Unicórnio de dobradura em cima de um MacBook.

Guia Prático #63: A super valorização das startups unicórnio


23/1/16 às 13h19

No programa de hoje, eu (Rodrigo Ghedin), Emily Canto Nunes e Paulo Higa falamos sobre três assuntos. O primeiro é a mudança do WhatsApp, de app de bate-papo para plataforma. Depois, derrubamos o rumor sobre um possível Surface Phone da Microsoft. Por fim, incorporamos os economistas para falar das diferenças entre startups e empresas de capital aberto e por que as primeiras estão tendo suas valorizações revistas. Clique no play e ouça!

Se preferir, baixe o MP3 e ouça depois. E se você ainda não assinou o programa no seu player de podcasts favorito, tanto via iTunes quanto pelo RSS, faça isso já.

Links citados

Foto do topo: yosuke muroya/Flickr.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

32 comentários

  1. Tive que rir alto: ‘Os caras que usam o Windows Phone é muito espaçoso’.
    É, ainda troco por um Xaomi.

  2. Tenho um L950 e um amigo perguntou quando iria mudar para um iPhone, respondi que seria daqui a uns 3 anos quando a plataforma morresse de vez, acho que fui otimista né? Mas é isso mesmo, faço parte das 100 pessoas que usam o WP :)

    Parabéns pelo podcast, muito bom!

  3. “Semana que vem ainda não é carnaval né?! Não Não!”
    Tristeza.. Precisava jogar na cara assim? :(

  4. Acho que o excesso de rumores nos blogs de Windows seja, pela falta de novidades vindas por parte da Microsoft. Eu até acho legal a discussão/briga por lá. Mas torço sim pelo Windows nos smartphones, para que exista uma alternativa ao mundo dividido em iOS/Android. Mas não sou fanático. Olha a Cortana aí gente ?

    1. Alternativa tem aos montes(posso estar sendo otimista de mais talvez), desenvolvedores dispostos a jogar essas alternativas para “as massas” também. O problema que eu vejo é a falta de visibilidade em relação a essas “alternativas”, pois pouco se fala a respeito de sistemas diferentes de Android e iOS e quando se fala, são artigos fracos em informações.

    2. Alternativa tem aos montes(posso estar sendo otimista de mais talvez), desenvolvedores dispostos a jogar essas alternativas para “as massas” também. O problema que eu vejo é a falta de visibilidade em relação a essas “alternativas”, pois pouco se fala a respeito de sistemas diferentes de Android e iOS e quando se fala, são artigos fracos em informações.

      1. Só se torna uma alternativa viável quando os comprometimentos são mínimos e eclipsados pelas vantagens, ou qualidades. Ou seja, nem o Windows Phone é uma, se considerarmos que ele falha em requisitos básicos à maioria dos consumidores… Coloque no mesmo balaio Sailfish, BlackBerry OS, Tizen, Firefox OS (RIP) etc…

      2. Só se torna uma alternativa viável quando os comprometimentos são mínimos e eclipsados pelas vantagens, ou qualidades. Ou seja, nem o Windows Phone é uma, se considerarmos que ele falha em requisitos básicos à maioria dos consumidores… Coloque no mesmo balaio Sailfish, BlackBerry OS, Tizen, Firefox OS (RIP) etc…

  5. Problema do Windows Phone não é suporte de programas, é o próprio sistema.
    Tem muitas pontas soltas e a Microsoft não melhora, em muitos casos o sistema regride. Só anda de lado e para trás, não dá mais para continuar assim.

    Enfim…
    “Ghedin comprou um Z5”.
    Grande erro.

  6. … Também acho que o Nadella jogou a toalha quanto ao Windows Phone, mas acho que a marca Surface deve ganhar força em notebook e tablets.

