Ícone do Facebook em macro.

Guia Prático #164: Estudantes criam apps. Facebook pior que cigarro. A nova newsletter


22/11/18 às 15h33

No programa de hoje, eu (Rodrigo Ghedin) converso com Julia Ribeiro, oficial de educação do Unicef, que, em parceria com a Samsung, promoveu uma maratona de aplicativos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas. (Conheça os projetos.)

Em sua coluna, Guilherme Felitti comenta a situação do Facebook — que, por incrível que pareça, piorou. Existe alguma empresa que já causou tanto mal a tantas pessoas de uma só vez? Nem as empresas de tabaco, argumenta Felitti.

Por fim, falo do relançamento da newsletter do Manual do Usuário. (Se você ainda não se cadastrou, clique neste link e faça isso agora.) A primeira edição sai nesta sexta-feira (23), com o objetivo de ser um guia tecnológico para pessoas comuns.

Se preferir, baixe o arquivo MP3 ou acompanhe o Guia Prático em seu app de podcasts favorito:

A música que toca na abertura e encerramento do Guia Prático é Love of My Life, do estúdio BoxCat Games. Efeito sonoro por x.3d.gime. A produção, apresentação e edição são feitas por mim, Rodrigo Ghedin.

Cadê os anúncios?

O Manual do Usuário é um projeto independente, que se propõe crítico e que respeita a sua privacidade — não há scripts de monitoramento ou publicidade programática neste site. Tudo isso sem fechar o conteúdo para pagantes. Essas características são vitais para o bom jornalismo que se tenta fazer aqui.

A viabilidade do negócio depende de algumas frentes de receita, todas calcadas na transparência e no respeito absoluto a você, leitor(a). A mais importante é a do financiamento coletivo, em que leitores interessados sustentam diretamente a operação. A assinatura custa a partir de R$ 5 por mês — ou R$ 9/mês para receber recompensas exclusivas:

Assine no Catarse

Newsletter

Toda sexta-feira, um resumo do noticiário de tecnologia, indicações de leitura e curiosidades direto no seu e-mail, grátis:


Nas redes sociais, notícias o dia todo:
Twitter // Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários

  1. Rodrigo, está faltando falar de software livre. Nesse episódio sobre os aplicativos produzidos pelos alunos, me lembrei de nunca ter escutado nada acerca de software livre. Mesmo no mobile existem várias alternativas, o F-Droid ppr exemplo.

      1. Sim sim. O Dionatan Simione, do canal Diolinux do YouTube. Sabe muito, e não é radical.

        Em qui, 29 de nov de 2018 1:44 AM, Disqus <notifications@disqus.net escreveu: