Use o iMyfone Umate para liberar espaço no seu iPhone ou iPad

Fazer malabarismos para não atingir o limite de memória no smartphone não é algo exclusivo a quem tem aparelhos mais baratos. É verdade que os topos de linha Android já oferecem no mínimo 32 GB, porém quem prefere Apple e, por motivos que não nos competem, opta pela versão de entrada, acaba se vendo com apenas 16 GB para guardar apps, fotos, músicas e outros dados. É pouco. Antes que você perceba, será preciso dar atenção para continuar usando o iPhone sem esbarrar no alerta chato sobre falta de espaço. Continue lendo “Use o iMyfone Umate para liberar espaço no seu iPhone ou iPad”

O novo smartphone premium

Por Emily Canto Nunes e Rodrigo Ghedin.

Existem termos que caem no gosto dos publicitários após funcionarem numa campanha e, em pouquíssimo tempo, são tão usados que perdem o significado. “Gourmet”, por exemplo. De cachorro-quente a varandas (?), ele está tão batido que quem diz que algo é gourmet, hoje, corre o risco de gerar aversão em vez de atrair o cliente. Ainda que num menor grau, o mesmo vem acontecendo com os smartphones premium. Modelos completamente diferentes em especificações, materiais e preços estão sendo chamados de premium pelas fabricantes, sem que um critério definido e objetivo explique essa escolha. Afinal, o que é premium? Continue lendo “O novo smartphone premium”

Com escritório para alugar, Xiaomi confirma mudanças na operação brasileira

Por Emily Canto Nunes e Rodrigo Ghedin.

No início de maio o Manual do Usuário publicou, com exclusividade, a informação de que a Xiaomi estaria cogitando sair do Brasil. O motivo seria a dificuldade de emplacar seus produtos e modelo de negócios por aqui, além das reviravoltas no cenário econômico. Há pouco Hugo Barra, vice-presidente de expansão da Xiaomi, confirmou ao site AndroidPIT que a operação brasileira será bastante reduzida e não veremos novos smartphones da fabricante no país “no curto prazo”. E mais: outra vez com exclusividade, soubemos que a Xiaomi está deixando seu escritório na Vila Olímpia, em São Paulo. Continue lendo “Com escritório para alugar, Xiaomi confirma mudanças na operação brasileira”

DU Speed Booster acelera em até 60% seu smartphone Android

Prints do DU Speed Booster.

Todos recomendam visitar regularmente um médico – afinal, nunca se sabe como a nossa saúde está. Com o smartphone, vale o mesmo. A vantagem, nesse caso, é que não é preciso sair de casa para fazer o check-up e a “consulta”, feita com o DU Speed Booster, é totalmente gratuita.

O app é uma suíte de soluções de otimização e segurança. Seu grande destaque é o mecanismo exclusivo de limpeza de RAM e cache, o que ajuda a deixar o Android mais rápido e a economizar espaço. Em aparelhos de entrada ou intermediários (com RAM e/ou memória limitados) e para quem instala e desinstala muitos apps e jogos, são recursos especialmente bem-vindos. E é tudo bem fácil: basta um toque e o DU Speed Booster faz o trabalho pesado automaticamente. Os desenvolvedores prometem ganhos de até 60% em desempenho. Continue lendo “DU Speed Booster acelera em até 60% seu smartphone Android”

Conexões Globais: debates e oficinas no RS sobre cidadania digital

Começa hoje em Porto Alegre a terceira edição do Conexões Globais, evento de cultural digital promovido pelo Governo do Rio Grande do Sul que contempla debates (presenciais e via Skype), diversas oficinas e atrações culturais.

A agenda do Conexões Globais em 2014 está bastante focada em temas relacionados à participação popular na rede. Nos diálogo globais, mesas redondas com a participação de pessoas reconhecidas em suas respectivas áreas, haverá interação com o público via redes sociais. Serão seis debates, três em cada dia de evento que começa hoje e continua amanhã.

Vê-se pela programação que há, de fato, muito ainda a ser discutido até chegarmos às melhores ideias e soluções para essas questões tão relevantes. Os diálogos globais são uma tentativa de dialogar a respeito de alguns desses. Na pauta, cultura de rede, soberania digital, as jornadas de junho do ano passado no Brasil (e outras pelo mundo) e o espaço público e da sociedade na rede.

As oficinas são variadas e têm duração de quatro horas — elas tomam quase todo o tempo do evento, então escolha bem de qual participar! Tem coisas bem legais ali, de edição de vídeos à arte do grafite, passando pela reciclagem de lixo eletrônico, edição gráfica e a Install Fest, tradição em eventos de software livre. Profissionais ficam a postos para ajudar quem está com o PC cambaleando. Leve-o lá e eles dão um trato na máquina, instalando e configurando uma distro Linux e fazendo-o voltar à boa forma.

E como ninguém é de ferro, shows e apresentações culturais também estão na programação. Apanhador Só, Dziw Jazz Trio e Wander Wildner são algumas das atrações.

Ainda haverá concursos, um encontrão hacker e o Hub de ideias, auto-intitulado o espaço mais democrático do Conexões Globais, onde quem comanda a programação é… você! Toda a programação, e mais detalhes do evento, podem ser encontrados no site oficial.