    … Tbm larguei o WP logo Tom Warren lançou aquele tão falado post. E olha que eu utilizava um L1520, que tinha um hardware MARAVILHOSO. Saudade daquele excelente hardware. Mas lembro de uma critica a ele, que me fez pensar: Diferente do Samsung Note, o Lumia 1520 não tinha uma interface amigável e com recursos exclusivos para hardware de tela grande.

    … Android é bom, mas tá na mão do Google, portanto não presta pra quem quer independência. Por isso o iOS… Software com base em código fechado promove independência, como o QNX, contrario do que promove o software em código aberto. Isso vale para dispositivos de consumo de conteúdo.

    … Amazon é exemplo de revolução de modelo de negócio. Não acho, particularmente, que Uber se compara. O Uber é pioneiro porque atua na experimentação de mercados e pessoas; que está formando uma clientela que não se importa em experimentar novidades do MUNDO REAL, pessoas que aceitam novidades, experimentos sociais e comerciais, em nível GLOBAL. Que outra empresa fez isso, igualmente? Nenhuma. Qual é o mercado mais aberto para experimentação que envolve “autorização” legal, cada qual com seus esforços para isso? O Uber está respondendo essa pergunta de maneira bastante inequívoca e também está ajudando a criar novas leis (Sao Francisco e Sao Paulo são dois excelentes exemplos); está explorando mercados e abrindo portas para o futuro do transporte de pessoas (não é consumo virtual, é valor humano). O Uber vale não só os 40 bilhões atuais, “estão” chegando a conclusão que o Uber pode valer muito mais do que se pode pagar.

    Enfim… Minha leitura para as leituras que faço em minhas palavras mal escritas.

    bj nas crianças.

    1. É uma pena que do jeito que está o WP só tende a diminuir ainda mais seu marketing share e provavelmente a plataforma morrerá a mingua… Concorrência só beneficia o consumidor e um terceiro SO mobile de peso faria muita diferença.

      1. Então… Eu preciso me corrigir aqui: Eu acho sim que a MS desistiu do WP como dispositivo de consumo tal como importa ao mercado de apps o Android. Acho que a MS deve direcionar o WP para o modelo empresarial, se distanciando um pouco do usuário comum e privilegiando esse mercado do qual ela domina. O tempo das coisas acontecerem é outra história, e não acho que será tão cedo.

        O grande consumidor/usuario de smartphone não liga muito para o beneficio de se ter um sistema feito por empresa A ou B, desde que o sistema que tenha em maos privilegie uma aparência mais alegre e o consumo de conteúdo, obviamente, distante daquilo que ele o tem enquanto está produzindo para seu empregador.

        O Ghedin entrou nesse comentário acrescentando que o WP falhou ao entregar ao usuário comum aplicativos elementares, tais como ferramentas google, facebook, twitter, instagram, tinder… Ou seja: falhou em entregar praticamente tudo aquilo que importa pro usuário comum e os aproximando do Android. Disse tbm que o Windows nunca foi um ambiente de aplicativos de consumo, que a Web que sempre dominou esse cenário. E é verdade. Eu, particularmente, não tinha sacado isso.

        E bem nisso que vc está comentado, @cidopina:disqus, o Paulo Higa tratou ao informar que hoje em dia muitos aparelhos de baixo custo rodam bem o Android. E considerando que essa maioria esta bem familiarizada com esse sistema, duvido que outra companhia consiga abocanhar um publico numeroso para si em detrimento dele. Android é um monstro de bom e faz exatamente tudo que um usuário comum necessita no seu dia-a-dia assim como entrega a Rede Globo, a Coca Cola etc… Está em patamar praticamente inalcançável em termos de concorrência.

        Ao meu ver resta à MS o mercado empresarial nesse momento. Se ela vai conseguir trazer um novo WP para o mercado empresarial que seja eficiente, interessante para o usuário comum, aí acho que ficará para um futuro bem distante.

