Banner com ilustração de bonecos coloridos com cabeças de objetos, e a frase 'Ajude a financiar um lugar legal na internet'.

Base de apoiadores do Manual cresceu 10,6% em março

Março de 2021 foi o melhor mês do programa de apoios do Manual do Usuário em números absolutos e o segundo em crescimento relativo. Com a campanha de fomento (“Um lugar legal na internet”) e a entrada do Tecnocracia no programa, a base de leitores que contribuem financeiramente com o projeto cresceu 10,6%.

Um dos benefícios dos apoiadores do site são os relatórios mensais de transparência, com estatísticas, bastidores e planejamento do projeto. A cada três meses, o relatório ganha uma seção extra de finanças. O próximo desse, que enviarei nesta sexta(9), é desses.

Para apoiar o Manual, receber os relatórios e outros benefícios exclusivos, siga por aqui.

O que Telegram e Manual do Usuário têm em comum?

O que Telegram e Manual do Usuário têm em comum? A visão sobre publicidade digital e privacidade.

Pavel Durov, CEO do Telegram, já disse que considera anúncios direcionados “imorais” e não deve recorrer a esse artifício quando o aplicativo passar a veicular anúncios. Na matéria do Wall Street Journal desta terça (16), sobre a dívida do Telegram, um porta-voz do aplicativo disse que pretendem mostrar que “a publicidade precisa, baseada em contexto, não só é uma alternativa ética à publicidade direcionada, mas que também pode ser tão eficiente quanto”. Nós também.

Debates mensais com Guilherme Felitti, do Tecnocracia

Quem apoia o Manual do Usuário, um lugar legal na internet, tem agora mais um benefício: debates mensais com o Guilherme Felitti, colunista do Tecnocracia. Uma vez por mês, ele abrirá o Chat de Voz no nosso canal no Telegram para conversar sobre os temas que costumam estar na pauta do podcast.

O primeiro encontro será no dia 24 de março, a partir das 18h30.

Para participar, basta apoiar o Manual no plano II (R$ 16) ou superior. Além desse benefício, você ainda receberá relatórios de transparência mensais do projeto, concorrerá ao sorteio de livros todo mês, poderá entrar no grupo do Telegram e acompanhar as gravação do Guia Prático, o outro podcast da casa, ao vivo.

(Se você já é assinante abaixo do plano II e quiser elevar o valor para participar, ou assina o plano II e não está no grupo do Telegram, envie um e-mail.)

Um lugar legal na internet

No Guia Prático de 5 de fevereiro, um dos assuntos foi os últimos lugares legais na internet. Eu e a Jacque Lafloufa preparamos a pauta, mas foi só durante a gravação que me dei conta de que, hey, o Manual do Usuário é um lugar legal na internet! Daquele “momento eureka” nasceu esta campanha de fomento […]

Novidades no Buttondown e FeedLetter, serviços usados no Manual do Usuário

Novidades legais de dois serviços usados por este Manual do Usuário.

O Buttondown, ferramenta de disparo de newsletters, tornou o monitoramento via pixel espião desativado por padrão para novas newsletters. (Entenda a questão.) No anúncio, Justin Duke, criador e mantenedor do serviço, diz que pretende fazer algumas mudanças para oferecer informações da newsletter sem que o dono dela precise recorrer ao pixel espião. No aguardo!

(O Manual já optava por não usar pixel espião nem monitorar de qualquer modo os assinantes da newsletter.)

O FeedLetter, serviço de feedback para newsletters (aquelas “notas” que aparecerem no final da mensagem), encerrou o período de apoio inicial, em que Jens Boje, criador e mantenedor do serviço, concedia um desconto especial. A mudança veio acompanhada de algumas novidades e de um mapa dos próximos recursos que serão implementados, e fortalece o compromisso de manter o serviço de pé, funcionando e recebendo manutenção.