O Conexões Globais 2014 acontece hoje e amanhã, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A entrada é gratuita e quem estiver longe da capital gaúcha pode acompanhar os debates via streaming ao vivo, no site oficial do evento.

* Este post é um publieditorial.

Ambiente Digital dos Pequenos Negócios é uma grande iniciativa para empresários gaúchos

Informação é poder, diz o velho chavão. É uma frase batida, quase clichê, mas que traz nela uma grande verdade. Ter os dados certos e saber processá-los é uma vantagem. Em tempos de big data em todo lugar, o maior desafio é como “traduzir” esses dados em informações aproveitáveis.

No sul, empresários, políticos e estudantes gaúchos têm uma ferramenta gratuita do SEBRAE que condensa diversas informações em uma interface agradável e fácil de usar, o Ambiente Digital dos Pequenos Negócios. Hoje, a plataforma ganhou uma grande atualização.

Cobertura estadual do Ambiente Digital dos Pequenos Negócios.

Ambiente Digital dos Pequenos Negócios

Usando o Google Maps, o SEBRAE do Rio Grande do Sul recheou o mapa do Estado com informações diversas e oficiais, obtidas de fontes como Receita Federal, IBGE, Ministérios do Planejamento e do Trabalho e Emprego, Fundação de Economia e Estatística, PNUD e do próprio SEBRAE.

O Ambiente Digital traz, à esquerda, menus com diversos indicadores e do outro lado da tela um filtro por cidades e regiões do SEBRAE-RS. Escolha uma cidade, depois um indicador (ou vice-versa, não importa a ordem), e uma caixa suspensa surge no mapa. Clique no botão Detalhes, e surge uma lista no rodapé da página com todos os dados.

O Ambiente Digital dos Pequenos Negócios dá detalhes de cada cidade.

Cruzando essas informações, o usuário consegue saber o que importa no local que lhe interessa. É o tipo de poder útil e que está ao alcance de qualquer um — não é preciso fazer cadastro, e o serviço é totalmente gratuito. Imagine, por exemplo, um dono de restaurante interessado em abrir uma filial em determinada cidade. Com o CEP, ele consegue saber quais empresas do setor de alimentação atuam em uma rua específica. Isso se estende a outros segmentos comerciais: a ferramenta é precisa e completa.

Como o Ambiente Digital pode ajudá-lo

O suculento banquete de informações pode impactar positivamente tanto a esfera pública quanto na iniciativa privada. Embora tenha ênfase nos pequenos empreendedores, o público-alvo do SEBRAE para seu Ambiente Digital é mais amplo. Estudantes, legisladores e prefeitos também podem se beneficiar um bocado do que ele oferece.

Prefeitos, vereadores e deputados podem ajustar planejamentos baseados na comparação direta com outras cidades de mesmo porte. Dá para colocar lado a lado informações de cidades vizinhas, dar um zoom e observar no que elas se diferenciam. A partir daqui, fica mais fácil entender o porquê dessas distinções.

De questões básicas como quantidade de habitantes por cidade a dados mais complexos, como o PIB per capita, há dados suficientes para auxiliar na proposta de leis — e a população pode, na mesma medida, usar o Ambiente Digital para questionar propostas em sentido contrário. A abertura e o acesso universal, inclusive em dispositivos móveis, amplia esse uso bilateral da ferramenta.

Versão móvel.

Para estudantes e professores, ter acesso a informações atualizadas é algo muito bacana para enriquecer aulas de geografia política e história regional. Com o auxílio de outras fontes, os números fornecidos pelo Ambiente Digital do SEBRAE pode levar à compreensão das desigualdades que afetam o Rio Grande do Sul, o fluxo de desenvolvimento das cidades e indicadores importantes em vários contextos, como PIB, PIB per capita e IDH.

Para empresários, o Ambiente Digital é parada obrigatória. Ele indica a densidade de empresas por habitantes em cada cidade, a atuação do SEBRAE nelas, o número de empregados em cada setor, a taxa de sobrevivência e por aí vai. Informações preciosas para o planejamento de empresas que ainda vão nascer e para as que pretendem expandir.

Pesquisa por CEP no Ambiente Digital dos Pequenos Negócios do SEBRAE-RS.

Um empresário que queira formar uma cooperativa pode pesquisar áreas e cidades que concentram mais empresas do seu ramo de atuação. Por outro lado, alguém querendo investir em um novo negócio consegue, sem esforço, detectar os locais que concentram mais empresas similares, evitando-a ou alterando a estratégia para entrar forte na concorrência. Sabe aquelas massinhas de modelar que todo mundo brincou quando criança? Esse sistema é a versão adulta: a matéria-prima está ali, o que dá para fazer com ela só depende da sua imaginação.

Nunca se teve tanta transparência em números públicos. Em contrapartida, nunca foi tão difícil dar cabo de tanta informação. O que o Ambiente Digital dos Pequenos Negócios traz é algo já comum lá fora, onde governos e a iniciativa privada compartilham dados publicamente visando o desenvolvimento. São ferramentas para organizar o caos de dados, descentralizar o conhecimento e gerar conteúdo que faz a diferença na prática. Portanto, use-as.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!