Print do TunnelBear em um iPhone.

Guia Prático #149: Por que você deve desconfiar da VPN do Facebook


17/2/18 às 11h39

Nessa semana, o Facebook incluiu um novo link nas opções do seu app para iOS. Chamado “Protect”, ele leva o usuário a baixar o Onavo Protect, uma VPN gratuita do próprio Facebook. Problema: o uso da VPN abastece o Facebook com ainda mais informações sobre os seus hábitos. No programa de hoje, eu (Rodrigo Ghedin) e André Fogaça debatemos os riscos de VPNs gratuitas, os casos de uso em que elas são úteis e damos dicas de quais (confiáveis!) você pode usar. Ouça aí!

Se preferir, baixe o MP3 para ouvir depois. E assine o programa, via iTunesou pelo RSS, para não perder nenhum episódio futuro.

Links citados no programa

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. Apesar de desconfiar menos nas VPN’s pagas, nunca se sabe realmente o quanto de informação esses serviços retêm.

    Eu entendo que a opção mais isenta é montar seu próprio VPN Server. Dá mais trabalho e exclui bastante quem é iniciante no assunto, mas pra quem tem um pouco mais de conhecimento (ou quer explorar um pouco seus limites :) ) vale mais a pena.

    Um server Linux dedicado na Digital Ocean custa US$ 5,00/mês. No arstechnica tem um tutorial muito com de como montar seu servidor:

    https://arstechnica.com/gadgets/2017/05/how-to-build-your-own-vpn-if-youre-rightfully-wary-of-commercial-options/