Uma coisa muito legal que o Jens faz é o “desconto de paridade”. Em lugares onde o dólar é muito caro, ele concede um desconto para adequar o custo do FeedLetter à realidade local. No momento, três usuários se beneficiam da paridade — eu sou um deles.

Sempre procuro trabalhar com parceiros e fornecedores alinhados aos princípios que norteiam o Manual do Usuário, como o Buttondown e o FeedLetter.

Apoiadores do Manual poderão ouvir a gravação do podcast Guia Prático no Telegram

A partir desta quinta-feira (18), apoiadores do Manual do Usuário do plano II em diante (R$ 16 ou mais) poderão acompanhar as gravações do podcast Guia Prático ao vivo e trocar ideias em áudio comigo e com a Jacqueline Lafloufa.

O evento ocorrerá no Telegram, que, sem surpresa, já tem um recurso parecido com o Clubhouse embutido, ou seja, grupos de conversas por áudio. (O que o Telegram não tem?) Fizemos um teste no início da semana e deu muito certo. Além das similaridades, o Telegram tem duas vantagens sobre o Clubhouse: oferece app para Android e é onde o nosso grupo de apoiadores já funciona.

As transmissões ocorrerão toda quinta-feira, começando nesta (18), a partir das 18h30. (Somos pontuais!) Durante a conversa, os apoiadores poderão interagir por texto, comentando e corrigindo o que eu e a Jacque estivermos falando. Ao final da gravação, abriremos os microfones para um bate-papo de ~20 minutos — esta parte não será gravada e, portanto, não estará no podcast.

Você pode apoiar o Manual pelo PicPay, Catarse ou Pix (anual; envie um e-mail para mais detalhes). Àqueles que não apoiam o site financeiramente ou que não puderem nos ouvir durante a gravação, o Guia Prático continuará saindo às sextas de manhã, como sempre, acessível a todo mundo.

Cadê a edição desta semana?

Alguns leitores sentiram falta da edição desta semana. Não teve mesmo. Falha minha não ter avisado (a explicação só foi no relatório de dezembro enviado aos apoiadores do site.)

Em 2021, o carro-chefe do Manual do Usuário continuará sendo as edições semanais, só que num ritmo menos forte, ou seja, serão edições, sem “semanais”. No ano passado, publiquei 46 (!) edições, um volume insano para uma operação tão pequena como esta. O reflexo disso foi uma espécie de gangorra qualitativa, com algumas edições muito boas permeadas por outras não tão boas, essas últimas publicadas quando faltou tempo para fechar matérias e a pressão do prazo me levou a publicar coisas não ruins, mas aquém do que poderiam ter sido.

Para 2021, minha intenção é colocar no ar algo entre 20 e 25 edições, sempre puxadas por uma reportagem ou artigo realmente bem trabalhado — como aquela do Open Banking. (O número não é por acaso; na curadoria do ano passado, há ~25 reportagens das do tipo que quero continuar publicando.) Com as notinhas diárias, acho que o espaçamento maior entre uma e outra edição não será sentido como abandono ou desinteresse pelo site.

Além de dar um respiro na produção, o espaçamento maior entre as edições traz outra vantagem: abrir espaço para experimentações. É esse tempo extra que viabiliza a produção dos vídeos do canal e dos podcasts da casa, e que me permite escrever o artigo de opinião da newsletter toda semana. (Tudo isso, aliás, segue com periodicidade semanal, com exceção do Tecnocracia, que continua quinzenal.)

Semana que vem, aliás, tem Tecnocracia. A próxima edição do Manual será publicada no dia 4 de fevereiro.

Layout para 2021

Print do Safari com o site do Manual do Usuário aberto, já com o novo layout para 2021. Principais mudanças são o nome do site no topo, junto ao logo, e um menu aplicado abaixo dele, incluindo uma lupa de pesquisa.

Só para avisar que o site está de cara (mais ou menos) nova. O título grandão e grudado nas bordas é assim mesmo — inspirei-me em capas de revista. O que achou dessa parte? Se encontrar algum erro, avise nos comentários ou por e-mail.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!