoft?

    1. As duas situações são ruins, porém por motivos diferentes. No desktop, o erro da Microsoft está em forçar a atualização e torná-la recorrente, um eterno “trabalho em progresso”. Atualizações são arriscadas, podem quebrar um recurso que é vital ao usuário. Aumentar esse risco aumentando o número de atualizações é, para mim, um erro estratégico; até agrada quem é ávido por novidades, mas essa parcela de usuários é mais descompromissada e, arrisco dizer, menor que aquela dos que dependem do sistema para trabalhar e só querem que ele funcione.

      No sistema mobile é o oposto, a Microsoft simplesmente deixou metade da sua base sem uma atualização importante e, pior, depois de prometer, mais de uma vez, que todos ganhariam o novo sistema: http://gizmodo.uol.com.br/windows-10-mobile-brasil-analise/

      1. Entendo, vejo que o maior problema é para usuários corporativos.
        O usuário doméstico não deve sofrer tanto com atualizações automáticas de sistema, principalmente por que o 10 retoma grandes solicitações de retorno ao antigo. Melhora a segurança e está “bem bom” pelo menos no meu uso. Estou muito errado?
        Já para o usuário corporativo, como comentou, ocorrem situações na atualização que complicam. Sou obrigado a concordar.

  10. Já desisti do Windows Phone, durante muito tempo eu quis usar um Lumia pra testar o sistema e uma possível integração com o desktop, mas quanto mais eu demorava mais via problemas sendo relatados e dificuldades enfrentadas. Fora que encontrar um topo de linha é uma árdua tarefa no Brasil.
    Agora, peço que me expliquem uma coisa. Por que no sistema mobile não ter atualização é ruim, mas no desktop ter e forçar para que todos tenham os recursos é a heresia da Microsoft?

  11. Eu não sei o que a Microsoft planeja com Windows Mobile, realmente parece que o Nadella não enxerga ele como um produto interessante para empresa, mas também não parece ter uma boa saída em perspectiva. Ficar levando nas coxas, como parece estar sendo feito desde sempre, gera um desgaste de RP meio grande…precisam definir um rumo nem que seja a cova esse rumo.

    1. Eu chuto que o Nadella não sabe o que faz em quase todas as áreas da MS. Um dia ainda vamos olhar pra ele como olhamos hoje para Sculley na Apple.

    2. Eu chuto que o Nadella não sabe o que faz em quase todas as áreas da MS. Um dia ainda vamos olhar pra ele como olhamos hoje para Sculley na Apple.

      1. Não sei, a Microsoft sempre foi meio fracassada ao lidar com o usuário comum: teve produtos que nunca deram em nada como Zune e Kim e teve outros vários que foram pegos pela concorrência como Internet Explorer, MSN Messenger e Hotmail.

        O Steve Ballmer era criticado, mas na real, nunca

      2. Não sei, a Microsoft sempre foi meio fracassada ao lidar com o usuário comum: teve produtos que nunca deram em nada como Zune e Kim e teve outros vários que foram pegos pela concorrência como Internet Explorer, MSN Messenger e Hotmail. Não é como se ele estivesse estragando algo que está funcionando bem, apenas com as mesmas dificuldades de sempre.

        O Steve Ballmer era criticado, mas apesar da Microsoft capitalizar bem sobre o Windows e o Office para usuários comuns, ambos os produtos tinham um lado corporativo muito forte. De cabeça, só lembro do Xbox ser um sucesso estritamente de uso pessoal e, nessa geração, parece estar sofrendo um pouco: http://www.ibtimes.com/ps4-vs-xbox-one-sony-has-sold-over-35-million-playstation-4-consoles-2013-launch-2250196

        Entretanto, a parte corporativa está ficando mais competitiva: a Amazon é muito forte em serviços de infra-estrutura na nuvem, o Google corre por fora em fornecer soluções de escritório com Google Apps e, até a Apple que é tão ruim no mercado corporativo quanto a Microsoft no pessoal, está entrando com seu hardware junto com a IBM.

        Nadella pegou uma empresa lucrativa, mas com perspectivas muito enfraquecidas, o desafio dele é grande. Acho que é muito auê em cima dele para pouca coisa entregue, a Microsoft está mais alcançado que ultrapassando os concorrentes.

  12. Eu não sei o que a Microsoft planeja com Windows Mobile, realmente parece que o Nadella não enxerga ele como um produto interessante para empresa, mas também não parece ter uma boa saída em perspectiva. Ficar levando nas coxas, como parece estar sendo feito desde sempre, gera um desgaste de RP meio grande…precisam definir um rumo nem que seja a cova esse rumo.