        1. Olha, hoje uso android (apenas devido ao chromecast), mas sou um desses malucos fãs do WP, o que eu acho é que a linha Lumia deu uma saturada nos últimos anos e ao meu ver, a MS quer enxugar isso, talvez como a Motorola fez, lançando do 550 ao 950, e não como a nokia vinha fazendo lançando todos os números possíveis. E eu ainda não entendo essa necessidade absurda de se ter todos os apps em todas as plataformas. Pro grande publico Whatsapp, fb e se muito instagram já tá de bom tamanho e ainda acho que essa galera que cobre tecnologia anda meio saturada do assunto, tudo é ruim se não for apple…

          1. Para a maioria esmagadora, apps é o que justifica ter um smartphone.

            O Windows Phone até tem os principais apps (nem todos; vide Tinder e Snapchat, para ficar em dois populares), mas faltam aqueles apps-sensação de que todo mundo fala vez ou outra: https://www.manualdousuario.net/apps-windows-phone/

            E mesmo os apps principais são subprodutos das versões de Android e iOS. Dos três que você citou (todos do Facebook), apenas o WhatsApp está a par com as plataformas rivais. O Facebook é pura e simplesmente ruim e o Instagram, uma piada de mau gosto — ficou mais de um ano sem atualizações e, quando enfim foi atualizado, foi apenas porque ele estava quebrado no sentido de que parou de funcionar totalmente: https://www.manualdousuario.net/instagram-windows-phone-atualizacao/

          2. Concordo, mas também convenhamos que esses mesmos apps pra grande galera passa batido,gente que compra um samsung grand prime ou lumia 630. E sim falta refinamento nos apps do WP, mas foi lançado uma nova versão do app do fb, a propria empresa disse que vai lançar apps universais (sabe deus quando) mas é isso aí, EU acho que falar que a plataforma tá morrendo e etc e tal é um pouco exagerado, a motorola tava nessas 3 anos atras.

          3. Sim, a grande maioria nem utiliza esses apps mais da moda, mas é curiosa e gosta de testar mesmo que caia no desgosto na semana seguinte. A maioria sequer tem cabeca pra configuracao desses apps.

            Conheco um monte de gente que nao tem cabeca pra configuracoes basicas como backup e cloud, por mais facil e obvia que sejam esses recursos. Essas pessoas guardam seus contatos no cartao SIM. Loco isso.

            Mas esses usuarios sao igualmente exigentes enquanto consumidor em comparacao ao usuario mais assiduo e presente, ou seja, ele nao quer um subproduto da versao que o colega ao lado utiliza, mesmo porque o preço que se cobra nao será menor.

            Eu e vc somos exemplos disso: apesar de termos uma afinidade com o WP escolhemos migrar para outras justamente pq consideramos o sistema um produto inadequado para o nosso uso. Loco isso. E nao seria diferente com os demais usuarios.

          4. Pior que é verdade, falo pro pessoal do trabalho usar algum serviço de nuvem e todo mundo fala que não usa pq é muito complicado, vai entender…E sim, concordo em tudo que foi dito, mas também não concordo quando dizem que o OS tá se perdendo, morrendo. Como disse, sou desses doidos que acreditam que estão enxugando e reestruturando.

            E hoje uso android pelo simples fato de não ter mais um xbox, que era minha central de mídia quando usava WP. Mas ainda curto muito o OS e pretendo ao longo do ano pegar um XOne e um lumia de nova geração, no fim das contas, nem me considero o cara da fé, curto o OS e só por isso considero usar.

            Ps: meu android veio numa troca maluca e já que veio, pq não usar?

          5. Tenho em casa o Lumia 535, venho testando o W10 e me decepcionando. Acho feio, desengonçado… nao consigo consumir nada por ele. Pode ser birra minha, mas tem sido assim.

            Penso que a MS esta em laboratorio. Tbm nao acho que seja a morte do WP, e acho que ela deve estar atenta a isso. A MS nao é tonta. Rssssss

          6. WP10 hoje me lembra o android nas suas versões 2.3, as funcionalidades tão ali, mas a UI é estranha e um tanto feia, mas quando abro apps tipo o Poki ou o Mytube vejo o potencial que tem ali.

