Um rolê na loja física do AliExpress no Brasil

A digitalização do varejo barateou custos e expandiu a seleção de produtos disponíveis ao consumidor, vantagens que criaram gigantes do setor como a Amazon nos Estados Unidos e o Alibaba na China, e que têm norteado as decisões das empresas mais antigas que melhor se adaptaram à nova realidade, caso emblemático do fenômeno brasileiro Magazine Luiza. Apesar disso, lojas nativas digitais e bem sucedidas no ambiente virtual têm experimentado, com objetivos diversos, o caminho inverso, materializando-se no mundo físico.

No último sábado (7), fui conferir a recém-inaugurada loja pop-up do AliExpress, o grande marketplace digital chinês e uma das lojas estrangeiras favoritas dos brasileiros. Ela foi montada no Shopping Mueller, no Centro Cívico em Curitiba (PR), cidade escolhida por ser a sede do Ebanx, fintech local parceira que processa todos os pagamentos no AliExpress feitos a partir do Brasil.

Continue lendo “Um rolê na loja física do AliExpress no Brasil”

O dia em que montei um notebook da Lenovo

Em Indaiatuba, cidade a pouco mais de 100 km de São Paulo, fica a fábrica brasileira da Lenovo. No último dia 12, a empresa aproveitou a ocasião do lançamento do IdeaPad 330S para levar jornalistas para não só conhecer o local, mas participar de uma linha de montagem. Se você comprar um notebook Lenovo nos próximos meses e ele vier zoado, foi mal — provavelmente é culpa minha. Continue lendo “O dia em que montei um notebook da Lenovo”

Realidades aumentada e virtual: faltam apps e pé no chão de quem as promovem

Enquanto executivos da Qualcomm e de parceiros falavam à plateia de jornalistas no Snapdragon Summit, com frequência algum slide ao fundo exibia pessoas usando equipamentos de realidade aumentada ou virtual. Mesmo após os fracassos do Google Glass e dos Spectacles e a lentidão para engrenar dos headsets de realidade virtual, o entusiasmo e os investimentos da indústria nessas tecnologias não parecem ter diminuído. Continue lendo “Realidades aumentada e virtual: faltam apps e pé no chão de quem as promovem”

Uma olhada nos melhores smartphones que não são vendidos no Brasil

Entre trambolhos com o novíssimo Snapdragon 845, protótipos feitos pela própria Qualcomm para apresentar os recursos do seu chip recém-anunciado, havia uma bancada em formato de prancha — pois Havaí — com alguns smartphones da geração passada, com Snapdragon 835. Foi uma boa oportunidade de ver alguns dos melhores aparelhos atualmente à venda e que não chegaram (nem chegarão) ao Brasil. Continue lendo “Uma olhada nos melhores smartphones que não são vendidos no Brasil”

Prevendo o futuro da notícia: a perspectiva de um diretor de tecnologia

Nota da Editora: convidado recente do Guia Prático #113, Fabricio Vitorino está de volta ao Manual do Usuário para compartilhar conosco seus conhecimentos sobre jornalismo & tecnologia. E fica a sua dica: “Invista nos seus jornalistas, pois meu software pode ajudá-los a produzir mais”. 

Continue lendo “Prevendo o futuro da notícia: a perspectiva de um diretor de tecnologia”

Hands-on Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus

Novos smartphones topos de linha da Samsung, o Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus chegam como uma atualização sem grandes saltos de inovação, mas em um contexto bastante diferente dos outros anos. Mais do que um produto para concorrer com o iPhone, desta vez era preciso lançar um produto capaz de fazer as pessoas pararem de falar do Galaxy Note 7 e do seu problema de superaquecimento na bateria. Além disso, a chegada dos novos S8 marca uma nova era da linha: o fim da versão com tela plana e a transformação do conceito de tela Edge em Infinity Display. Galaxy S8 é sinônimo de tela curva e praticamente sem bordas. Continue lendo “Hands-on Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus”

Smartphones e o futuro do jornalismo de tecnologia em alto-mar

Em alto-mar, a bordo do MSC Preziosa, a Asus reuniu imprensa e influenciadores digitais por um fim de semana para anunciar e promover seus produtos do primeiro semestre para o mercado brasileiro. Foram três smartphones, um em cada dia do cruzeiro. E foi um evento bastante… peculiar. Mais do que os promissores celulares, o que realmente chamou a atenção foram as circunstâncias. O que é o Asus Onboard? O que fomos fazer lá, afinal? Continue lendo “Smartphones e o futuro do jornalismo de tecnologia em alto-mar”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!