  13. Como Developer Microsoft acho que eles estão no caminho certo, mas deveriam ter investido mais no timing.
    A aposta deles a longo prazo é muito acertada.
    A plataforma que eles criaram é muito completa para devs.

    1. Longo prazo? 2020?

      Qual a aposta deles a longo prazo? Como assim muito acertada?

      O que seria curto prazo? A apple anunciar o 9.3 e já lançar no mesmo dia?

    2. Opa @gabriel_rb:disqus, tudo bom? Poderia me explicar essa parte da “plataforma ser muito completa para os devs”?

  14. Ghedin o que houve com seu som? Eu tinha terminado de ouvir o episódio anterior e já comecei este. Logo no começo dá para perceber que seu som mudou (para pior), muito eco, muito ruim :(

    E por volta de 2:30 começa alguém teclando, não sei dizer se mais para frente é assim, pois parei no começo… ainda vou continuar.

    Ninguém notou essas mudanças? O que houve?

    1. Eu notei sim, Saulo. O eco foi devido ao cômodo onde gravei (num quarto da casa dos meus pais, que estou visitando neste fim de semana). Para piorar, gravei pelo microfone do notebook em vez do headset. Isso prejudicou a qualidade e captou o teclado. Foi um lapso, mas aconteceu :/

  15. Triste ver opinião de gente que não usa WP. Usem o sistema por pelo menos 6 meses e depois dêem suas opiniões, sem ficar que nem papagaio repetindo posts por ai. Deu pra sentir na voz da mulher (que nao usa wp) o tom de deboche com o fato do SO poder morrer. Nossa senhora. Br é Br, só Jesus na causa.

      1. Não estou defendendo ela, só defendendo o fato de que seria bom que pessoas que não usam o wp atualmente não seria adequada para opinar sobre o funcionamento do sistema. A MS me fez de otario, estou com raiva dela sim, mais não é por isso que vou deixar de perceber as injustiças.

        1. Amigo, eu tive Microsoft Kin, todos os modelos Do Zune, Windows Phone 7, 7.5, 8 e comprei o Surface no Day One.

          Acho, apenas acho, que posso falar do Windows Phone com um pouco de conhecimento.

          1. Sim, pode. Até porque você foi o único do podcast que eu percebi que tem um contato mais próximo com wp. Mais o que me incomoda é pessoas “afirmando” coisas mesmo sem usar o atual sistema. A Microsoft está lerda, parece estar perdida nesse mundo mobile, a build 2016 está ai, teremos varias promessas, a MS vai iludir várias pessoas e vai começar todo aquele desespero dos usuários. Abraço.

          2. Mas eu usei, vários, ao longo dos últimos anos: https://www.manualdousuario.net/?s=lumia+review O Paulo, também. O problema da Microsoft em mobile não é novo, não apareceu no Windows 10 Mobile; essa atualização só agravou uma situação que já estava longe do ideal.

            Em 2014 falavam “espere a Build 2015”; em 2013, “espere a Build 2014”; em 2012, “espere a Build 2013” (nesta, inclusive, eu fui); e foi sempre assim, sempre uma promessa que, passados mais de cinco anos, nunca se cumpriu. Uma hora a paciência acaba (e nem falo por mim, mas sim pelos usuários da plataforma).

          3. Acaba mesmo, e a minha ja está quase acabando. Essa será mais uma build e em um momento bem delicado, quero ver no que vai dar.

    1. Usei WP por quase um ano, foi meu primeiro smartphone. Gostava muito, era que nem você… defendia com unhas e dentes o SO. Mas estava afim de somente experimentar outra plataforma e comprei um Moto G 2014, que na época já tinha atualização pro 5.0. E daí pude ver o quanto o WP estava cru: Faltava features, aplicativos eram feios e não funcionavam direito, e isso acontecia com a pequena parcela que chegava na Windows Store. Não usei o W10, mas com o que leio por aí, a evolução nem foi grande assim, ainda está “beta”, e nem preciso citar a falta de compatibilidade com os antigos né? Outro ponto que quero tocar, a Apple consegue rodar o iOS 9 em 512 de RAM. Por quê a MS não tenta? Claro que não dá pra ter todas as funções do 10, mas ao menos uma atualização mais leve que dê suporte aos novos aplicativos já seria de bom tamanho. A Microsoft cagou no SO, já está na hora de desistirem disso oficialmente e comprar a Cyanogen, aí sim pode sair coisa boa

      1. No seu caso deu certo, no meu não consigo me consumar com ícones redondos e com aquele menu de configurações do android, acho meio bagunçado. Não sei o que me da não consigo me acostumar com android, acho que, se ele fosse menos poluído visualmente até daria. E ios nem tento porque não sou louco de gastar um absurdo em um smart que não vai me satisfazer por completo. Eu defendo o WP em si, e quero que a MS se foda.

