Os problemas mais urgentes que as empresas de tecnologia precisam resolver para dar mais segurança e privacidade aos usuários

Nota do editor: Nesta quarta-feira (3), o WhatsApp anunciou uma novidade há muito esperada: a opção que dá ao usuário o poder de escolha para ser adicionado ou não a um grupo. Era algo básico e espanta que tenha demorado tanto para ser implementado. Não é o único caso do tipo na indústria.

Continue lendo “Os problemas mais urgentes que as empresas de tecnologia precisam resolver para dar mais segurança e privacidade aos usuários”

Mark Zuckerberg ignora (ou finge ignorar) os maiores problemas do modelo de negócio do Facebook

Por Gennie Gebhart, Jason Kelley e Bennett Cyphers

O artigo de opinião de Mark Zuckerberg publicado na quinta-feira (24) no Wall Street Journal (e traduzido pela Folha) se baseia apenas em repetições bem familiares para explicar os princípios duvidosos e os chamados “fatos” por trás do modelo de negócio do Facebook. É a mesma velha história que já ouvimos antes. E, como de costume, ele ignora as verdadeiras preocupações e preferências de privacidade dos usuários.

Continue lendo “Mark Zuckerberg ignora (ou finge ignorar) os maiores problemas do modelo de negócio do Facebook”

O que fazer se a sua conta no Facebook for uma das 30 milhões que tiveram dados vazados

Por Gennie Gebhart

Manter-se atualizado com os escândalos de privacidade do Facebook é basicamente um trabalho de tempo integral atualmente. Duas semanas atrás, a rede anunciou uma invasão enorme sem entrar em detalhes. Então, na última sexta-feira (12), o Facebook liberou mais informações, revisando estimativas anteriores sobre o número de usuários afetados e definindo exatamente quais tipos de dados dos usuários foram acessados. Aqui estão os principais detalhes que você precisa saber, bem como recomendações sobre o que fazer se sua conta for afetada. Continue lendo “O que fazer se a sua conta no Facebook for uma das 30 milhões que tiveram dados vazados”

Os problemas do “modo confidencial” do Gmail

Logo da EFF.A Electronic Frontier Foundation é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que defende a liberdade e os direitos civis no mundo digital. O Manual do Usuário traduz conteúdo selecionado do blog da fundação — matérias pertinentes sobre temas importantes.

Por Cory Doctorow e Gennie Gebhart


Com o novo design do Gmail chegando a mais usuários, muitos deles tiveram a chance de testar seu novo “modo confidencial”. Embora muitos de seus recursos sejam promissores, “Modo confidencial” não oferece confidencialidade. Na melhor das hipóteses, o novo modo cria expectativas que falha em atender acerca da segurança e privacidade do Gmail. Tememos que o Modo Confidencial diminuirá as chances de que os usuários encontrem e usem alternativas de comunicação mais seguras. E, na pior das hipóteses, o Modo Confidencial impulsionará os usuários ainda mais para o jardim murado do Google, ao mesmo tempo em que oferece a eles o que acreditamos ser garantias enganosas de privacidade e segurança. Continue lendo “Os problemas do “modo confidencial” do Gmail”

O backdoor do WhatsApp? Na verdade, trata-se de uma compensação de segurança

Logo da EFF.A Electronic Frontier Foundation é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que defende a liberdade e os direitos civis no mundo digital. O Manual do Usuário traduz conteúdo selecionado do blog da fundação — matérias pertinentes sobre temas importantes.

Por Erica Portnoy e Joseph Bonneau


O jornal britânico The Guardian publicou uma matéria sensacionalista na última sexta-feira alegando a descoberta de um backdoor no WhatsApp que permitiria a agências de inteligência bisbilhotar mensagens criptografadas. O Gizmodo disse, em seguida, que não havia backdoor algum, mas sim um comportamento intencional ali. O que aconteceu, afinal? Continue lendo “O backdoor do WhatsApp? Na verdade, trata-se de uma compensação de segurança”

O que os planos de compartilhamento de dados entre Facebook e WhatsApp significam para a privacidade do usuário

Logo da EFF.A Electronic Frontier Foundation é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que defende a liberdade e os direitos civis no mundo digital. Em parceria com a EFF, o Manual do Usuário traduzirá e republicará conteúdo do blog da fundação — matérias pertinentes sobre temas importantes.

Por Gennie Gebhart


Atualização (16/9/16): Deixamos mais claro que os usuários têm 30 dias depois de verem pela primeira vez a atualização da política de privacidade do WhatsApp para concordar ou não com seus termos. Também deixamos mais claro que contas criadas após 25 de agosto ingressam no serviço sob a nova política de privacidade sem opção para negar o compartilhamento de dados que ela implica.

O WhatsApp está definindo práticas de compartilhamento de dados que sinalizam uma mudança significativa em sua atitude relacionada à privacidade — embora você talvez não adivinhasse isso com base na atualização da política de privacidade que apareceu nas telas dos usuários no final de agosto. Continue lendo “O que os planos de compartilhamento de dados entre Facebook e WhatsApp significam para a privacidade do usuário”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!