Close de um microfone.

Guia Prático #141: Reapresentando o podcast do Manual do Usuário


18/11/17 às 11h22

O podcast do Manual do Usuário, o Guia Prático, está de volta. O programa de hoje é praticamente um meta-programa: eu (Rodrigo Ghedin), Joel Nascimento Jr. e Samir Salim Jr. falamos do formato, da linha editorial e do que nos leva a essas decisões. Em grande parte, é um programa para apresentar o Guia Prático aos ouvintes da Gazeta do Povo — este podcast será publicado lá também, ou seja, em dois locais.

Se preferir, baixe o MP3 para ouvir depois. E assine o programa, via iTunesou pelo RSS, para não perder nenhum episódio futuro.

O áudio do Joel ficou com um leve chiado. Pedimos desculpas por isso!

Links citados no programa

Foto do topo: Matthew Keefe/Flickr.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 comentários

  1. Então, meus breves pitacos sobre o GuP#141, o renascimento de um gigante. Vamos lá. Eu acho que todo tipo de podcast tem seu espaço. Escuto Nerdcast tem pouco tempo e gostei muito de alguns episódios. Acho que a semelhança com programas de rádio é importante para introduzir o meio “podcast” para o grande público, igual o ícone do telefone que ainda está ali se apresentando como “o app que faz chamadas” nos smartphones atuais – muito embora não haja gancho, nem fone, nem nada que lembre o velho telefone de mesa. As pessoas precisam desse tipo de conexão para passarem de um meio pro outro.

    Acho que o brasileiro ainda não assimilou totalmente que conteúdo não tem mais disponibilidade fixa. É tudo muito “globificado” ainda… Esse intercalar de novelas e jornais, com futebol às quartas, vem de muito tempo. O rádio obviamente segue o mesmo modelo. Nesse sentido o podcast realmente tem muito espaço para crescer como meio.

    Nisso, voltando ao início, acho que tem espaço pra todo mundo. Não acho necessariamente o modelo do GuP o melhor de todos, mas acho o mais apropriado para a proposta. Se um dia pingar no meu Pocket Cast aqui um GuP abrindo com música e efeitos sonoros bizarros eu vou me surpreender negativamente, óbvio. Mas há lugar também para o Nerdcast. Não sei, mas acho que na hora de defender o modelo do GuP, houve um certo ataque ali a outros modelos e foi meio sem sentido. O Tecnocast tem o modelo de uso de sons e leitura de emails e é sensacional, por exemplo.

    Enfim, é isso. Vida longa ao Guia Prático, gostei da redução de tempo e que venham outras 141 edições!

    1. Não vi como uma crítica ao Nerdcast ou similares, mas exatamente ao formato. Aliás, mesmo o GP é uma variação, mas apresenta o formato “mesa de bar” dito pelo próprio Joel.
      São alguns programas que tentam outros caminhos como o Projeto Humanos, Escriba Café ou Baseado em Fatos Surreais que vão para o contar histórias. Ou Xadrez Verbal, Petit Jornal que vão para algo mais parecido o com comentários de notícias. O Naruhodo que fala de divulgação científica explicativa.
      Vi mais como essa constatação na escolha dos formatos.

      1. Sobre escolha do formato ok, perfeito. Eu não acho o formato ruim, acho inclusive que a leitura de emails de leitores cria um grau de envolvimento legal com sites que são menos intimistas. O Ghedin tá aqui, a gente interage com ele o tempo todo e não faria sentido pro GP essa ferramenta de interação. Mas o lugar para isso existe.

        1. Olha eu aqui!

          É, talvez a gente tenha tido alguma dificuldade em explicar o ponto. Tento esclarecer: não foi uma crítica ao Nercast ou mesmo ao formato que eles adotam, mas sim à falta de diversidade no formato da podosfera brasileira. Existem outros possíveis — como o do Guia Prático, sem efeitos sonoros e com curta duração — que seria legal se aparecessem mais em novos podcasts.

  2. Ouvindo o Guia Prático agora, matando saudade e sentindo falta do Paulo Higa e da Emily. Eles ainda vão dar as caras – ou as vozes(?) hahahahah – por aqui??

  3. Se me permitem um pitaco, acho que a principal diferença editorial daqui para a Nova Economia é que aqui nos acostumamos sobretudo a discutir a “nova cultura” em torno desse tipo de tecnologia, enquanto lá há um foco maior em negócios e mercado. Claro que há sobreposições, mas acho que isto dá uma identidade para o MdU que não se vê na maior parte dos sites de tecnologia.

  4. Achei muito bacana essa conversa de apresentação, nos faz relembrar o que gostamos tanto no Guia e Manual.
    Mas se ti falta do @paulohiga:disqus e da @emilycantonunes:disqus.
    Aguardando os próximos episódios.

  5. Como estou feliz com a volta do Guia Prático! E com o Ghedin na Gazeta do Povo, acabei descobrindo que os podcasts da Gazeta são excelentes!!!

  6. Fala, Ghedin! Eu sabia que ocê tava aqui no Gazetão, mai num sabia que o Mlanuar tomém tava, hómi! Que bão, sô! Eu assino o Gazetão digitar faiz uma berada de tempo, sabe cumé? Ocê tá gostano de lavorá no Gazetão, Ghedin?

  7. Continuará com feed próprio? Acompanho alguns podcasts da Gazeta, mas o feed único para todos é bem desagradável.