      2. No seu caso deu certo, no meu não consigo me consumar com ícones redondos e com aquele menu de configurações do android, acho meio bagunçado. Não sei o que me da não consigo me acostumar com android, acho que, se ele fosse menos poluído visualmente até daria. E ios nem tento porque não sou louco de gastar um absurdo em um smart que não vai me satisfazer por completo. Eu defendo o WP em si, e quero que a MS se foda.

  16. Depois de ouvir esse podcast tive a certeza que pessoas que não usam o Windows Phone atualmente não tem uma opinião digamos de uma forma, certa. Windows Phone vai morrer? Se depender da MS isso não irá acontecer, até porque atualmente ela acaba de lançar uma nova versão do SO e continua a implementar recursos no sistema. Porque ela perderia tempo e dinheiro em criar ROM do Windows M. para android, varios apps que se integram com pc e vários dispositivos, se achasse que o sistema nao tivesse futuro? Por favor, não peça pra pessoas que não usam wp dar opinião sobre o sistema em si. A Microsoft vacilou, me fez de prostituta fazendo com que eu testasse o W10M pra ela e no final me descartou não me fornecendo a versão final. Nessa build vamos ver, se ela continuar a investir no SO, creio que o W10M não morrerá. E sistema só morre quando perder o último usuário.

  17. Adoro o windows 10, estou até desenvolvendo uns apps aqui mas tá uma palhaçada esse negócio de não atualizar.
    E se a profecia de acabar o WP se concretizar, que pelomenos desbloqueie o bootloader e o quaralhaquadro pra a gente instalar android.

  18. Adoro o windows 10, estou até desenvolvendo uns apps aqui mas tá uma palhaçada esse negócio de não atualizar.
    E se a profecia de acabar o WP se concretizar, que pelomenos desbloqueie o bootloader e o quaralhaquadro pra a gente instalar android.

  19. O iPad e os tablets em geral estão naquele dilema: As empresas querem que eles vendam como smartphones. Aí as empresas aumentam os recursos dos mesmos, para dar mais um gás no mercado e isso acaba tendo efeito contrário, pois eles ganham maior vida útil, da mesma forma que um PC e passam a vender menos. Que situação.

    1. eu acho que a Apple deveria atualizar a linha a cada 2 anos, da forma que eles fazem, tá criando uma infinidade de iPads que o próprio consumidor fica maluco na hora de escolher.

      1. Eu que acompanho diariamente o noticiário da Apple desde 2007 já não sei mais quais os iPads disponíveis pra venda, quais tem certos recursos ou não…tá uma bagunça.

        1. Pra mim, o problema é a Apple querer vender um iPad “fraco”, pra consumo de mídia, e outro “forte”, voltado pra produtividade. A única coisa que parece ter de diferente é a caneta (ou lápis) deles.

    2. É bem isso mesmo. O “problema” do iPad é o mesmo dos PCs, ele já é bom o suficiente e as pessoas não veem necessidade de trocar. Acho que já estamos próximo de ver isso nos smartphones.

    3. É bem isso mesmo. O “problema” do iPad é o mesmo dos PCs, ele já é bom o suficiente e as pessoas não veem necessidade de trocar. Acho que já estamos próximo de ver isso nos smartphones.

      1. Meu Lumia 930 me faz ter essa sensação, sinto que não tenho necessidade de trocar de celular.

        Digo o mesmo para os meus demais gadgets: iPod 4, iPad 3, Ultrabook LG (2013) e Kindle Paperwhite 1.

      2. Meu Lumia 930 me faz ter essa sensação, sinto que não tenho necessidade de trocar de celular.

        Digo o mesmo para os meus demais gadgets: iPod 4, iPad 3, Ultrabook LG (2013) e Kindle Paperwhite 1.

  20. A Microsoft se perdeu completamente, chegou atrasada na brincadeira e sempre abandona as plataformas que lança. Ela deveria dar um jeito de instalar Cyanogen nesses Lumias, traria vida nova a eles.

    Quanto ao iPhone SE, concordo plenamente com a Emily.

