Inteligência Artificial: como lidar com os erros?

No primeiro texto desta série, expliquei o conceito de aprendizado de máquina que tem se tornado cada vez mais presente em nosso dia a dia. Diferente de outros tipos de software, esse tem uma característica de independência: nem sempre sabemos o que está ocorrendo e nem mesmo se ele está fazendo certo ou errado. Tal comportamento pode ter origem em muitos problemas… Continue lendo “Inteligência Artificial: como lidar com os erros?”

Inteligência Artificial: o que é aprendizado de máquina?

Nota do editor: O Gabriel é leitor das antigas e fiquei muito feliz quando ele mandou um e-mail perguntando se tinha interesse em publicar este texto. Além de sempre aparecer nos comentários do Manual, ele é programador, graduado em Sistemas de Informação e mestrando em Ingeligência Artificial. Siga-o no Twitter e leia outros textos dele no Medium.


Stephen Hawking e Stuart Russel alertaram as pessoas sobre os perigos do avanço da Inteligência Artificial (IA). O temor é que os avanços estão ocorrendo muito rapidamente e não estamos preocupados o bastante com as implicações disso:

Os benefícios potenciais são grandes; tudo que a civilização tem a oferecer é produto da inteligência humana; nós não podemos prever o que poderemos atingir quando essa inteligência é amplificada pelas ferramentas que a IA pode prover, mas erradicação da guerra, doença e pobreza seriam as prioridades na lista de qualquer um. O sucesso na criação da IA seria o maior evento da história humana. Infelizmente, ele pode ser o último, a não ser que saibamos como evitar os riscos.

Apesar de ser tentador discutir a dominação pelas máquinas, esse é um problema a longo prazo. Acho que estamos preocupados até demais com ele e menos do que deveríamos com os mais imediatos. Hoje e a curto prazo, os possíveis problemas trazidos pela IA são menos apocalípticos.

Continue lendo “Inteligência Artificial: o que é aprendizado de máquina?”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!