Logo do Dropbox.

Guia Prático #70: Novo bloqueio de celulares roubados; Por que o Dropbox?


12/3/16 às 15h50

No programa de hoje, eu (Rodrigo Ghedin), Joel Nascimento Jr. e Paulo Higa falamos de dois assuntos. Primeiro, sobre a nova forma de bloquear celulares roubados ou furtados: basta informar o número da linha à operadora, dispensando o IMEI. O outro (começa aos 20min24s) é sobre o Dropbox, que chegou a 500 milhões de cadastros nessa semana e, apesar da concorrência pesada de Amazon, Apple, Google e Microsoft, ainda é o melhor serviço do tipo.

Se preferir, baixe o MP3 e ouça depois. E se você ainda não assinou o programa no seu player de podcasts favorito, tanto via iTunes quanto pelo RSS, faça isso já.

Links citados

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 comentários

  1. Sofro do mal do Joel em ter fotos antigas em serviços de nuvem distintos… As de 2011-2012 estão no Dropbox, as de 2012-2014, no Onedrive, e as de 2015-hoje estão no Google Photos. Vou tirar um dia para organizar isso tudo e deixar só no G – Photos.

    1. Fiz tudo isso recentemente, baixei de todos os aplicativos que eu tinha foto, organizei em pastas e enviei pelo programa de computador do Google Photos.

      Tinha foto até no antigo Picasa do Google. Foi muita coisa, não gastei 1 real.

      Ah, e o Google Photos reconhece lugares, objetos, animais, rostos e as pastas que você cria. Recomendo ;)

  2. Ótimo. Mudando de assunto…Ghedin, por acaso você fará parte do time do Tecnoblog? Lembro de ti no Gizmodo, época em que o giz triunfava, rs.

  3. O problema que no Android é muito fácil trocar o IMEI do celular, qualquer bandido que entende um pouco pode trocar e trazer o celular de volta a ativa.

  4. Uso o Dropbox como um “litígio” entre o particular e o trabalho. Na questão de sincronia, realmente é o melhor, mas o espaço básico é ridículo. Já usei para sincronia de fotos, mas ele altera o nome padrão do arquivo, o que para mim é bem ruim. Para documentos particulares uso o Google Drive, que acho ótimo devido a integração ao Gmail.

    1. Ele só altera o nome dos arquivos de fotos (para o padrão ano-mês-dia hora.min.seg) na opção de Envio da câmera. Se você fizer o upload como se fosse um arquivo qualquer, o nome original permanece.

  5. Para celular android: tenho um moto x2, que possui bateria lacrada.

    Deixo a tela com proteção e bloqueio do botão power. Para desligar o aparelho e tentar root, somente sabendo a senha de desbloqueio, ou quando a bateria acabar.

    Acredito que seja uma das opções mais seguras.

  6. O Google Drive apresenta erros chatos de sincronização a partir do app do Windows – usar via site é muito pouco prático para quem trabalha com o Office. A interface web é poluída e um pouco confusa. Já o OneDrive também sincroniza com alguns erros, e a interface também não é a ideal. Já o Dropbox sincroniza muito bem, e tem a melhor interface. São diferenças sutis, umas mais sutis do que as outras, mas que no todo contribuem para uma experiência melhor no Dropbox.

  7. Legal o bate papo… Fala sobre o WhatsApp, porque ele é tão popular? sendo que ele tem concorrentes tão grandes e mais velhos, como exemplo o LINE e VIBER… Não entendo, o WhatsApp é tão limitado e com poucos recursos e domina o “mundo” dos Mensageiros, porque essa popularidade? Eu mesmo utilizo o Viber, mas sou forçado a usar o WhatsApp que usa a memoria do meu celular pra armazenar as coisa :-(, Não compreendo esse monopólio do WhatsApp.

    1. “Não entendo, o WhatsApp é tão limitado e com poucos recursos e domina o “mundo” dos Mensageiros, porque essa popularidade?”

      Exatamente por isso. A maioria do mundo, principalmente mercados emergentes, não pode ter celular quadcore com 2GB de RAM e 4G.

    2. O WhatsApp é bastante leve! O que enche a memória são os arquivos de fotos, vídeos e áudios que as pessoas te mandam, e cabe ao usuário apagar o que não interessa. Pense em uma caixa de email: você não pode culpar o serviço pelos anexos em mensagens que você recebe dos seus próprios contatos.

      No mais, ele realmente tem menos recursos que concorrentes, mas funciona “bem o suficiente” para a maioria, com a vantagem de ser leve, e contar com o efeito manada.

  8. O Google Fotos só apaga fotos que estão na nuvem e duplicadas no aparelho. Ele te avisa isso, ” você tem x fotos duplicadas, deseja liberar espaço? ” , algo do tipo. Pra fotos é muito bom.

    1. Exato! Talvez tenhamos falhado na explicação, mas era o que queríamos dizer. A diferença é que no iCloud esse processo é automático e não se limita à exclusão; em vez de apagar fotos que já estão salvas na nuvem, ele troca a original por uma miniatura/imagem de baixa qualidade (e, portanto, um arquivo bem menor), dinamicamente, de acordo com o espaço livre no dispositivo.

    2. Exato! Talvez tenhamos falhado na explicação, mas era o que queríamos dizer. A diferença é que no iCloud esse processo é automático e não se limita à exclusão; em vez de apagar fotos que já estão salvas na nuvem, ele troca a original por uma miniatura/imagem de baixa qualidade (e, portanto, um arquivo bem menor), dinamicamente, de acordo com o espaço livre no dispositivo.

  9. Até o momento, gosto do dropbox por ele ser simples. A interface web é bem limpa e isso ajuda muito, diferente do Google Drive.

      1. Tem algum cliente que exista no Windows e no Android? Que permita sincronização?

        É pedir demais?… Rs…

        1. Antes tarde do que nunca, acho… :p

          Você diz Windows para celulares? O único que tem para ambos é o PocketCasts, mas no Windows ele é horrível, muito bugado.

          Agora, se for pra computador, tem o site do PocketCasts, você precisa pagar o app e o site separados, e por ser um site vc não pode salvar os podcasts offline. Eles não tem app para desktop, só Windows Mobile, Android e iOS.

          1. Pocket Casts FTW, bem legal… Até agora achando que vale até a compra. Valeu! :)

          2. Pocket Casts FTW, bem legal… Até agora achando que vale até a compra. Valeu! :)

  10. boa ideia essa de colocar o horário de início de cada tópico. No meu caso eu sempre ouço o podcast inteiro, mas tem gente que quer um assunto específico.