Uma breve atualização sobre o podcast

Após o mês de testes do boletim diário, a ideia mostrou-se inviável com a estrutura atual do Manual do Usuário. Por isso, o podcast hibernará por tempo indefinido, até surgir um modelo viável para retomá-lo. Darei mais detalhes do experimento com os boletins e o futuro do Guia Prático/podcast do Manual do Usuário na newsletter exclusiva dos assinantes pagantes desta semana. Ainda não é? Assine aqui.

Ah, o Tecnocracia segue firme. Nesta quarta (5) tem episódio novo.

Por que uma assinatura paga neste site se o seu conteúdo é aberto a todos?

Faz quase um mês que lancei o financiamento coletivo do Manual do Usuário no Catarse. É uma das três frentes de geração de receita em que aposto para viabilizar o projeto e a que considero a mais importante.

Quem se torna assinante pago não tem nenhum conteúdo extra no blog. Ou em qualquer outro lugar. Recebe alguns mimos, como um relatório mensal da operação com dados de audiência e finanças; acesso a um grupo no Telegram; e participação em sorteios esporádicos de “recebidos”. Dentro do blog, porém, a experiência do assinante pago é a mesma de qualquer outro leitor. Não existe sequer um login ou coisa do tipo que o diferencie. Isso é justo? Ou ao menos faz sentido?

Continue lendo “Por que uma assinatura paga neste site se o seu conteúdo é aberto a todos?”

Da web para o impresso: a reinvenção do Manual do Usuário

O Manual do Usuário nasceu e floresceu na web, mas sempre rejeitou a celeridade que marca o ambiente digital. Trata-se de um blog Slow Web, afinal. Tem dias em que olho para o que está sendo produzido e me questiono se não seria melhor ter mais tempo para refletir sobre as pautas e, com isso, gerar um conteúdo mais coeso e perene. Ok, não vou ficar nos eufemismos: fico pensando se o blog não seria melhor no formato de uma revista impressa. E se… E se!?

Continue lendo “Da web para o impresso: a reinvenção do Manual do Usuário

O programa de assinaturas pagas do Manual do Usuário está no ar

Começou para valer, nesta terça-feira (12), a campanha de financiamento coletivo do Manual do Usuário.

Existem muitas publicações e uma infinidade de outras iniciativas com fins mais nobres ou que prometam retornos melhores em troca de uma pequena parte do seu suado dinheiro todo mês. Por isso, acredito que valha a pena gastar algumas linhas defendendo a importância do Manual e a escolha pelo modelo de assinatura paga como principal motor de financiamento do projeto.

Continue lendo “O programa de assinaturas pagas do Manual do Usuário está no ar”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!