  21. A minha opção é trocar de aparelho. Mas só trocaria pelo L550/650, que não existem no Brasil e sem previsão de chegada. Enfim, mas ainda acredito no sistema. Ajuda aí Ghedin? Ele não é um fardo.

    1. boa! queria ver o Ghedin usando um desses aparelhos que receberam o update (apesar de saber que ele vai detonar =P) mas pra não ficar só no papo, pq fica parecendo birra.

  22. Eu até queria um Lumia 950 XL como próximo aparelho, mas depois das últimas semanas eu simplesmente desisti. Prometeu e não cumpriu, era pra versão final do sistema ter saído final do ano mas lançaram só em março, e bugada ainda, não vai atualizar todos os aparelhos, o que não é tão ruim pq os x20 de 512 de RAM não rodariam bem o sistema à longo prazo, mas os com 1 gb de RAM sim, basta comparar o Lumia 430 (dual core snap 200 e 1gb de ram) contra um Lumia 925 ( dual core Krait de 1.5 GHz com 1 gb de ram), o 925 roda bem melhor. Pior é o 1020, ícone fotográfico com 2 gb de RAM que vai morrer assim, é desonroso. E aí ela deu duas péssimas opções: ou você fica no 8.1 que está cada vez mais sem apps, já que as empresas estão tirando dele e tornando-os Universais, e os novos apps serão somente para W10; ou você atualiza pelo Insider, onde vai ficar numa versão instavel e não vai mais atualizar também. Ou seja, você não vai mais receber atualizações de qualquer maneira.
    Espero que ela pelo menos lance um W10M estável para eles, não precisa receber a Redstone, desde que possa usufruir dos apps Universais e possa continuar com uma vida útil maior. Ela prometeu uma atualização para os Windows RT onde teriam funções do W10, ainda não chegou, mas a esperança é a última que morre.

    1. O desempenho do W10M ficou muito ruim.
      Eu gostava dele pra caramba pelo desempenho, mas se for pra ter um celular com desempenho ruim eu prefiro o que tenha apps.

      1. Entendi, por isso que vou de Mi 5, sempre terei meu 930 junto a mim, pq gosto do aparelho e do sistema, mas só vou investir num Windows quando ele finalmente estiver de igual para igual com seus concorrentes, seja em apps, seja em poder bruto, seja em funções, seja em honestidade em relação à usabilidade. O aparelho da Xiaomi me suprirá bem.

        1. Tô usando o L830, tô na build da Preview ainda, talvez melhore se eu der um hard-reset com o W10M oficial.
          Mas o Edge está ruim, o app de fotos está ridículo…
          Eu não sei o que tá acontecendo com os desenvolvedores da MS mas ultimamente eles estão lançando as coisas de um jeito esquisito.

          Lembro que o histórico no desenvolvimento do WP8.1 era que as funções não vinham enquanto não tivesse tudo certinho, lembro até que a função de rádio do W8 demorou pra chegar.
          As coisas chegavam até incompletas, mas com desempenho sólido.
          Hoje, nem um, nem outro.

          1. cê tá na preview, então normal tá tudo meio zoado. até entendo a logica de só liberar com tudo 100% mas aí se vão 2 anos e ninguém recebe update e fica a impressão de abandono

      2. uso o 535 com w10, oficial, e cara, tudo funciona perfeitamente, sem travamentos e com uma velocidade assustadora. Talvez eu seja um sortudo, né?

        1. Estou usando no 930, está tudo funcionando perfeitamente. Porém os jogos estão com uma grande queda de qualidade, o som está baixo, a qualidade das fotos ainda está abaixo do que era. Está funcionando perfeitamente. Lumias com botão virtual, assim como seu 535, ainda possuem problemas com a barra em vários apps e maioria dos jogos. Está funcionando perfeitamente.
          Esses aparelhos no 8.1 é que operavam perfeitamente, agora eles estão abaixo até que de seus concorrentes android, seja em desempenho, seja em qualidade fotográfica, seja em usabilidade geral.

          1. Como não jogo no telefone, não posso falar sobre, mas quanto aos apps, em nenhum tenho problema em esconder a barra e ultimamente, pelo menos nos apps que eu uso, tá rolando bastante atualização pra deixar tudo redondo.

          2. Como não jogo no telefone, não posso falar sobre, mas quanto aos apps, em nenhum tenho problema em esconder a barra e ultimamente, pelo menos nos apps que eu uso, tá rolando bastante atualização pra deixar tudo redondo.