            Também, hoje nosso referencial é um android e ios com guidelines visuais bem definidas, não é de se estranhar achar o WP o pato feio da festa.

            Sobre o 535, gosto do tamanho mas a qualidade da tela também me impediria, gosto das telas amoled em lumias.

          7. WP10 hoje me lembra o android nas suas versões 2.3, as funcionalidades tão ali, mas a UI é estranha e um tanto feia, mas quando abro apps tipo o Poki ou o Mytube vejo o potencial que tem ali.

            Também, hoje nosso referencial é um android e ios com guidelines visuais bem definidas, não é de se estranhar achar o WP o pato feio da festa.

            Sobre o 535, gosto do tamanho mas a qualidade da tela também me impediria, gosto das telas amoled em lumias.

          8. Pois é. Eu adorava o L1520. Nao me arrependo de te-lo vendido, mas gostava.

            E claro que eu gostaria que a MS lancasse logo essa porra de Surface Phone. Nao sou de ficar falando em rumor, especulando… Mas que vai lançar, vai.

            E um monte de jornalista vai dizer que isso devia ter acontecido antes e tudo e tal… Enfim, cara. É um jogo loco. E nos, consumidores, temos um boa carta nas maos.

          9. WhatsApp é um exemplo real de app multiplataforma, poder tem o serviços em diversos dispositivos é o que mais diferencia ele dos demais serviços.

          10. WhatsApp é um exemplo real de app multiplataforma, poder tem o serviços em diversos dispositivos é o que mais diferencia ele dos demais serviços.

  7. Sobre o WhatsApp, o Facebook Messenger tinha uma vantagem, que é ser acessível pelo computador, via web. Mas agora o WhatsApp tem esse recurso também, ainda que meio capenga, já que depende de “espelhar” o celular. Na prática, como todo mundo anda com o celular por aí, acaba não sendo exatamente um problema, ou pelo menos não um grande problema.

    Surface Phone… Pode até ser um projeto real, pode até ser que faça algum sucesso… Mas é meio improvável considerando o status do WP para a própria Microsoft, que vem priorizando o Android e iOS sem pudores. Como o Ghedin disse, o melhor WP hoje em dia talvez seja um iPhone rodando os apps da Microsoft.

    1. Sobre o WP, infelizmente acreditei demais e acabei investindo na plataforma. Sigo alguns blogs focados nele e apesar de não admitirem, a verdade é a Microsoft perdeu o timing e o lançou tardiamente. Agora não é mais viável investir tanto. Quem quiser usar os serviços da MS é melhor comprar um Android ou iPhone.

      Pelo menos meu L930 já me atendeu muito bem, não posso dizer que foi dinheiro jogado fora. Porém vai ser meu último smart com WP.

      1. Uso um Lumia 930 e não penso em trocar tão cedo, pq pro meu perfil ele me atende super bem e o substituto provável seria o Lumia 950.

        iPhone não me estimula pq tenho um iPad e uso no iPad bem dizer as mesmas coisas q no 930, a oferta de apps nesse momento da minha vida não tem tanta importância.

        Antigamente quando eu jogava muito e testava todas as novidades fazia sentido, hoje não mais.

        Android eu só teria coragem de comprar o Nexus 5X, mas seria um tremendo downgrande em vários sentidos quando comparado ao Lumia 930 e eu realmente não gosto/me identifico com os produtos Google.

        Espero que a Microsoft continue com o Windows Phone, pq ele é o melhor pro meu perfil produtividade + boa câmera + preço justo.

    2. Cara, é verdade que a MS vem privilegiando outros OSs quando se trata de desenvolvimento de apps. Eu mesmo tenho em maos praticamente uma estação de trabalho com o iPhone e acredito que deve ser o mesmo em se tratando de Andoird. Ja não posso falar o mesmo do WP.