A matemática dos unicórnios

Foi-se o tempo em que unicórnio era apenas o ser mitológico, aquele cavalo com chifre e poderes mágicos dos livros de fantasia. Desde 2013, o termo se desdobra para designar as startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. O clube dos unicórnios vem crescendo e, a partir de 2018, passou a contar com membros brasileiros. O que nos leva a questionar a matemática por trás dos “valuations”, ou o valor de mercado de uma empresa. Quais contas precisam ser feitas para que uma startup se autodeclare unicórnio?

Continue lendo “A matemática dos unicórnios”

O sonho do iFood é um pesadelo para muita gente

O início dos anos 2010 nos encheu de esperança, com o setor de tecnologia dando fortes sinais do seu potencial revolucionário. De um lado, as redes sociais eram o motor de levantes populares; de outro, modelos criativos da economia colaborativa colocavam em xeque o poderio das grandes empresas. Uma década depois, aquele potencial não se realizou. Em vez disso, hoje notícias como as que revelam como plataformas de delivery exploram entregadores e restaurantes parceiros nos chocam. Quando foi que aquela esperança virou esse show de horrores?

Continue lendo “O sonho do iFood é um pesadelo para muita gente”

Bloco de notas #23

Notinhas, impressões pessoais e curiosidades do mundo da tecnologia.


O segredo das cartinhas do Nubank

Bruno Gâmbaro recebeu uma carta do Nubank, escrita à mão, convidando-o a abrir uma conta. Ele foi ao Twitter e perguntou ao perfil da fintech, conhecido pelo bom humor, memes e emojis, como eles tinham conseguido seu endereço. Em um lapso de sinceridade, o social media do Nubank respondeu:

Uhu! Só vem, estamos te esperando. Existem bancos de dados que a gente consegue ter acesso, chama na DM que iremos explicar tudo. 💜😱

Continue lendo “Bloco de notas #23”

Bloco de notas #22

Notinhas, impressões pessoais e curiosidades do mundo da tecnologia.


É difícil ser criança nesta época de vigilância total

A Positivo oferece uma pulseira para estudantes de escolas [Estadão]. (Em vídeo.) Chamada Schood, ela monitora em tempo real todos os passos da criança ou adolescente no perímetro escolar, automatiza a chamada em aula, faz pagamentos contactless na cantina e serve até de interface para testes-surpresa enviados pelos professores.

Continue lendo “Bloco de notas #22”

Pretext, um “Bloco de notas” para iOS integrado ao iCloud

Um app legal, uma alternativa aos das Big Tech e as últimas novidades dos apps que (quase) todos usamos. Assine gratuitamente a newsletter para não perder as próximas edições.

Já foi dica aqui no Manual: ter um app de notas rápido e sem firulas faz muita diferença no dia a dia. Quem usa iPhone tem no Notas, da própria Apple, uma boa opção. É a que eu uso, mas um detalhe dele, o fato de as notas não serem arquivos acessíveis diretamente no Finder, sempre me incomodou.

Continue lendo “Pretext, um “Bloco de notas” para iOS integrado ao iCloud”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!