  23. Mais um episodio em que ao invés de falarem do sistema, das mudanças do w10m, passam todo o tempo detonando, na próxima, chama alguém que realmente usa e que pode dar uma perspectiva. Por favor, não vire um iVerge.

      1. O que o texto do Higa tem a ver? To criticando a galera que fala sem usar no podcast, com relatos rasos. Logo aqui, que costumavam testar e avaliar a experiência, virou mais um local de reprodução de rage.

        1. Calma, Noah :)

          A lógica é bem simples, na real: no Windows Phone 8.1 a experiência já não era das melhores e, pelos relatos (e lemos muita coisa), piorou no Windows 10 Mobile. Somando dois mais dois…

          Isso não substitui o hands-on, e estou ansioso por usar um smartphone com a nova versão do sistema (embora, a essa altura, só se a Microsoft lançado um dos da linha x50 aqui), mas até por faltar essa familiaridade com o Windows 10 Mobile que não entramos no mérito. Logo, o que sobra é falar das circunstâncias — mercado, o que os outros estão dizendo, as decisões desastrosas da Microsoft.

          Tenho certeza de que o Windows 10 Mobile agradará certo público (você está nele!), mas é consenso que muitos daqueles que usavam e apoiavam o sistema estão revendo essa opinião (dos sites que cobrem Microsoft aos comentaristas desses, é bem fácil encontrar gente insatisfeita com o rumo e o resultado do sistema).

          Ah, e obrigado pelo feedback! É com base nele que vamos tentando melhorar, sempre.

          1. “e estou ansioso por usar um smartphone com a nova versão do sistema (embora, a essa altura, só se a Microsoft lançado um dos da linha x50 aqui)”

            Na verdade não… Você pode, por exemplo, pegar um 930 e atualizar pro 10 sem problemas. Fica muito bom :)

          2. “e estou ansioso por usar um smartphone com a nova versão do sistema (embora, a essa altura, só se a Microsoft lançado um dos da linha x50 aqui)”

            Na verdade não… Você pode, por exemplo, pegar um 930 e atualizar pro 10 sem problemas. Fica muito bom :)

          3. É que dependo dos aparelhos que a assessoria manda e não tenho certeza se o Lumia 930 deles será atualizado (nem se ainda têm algum disponível lá).

    1. Desculpe discordar contigo @noahcezario:disqus, mas acompanho a um bom tempo o site, há review bons e parciais diferentes de alguns sites / canal You Tube os quais tem a intenção de ser imparciais e mas dão preferência a OS / Marca X ou Y (cof, eutestei cof).

      Enfim falando do sistema, o Windows 8.1 é um excelente OS para qual ele foi planejado, rápido, estável. Mas Como mais que a metade do usuários, estou fora da atualização, pois, tenho um Lumia 530 o qual já foi dito que não será atualizado. Foi mancada da Microsoft dizer inicialmente que ‘Todos os aparelhos que rodam o Windows 8.1 será atualizado’ e depois ‘dar para trás’.

      O Guia prático apenas focou no título: Windows 10 Mobile para quase todos, então ela falou do assunto. Se fosse o título diferente, concordaria contigo.

      1. Minha reclamação foi sair exatamente disso, o manual sempre foi diferenciado, e nem to pedindo pro ghedin fazer um texto enaltecendo o W10m, mas falar mal por falar mal, um monte ja faz.

        1. Do jeito que as coisas vão existem motivos para falar bem? Se todo mundo fala mal alguma coisa está errada não?

          1. chover no molhado vale? meu ponto não é sobre se o sistema vai ou não sobreviver e sim ter uma abordagem diferente sobre o assunto.

          2. Se não valesse, os rios/lagos/lagoas/lagunas/oceanos(…) teriam todos esvaziados e teríamos sempre que ser nômades!
            Rá, piadinha fraca, foi mal!

  24. Mais um episodio em que ao invés de falarem do sistema, das mudanças do w10m, passam todo o tempo detonando, na próxima, chama alguém que realmente usa e que pode dar uma perspectiva. Por favor, não vire um iVerge.

  25. A Microsoft matou o sistema, ela sempre foi muito lenta no desenvolvimento dele, e depois das últimas decisões nem como uma terceira opção ele é viável (o que parecia ser um lugar quase garantido a ele).

    Eu realmente gosto muito do sistema, mas já estou de olho nas opções concorrentes e gostei bastante da Xiaomi.

    1. Voltei pro Android… Com muito pesar, porque como solução de software o W10 Mobile é muito bom. Mas a Microsoft é uma empresa sofrendo hoje de esquizofrenia corporativa.